É muito provável que você já tenha ouvido falar em software CRM e a sua importância para a empresa. Porém, você sabe quais os principais problemas que suas funcionalidades buscam suprir?

Vamos debater a seguir alguns benefícios para o gestor que implantar um CRM na empresa. Vantagens que vão além de manter um bom relacionamento com os clientes. Continue acompanhando! 🙂

O que é CRM?

O software CRM muitas vezes é definido como uma tecnologia que coleta, armazena e cruza dados sempre com o foco no relacionamento com o cliente. Porém, na prática, o conceito do sistema pode ir além disso.

Muitas empresas o definem como uma estratégia de negócio, ou uma ferramenta inteligente capaz de compreender e antecipar as necessidades tanto dos clientes atuais quanto as dos potenciais.

Diante da necessidade do universo corporativo de se trabalhar cada vez mais com informações relevantes para manter o mercado aquecido, fica evidente a importância da adoção de um software de gestão que seja capaz de acompanhar todas as mudanças.

E é nesse cenário que o software CRM surge como principal aliado dos gestores, que devem tomar decisões com mais agilidade e sabedoria.

Mas, quais problemas o sistema procura resolver em uma empresa? Continue acompanhando e descubra a seguir!

software crm

1. Descentralização de dados

Em uma empresa, são inúmeros os dados que necessitam de uma gestão apurada. Informações básicas sobre os clientes, como telefone, e-mail e a companhia em que eles pertencem, além de fornecedores e parceiros são apenas um exemplo.

Sendo assim, muitos gestores podem encontrar dificuldade para armazenar todas esses dados de forma estratégica, impossibilitando o acesso ágil e prático quando necessário.

Imagine se os líderes trabalham com essas informações valiosas sem critério? As chances de perda são grandes. Até porque, as planilhas manuais podem não ser o bastante para garantir a segurança do armazenamento.

Para solucionar esse problema, o CRM centraliza todos os dados em apenas um software, facilitando a gestão tanto dos líderes quanto dos colaboradores que necessitam lidar com as informações em seu dia a dia.

Ideal para encontrar dados com mais praticidade, otimizando tempo de busca e minimizando as chances de perda de qualquer tipo de informação.

2. Falta de organização nos processos

Um dos principais motivos que tornam os processos desorganizados é a falta de comunicação principalmente entre os setores.

No caso do setor comercial, que deve lidar com todas as informações que se referem aos clientes, a falta de uma metodologia pode ser prejudicial à organização.

Pense… se um e-mail deixa de ser enviado no momento certo ou se uma ligação não é realizada no momento em que o lead está mais propenso a querer saber mais sobre uma solução. Tudo isso contribui para que grandes oportunidades sejam perdidas.

Nesse caso, o software CRM não apenas dispõe as informações importantes para o bom relacionamento com o cliente, como também auxilia a equipe a estruturar processos de captação, desenvolvimento e pós-venda, estruturando um modelo mais estratégico de trabalho.

Leia também: Software CRM: sucesso no relacionamento com seus clientes!

3. Despreparo da equipe

De nada adianta possuir um time de colaboradores não capacitados para lidar com inúmeras informações, certo?

Nisso, o software CRM também pode auxiliar. Com os dados centralizados e classificados de acordo com a relação do lead ou prospect, a equipe poderá optar por abordagens mais assertivas e no momento mais estratégico.

O sistema CRM também disponibiliza informações referentes à avaliação dos colaboradores, permitindo um controle mais apurado da equipe. Ideal para os gestores observarem os pontos de melhoria do time e propor ações corretivas para evitar seu despreparo.

Vale lembrar que a tecnologia implementada em uma empresa é capaz de aumentar a performance em até 70% de uma equipe de colaboradores. Portanto, pense nisso!

4. Problemas de relacionamento com o cliente

Captar clientes é a meta básica de qualquer empresa. Porém, o processo vai muito além dessa etapa.

Quando o lead é convertido em cliente, o trabalho da equipe comercial toma outro rumo. Isto é, novas estratégias devem ser tomadas para dar prosseguimento ao relacionamento.

É o momento de estar à disposição do cliente para sanar dúvidas, responder às reclamações e garantir um pós-venda de sucesso.

Se a equipe não possui essas informações-chave centralizadas e integradas a uma solução tecnológica, ela levará mais tempo para mensurar os dados necessários, reduzindo as chances de um bom atendimento ao cliente.

O software CRM auxilia ao garantir informações estratégicas como todo o histórico de compras do cliente, por exemplo, de forma a ser consultado para solucionar eventuais problemas com mais agilidade.

Assim, é possível tomar decisões assertivas com mais agilidade e no momento correto.

CTA para baixar o ebook crm é tudo igual

5. Dificuldade na tomada de decisões

É bastante comum que os líderes, mesmo com todas as informações necessárias, possam enfrentar dificuldades no momento da tomada de decisões.

Tendo acesso aos dados corretos, centralizados e integrados a uma tecnologia inteligente, o trabalho sobre os clientes será cada vez mais apurado.

Podendo visualizá-los com agilidade e de forma prática por meio de relatórios, os gestores poderão tomar decisões mais estratégicas, e o que é melhor, acessando às informações de qualquer lugar. Isto é, não se restringindo ao espaço da empresa. Prático, certo?

Curtiu o texto? Não se esqueça de comentar abaixo o que você achou e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado. Até a próxima! 🙂

Quer saber mais sobre a solução CRM?
Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.