5 erros para não cometer ao abrir uma franquia

É sabido que franquias são um sistema que consiste em uma troca valiosa, onde o franqueador (detentor da marca) cede ao franqueado direitos para que ele possa usufruir do seu modelo de negócio, como know-how, patente, infraestrutura, etc.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o franchising brasileiro teve um crescimento de 8,4% em relação a 2017, e faturou em torno de R$ 40 bilhões (dados do segundo trimestre de 2018).

O presidente da ABF, Altino Cristofoletti, aponta que “esse resultado expressivo no trimestre, ainda diante de um cenário de incertezas na economia e na política, se deve à manutenção das vendas, mas, especialmente, a uma retomada do ritmo de expansão e ao empenho das redes em diversificar formatos e produtos.”

Apesar de ser uma excelente estratégia para perfis empreendedores, é incorreto imaginar que abrir uma franquia é o caminho mais seguro para empreender. Conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a mortalidade entre empresas de micro e pequeno porte chegam a 27% nos primeiros dois anos de existência. Isso ocorre pois, muitas vezes, no processo de abertura e manutenção das tarefas que uma franquia demanda, diversos erros são cometidos.

Está cogitando abrir uma franquia e não quer fazer parte dessa estatística? Então não deixe de acompanhar as dicas que preparamos a seguir! 🙂

1- Não escolher uma franquia compatível com seu perfil

Vislumbrados com alto lucro, muitos empreendedores apostam em franquias com um segmento incompatível com o perfil pessoal, profissional e/ou comportamental. Com isso, o recomendado é ir em busca de segmentos que lhe agradam, avaliando também o potencial de mercado dentro das suas expectativas e objetivos.

2- Não avaliar com cautela o ponto comercial

É comum que, por impulso, alguns empreendedores escolham um mau ponto para abrir sua franquia. Esse é um ponto que requer uma boa avaliação, afinal, espera-se uma boa quantidade de clientes ao redor do estabelecimento. Portanto, no primeiro momento, veja se a franqueadora tem o público-alvo e o conceito de negócio bem definidos.

Outros 2 pontos importantes a considerar:

  • Os shoppings são excelentes opções, apesar de aluguéis mais altos.
  • Avalie também se há uma boa circulação de pedestres para lojas de rua.

3- Não compreender os estudos feitos pela rede e sua aplicação na unidade

O volume de informações que serão repassadas ao franqueado são, muitas vezes, novas e extensas. Dessa forma, não hesite em perguntar todos os detalhes até que tudo esteja alinhado.

Um boa forma para otimizar esse processo, é a utilização de um sistema BI (Business Inteligence). A tecnologia é capaz de interpretar um grande volume de dados de forma ágil e intuitiva, facilitando, assim, uma execução correta de tudo que foi estabelecido.

Saiba mais por que o BI é fundamental para o seu negócio.

4- Não escolher uma boa equipe de colaboradores

Gerir pessoas é um grande desafio para qualquer empreendedor. No entanto, a escolha de um time eficiente implicará de muitas formas no sucesso da sua franquia. Assim, é muito importante dedicar uma atenção especial no desempenho dos colaboradores e também se atentar com cautela aos processos seletivos.

Já existem no mercado softwares capazes de fazer uma gestão eficiente de capital humano. Com a solução Pebbian by Teknisa, por exemplo, é possível fazer toda a gestão de talentos com o objetivo de reter os melhores profissionais para o seu negócio.

Por meio do sistema, também é possível selecionar os talentos com as exigências de competências para ocupação dos cargos. Além de contar com: checklist de folhas de pagamento, processos trabalhistas, controle de frequência, remunerações,etc.

Saiba mais sobre o nosso Software para Capital Humano.

5- Não garantir confiabilidade nas informações

Como dialogamos neste post sobre franquias lucrativas, a assertividade nas informações podem resultar em franquias ainda mais lucrativas. Isso ocorre porque, além de auxiliar expressivamente na tomada de decisão, os dados corretos também são capazes de alavancar os resultados de uma rede.

Um dos nossos especialistas em gestão de redes e franquias, Samuel Murta, afirma: “Dados que necessitam de lançamentos manuais merecem cuidado! Um zero a mais, um zero a menos ou uma vírgula do lado errado. Como já vimos no mercado, informações incoerentes faz com que empresas fechem as portas.”

Portanto, garantir informações confiáveis pode definir o sucesso da sua franquia.
Para saber mais sobre as soluções Teknisa, que podem ajudá-lo em sua gestão, entre em contato com um de nossos consultores. Estamos sempre dispostos a te auxiliar no que for necessário.

Esse conteúdo foi útil para você? Não deixe de compartilhar com a gente o que achou nos comentários. Até a próxima! 🙂

2018-12-07T10:17:37+00:0026 de novembro, 2018|Franquias|

Deixar um comentário

quinze − dois =