5 benefícios que o sistema de gestão operacional traz à sua empresa

Você, enquanto gestor de um estabelecimento de food service, conta com tecnologias para realizar a gestão operacional? Se sua resposta for negativa, saiba que existem ferramentas digitais que tornam o seu controle mais prático e apurado.

É sabido que realizar a gestão de um restaurante, bar ou lanchonete não é uma tarefa simples. Isso porque são vários os segmentos que necessitam de atenção para garantir o completo funcionamento da empresa.

Mais que cuidar das compras é se atentar à gestão fiscal e financeira, além de controlar o estoque com precisão, evitando perdas de mercadorias e até desperdício.

Diante disso, a tecnologia surge como aliada aos gestores que precisam centralizar todas as informações da empresa em um sistema, facilitando o acesso a informações estratégicas, além de contribuir, diretamente, para o aumento da performance da equipe.

Quer saber mais sobre como o software de gestão operacional pode ajudá-lo, e por que sua adoção é essencial à sua empresa? Continue acompanhando! 🙂

Acompanhe, de forma prática, os relatórios de venda

Um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores é acompanhar os números de venda. Isso porque, muitos deles, optam por realizar o controle em planilhas, que exigem o preenchimento manual, o que as tornam suscetíveis a erros que impactam nos valores.

Agora imagine que você seja um franqueador, ou seja, um gestor que possui vários outros estabelecimentos. Mensurar dados das unidades, como quais os produtos mais lucrativos de cada franquia, por exemplo, pode levar muito tempo para ser feito.

Tudo isso impacta, inclusive, nas estratégias para aumentar a lucratividade da empresa.

No entanto, a ferramenta de gestão operacional permite um acompanhamento mais ágil e prático dos números de vendas. Por meio de relatórios que utilizam gráficos intuitivos e estatísticas, o gestor tem acesso a informações estratégicas, que permitem a rápida tomada de decisões, baseadas na assertividade dos dados disponibilizados.

Deste modo, o gestor terá ciência sobre quais produtos têm mais saída, ou identificar se as mercadorias com um menor número de vendas necessitam de ajustes no preço, ou possuem pouca popularidade, entre outros.

Controle os produtos estocados com mais facilidade

O controle de estoque é essencial para garantir a entrega correta dos produtos em um estabelecimento de food service. É essencial que os gestores saibam o que está sendo adquirido, se os valores estão de acordo com o orçamento estipulado e quais mercadorias estão armazenadas em seu depósito.

Tantas informações importantes também podem ser centralizadas e disponibilizadas por meio da ferramenta de gestão operacional.

Realizando um apanhado de dados estratégicos, o software auxilia os gestores desde o momento da compra, contratando fornecedores com preços de matérias-prima mais em conta, até a busca de mercadorias, baseando-se em parâmetros como etapas de produção e até data de validade, funcionalidade conhecida como rastreabilidade. Ideal para um controle mais apurado, certo?

O sistema de backoffice se adapta aos moldes da sua empresa, e permite todo o tipo de controle de estoque necessário à organização. Integrado à gestão de vendas, o software estima números da sua produção e os adequa aos pedidos aos fornecedores. Compras mais assertivas!

Dessa forma, os gestores podem fiscalizar a entrada e a saída de produtos com mais agilidade, analisando a necessidade de compra ou identificando a vida útil de cada mercadoria, evitando desperdício e prejuízos financeiros.

Otimize seu processo de compra

Antes do processo de venda, existe a compra de produtos, que são baseados em um planejamento realizado pelo gestor.

Porém, é comum que alguns gestores tenham dificuldades em acompanhar todas as etapas, o que impede uma análise mais apurada que pode identificar, inclusive, desvios.

Com a Gestão Operacional, você tem acesso a um comparativo de vendas, que permite cotações com fornecedores exclusivos para o cálculo do preço ideal. Deste modo, a ferramenta permite que o tomador de decisão economize com as compras e suprimentos, evitando mercadorias para mais ou para menos.

Simplifique a gestão financeira

Para você, controlar as finanças é sinônimo de trabalho e muita dor de cabeça? A gestão operacional também auxilia os gestores a terem seus resultados em tempo real.

Dessa forma, é possível integrar as vendas realizadas com as contas a receber, incluindo o controle de tipos de recebimento e taxas de cartões de crédito.

A gestão de contas a pagar, considerando todas as entradas de produtos no estoque, assim como as despesas indiretas, garante um fluxo de caixa mais otimizado e confiável.

A centralização dos dados financeiros torna seu controle mais assertivo. Por isso, diga adeus às planilhas manuais!

Automatize o controle fiscal da empresa

Estar em dia com as obrigações financeiras também costuma ser um desafio aos gestores. Por isso, centralizar os dados fiscais e fazer a gestão de acordo com as diretrizes da legislação (SPED, Reinf, SEFAZ, entre outros) ajuda a otimizar o tempo, evitando retrabalhos com envios de documentos.

Além disso, por meio da gestão operacional, é possível registrar a venda dos produtos e as formas de pagamento utilizadas pelos clientes em cada transação, emitindo cupons fiscais durante o processo, conforme exige a legislação.

Diante de tantos benefícios, pode-se afirmar que a solução de gestão operacional é indispensável à sua empresa.

Vamos relembrar o que lemos? Por meio da tecnologia, você:

  • Tem acesso a dados estratégicos rapidamente, que auxilia na tomada de decisões;
  • Acompanha o processo de compras e adquire produtos com mais custo-benefício;
  • Realiza um controle de estoque mais apurado, evitando a perda de mercadorias;
  • Simplifica o controle financeiro e sua gestão, garantindo um fluxo mais otimizado;
  • Automatiza as obrigações fiscais e facilita o registro das vendas.

Quer ficar por dentro das soluções de Gestão Operacional? Entre em contato com um de nossos gestores e se surpreenda com seus resultados!

Curtiu o texto? Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais. Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a saber mais sobre o assunto. Até a próxima!

2018-12-13T12:26:00+00:0013 de dezembro, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

oito + doze =