Em uma indústria de cosméticos, são inúmeros os segmentos que necessitam de atenção especial. Mas, como integrá-los de forma a realizar uma gestão mais assertiva? Por meio de um software ERP ou CRM, praticamente.

Mas, vamos dialogar aos poucos!
É sabido que controlar cada trâmite, seja em uma empresa, ou em uma indústria, não é uma tarefa fácil. No entanto, os gestores podem contar com tecnologias apropriadas para auxiliá-los a cuidar do negócio.

De tal forma, a indústria de cosméticos, por exemplo, está diretamente relacionada a esse cenário. Além de, naturalmente, ser contemplada pelos benefícios das ferramentas de gestão.

Ocupando o quarto lugar no ranking de consumo no Brasil, o setor de cosméticos faturou 102 milhões de reais em 2017, contra 99 milhões no ano no anterior (2016). O número expressivo nos confirma o quão relevante é o segmento, que se encontra em constante avanço no mercado nacional.

Porém, você sabia que muitas indústrias desse ramo ainda carecem de soluções em gestão e relacionamento com os clientes? Dito isso, saiba como o software ERP pode te auxiliar nessa tarefa e o porquê é importante investir em soluções desse segmento.

Acompanhe! 🙂

Quem não investe em tecnologia, fica para trás!

Se você tem acompanhado nossas postagens anteriores, já sabe o quanto enfatizamos a importância de aderir seu negócio à tecnologia. Seja ele de qual segmento pertencer.

Dessa forma, mais que compreender as soluções que o mercado oferece, é também entender alguns dos benefícios que a estratégia de investir em tecnologias garante.

Por exemplo, a empresa ou a indústria que utiliza um sistema de gestão aprimora seu controle interno. Isto é, integra dados de todos os setores e consegue acessá-los com agilidade. Ideal para a rápida tomada decisões, certo?

Outro benefício é poder realizar análises em tempo real (ou hábil), permitindo a definição de estratégias para ganhos nos resultados. Isso sem mencionar que a tecnologia ainda gera um diferencial de mercado perante à ampla concorrência.

De forma geral, muitos benefícios. Mas, voltando ao tópico principal, como um software de gestão, como é o caso do ERP, age, na prática, em uma indústria de cosméticos? Será que o saldo também será positivo? Continue acompanhando para descobrir!

Pebbian by Teknisa

O sistema ERP é a solução?

O software ERP visa, principalmente, a integração dos dados nos mais diversos setores de uma empresa. Ou seja, tornar a gestão mais centralizada e prática para os líderes e tomadores de decisão.

Então, por exemplo, se um gestor quiser ter acesso a informações sobre a produtividade de determinada equipe de colaboradores, é possível. O mesmo vale para a geração de notas fiscais, uma vez que a integração proporcionada pelo sistema auxilia um controle mais apurado do que entra e do que sai da empresa.

Essa forma analítica e dinâmica de trabalho é um dos principais benefícios que o software ERP oferece. E é claro que essas funcionalidades também se aplicam à indústria de cosméticos. Vamos analisar mais alguns exemplos?

1 – Informações em tempo real

Para uma empresa de grande porte, principalmente uma indústria, reunir informações estratégicas pode levar um tempo. Até porque, são inúmeras movimentações para análise, e o trajeto até essa informação chegar ao gestor pode ser grande.

Com a integração do sistema ERP, você otimiza, tanto a geração de informações, quanto o seu acesso. A tecnologia disponibiliza o histórico de clientes e de pedidos, ideal para consultas e contatos estratégicos.

Também é possível visualizar dados como, quais produtos têm mais ou menos saída, permitindo um planejamento estratégicos, como ações direcionadas para incrementar as vendas da mercadoria em específico.

2 – Evite desperdícios e prejuízos

O sistema ERP também contribui para evitar o desperdício de matérias-prima na indústria, promovendo assim, um controle mais apurado das perdas na produção.

Por exemplo, se um material cair no chão, esse dano será contabilizado, e o gestor consegue, assim, saber com mais exatidão o custo da produção de um lote.

Além disso, o sistema auxilia no controle de validade dos produtos por meio da rastreabilidade. Com essa ferramenta, o gestor consegue localizar determinado lote de mercadorias, seja por etapa de produção ou por registro, e é capaz apurar se poderá haver perda, caso não sejam disponibilizadas no mercado.

Vale lembrar que a redução no índice de perdas evita prejuízos, inclusive financeiros, à indústria. Por isso, o sistema ERP é essencial para lidar com problemáticas como essa.

3 – Agilize e economize com as compras

A integração proporcionada pelo sistema ERP também facilita o processo de compras para os gestores. É possível realizar compras apuradas com controle de cotações, isto é, preços mais econômicos.

A integração das informações permite que o responsável realize pedidos de acordo com o estoque de segurança, evitando que os valores excedam o orçamento previsto.

É importante mencionar que as compras podem ser realizadas diretamente de um dispositivo móvel, ou seja, de qualquer lugar.

4 – Estreite os laços com contatos valiosos

O sistema ERP integra-se com a ferramenta de CRM, que integra contatos e facilita a comunicação com fornecedores, distribuidores, clientes, etc.

Por meio da software, é possível controlar a agenda de vendedores e das oportunidades, facilitando o trabalho de comercializar o produto.

Dessa forma, o gestor contribui diretamente para o aumento da receita da indústria.

Invista e aumente sua receita!

Os benefícios acima são apenas alguns dos vários que uma solução ERP é capaz de proporcionar. Por isso, optar por uma ferramenta de gestão pode aumentar incrementar sua receita em até 70%! Leve esse dado em consideração caso esteja pensando em se aderir à tecnologia.

Se você acredita que as ferramentas acima citadas serão de grande valia à sua indústria, não hesite! Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as dúvidas.

O que achou do texto? Se o conteúdo foi útil a você, não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado. Até a próxima! 🙂

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂