Teknisa://Por que a auditoria de estoque é indispensável à empresa food service?

Por que a auditoria de estoque é indispensável à empresa food service?

Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Se você é um gestor(a) food service, provavelmente já teve que realizar auditoria de estoque em algum momento. Realizar um levantamento dos produtos e checar se estes estão sendo devidamente armazenados é uma atribuição praticamente obrigatória. No entanto, sua execução pode não ser tão simples quanto parece.

Inclusive, muitos gestores de alimentação fora do lar optam por realizar a auditoria de estoque em uma periodicidade não muito favorável. Mas, como assim?

Se estivermos dialogando sobre o levantamento do inventário do estoque, por exemplo, é sabido, por meio da pesquisa Cenário Food Service 2018 (para ter acesso à pesquisa, entre em contato), da Teknisa, que a maioria dos gestores do ramo (45,6%) o realiza apenas mensalmente.

Agora, aqui vai uma pergunta: o processo está sendo realizado de forma correta? Será que você, enquanto gestor(a) food service entende a importância da auditoria de estoque? Já cogitou adotar estratégias para torná-la ainda mais efetiva?

Continue acompanhando o texto para que possamos chegar a algumas respostas em conjunto. Vamos lá? 🙂

Quem administra estoques corretamente: você se encaixa neste grupo?

Primeiramente, e por definição, os estoques compreendem as mercadorias destinadas à produção ou venda. Seu armazenamento irá depender do grau de complexidade daquele produto, além do objetivo da empresa em mantê-lo em maior ou menor quantidade.

Dessa forma, a auditoria de estoque consiste em uma metodologia estratégica para tornar todos os processos envolvidos no armazenamento de produtos ainda mais eficaz.

Enquanto gestor(a) food service, você pode estar pensando: tudo bem, mas tenho colaboradores que podem realizar o levantamento do estoque. É realmente necessário investir nesse tipo de serviço?
A resposta é: sim!

Quando falamos de um mercado cada vez mais competitivo, a adoção de boas práticas não apenas garante produtividade, como também proporciona mais faturamento à empresa food service.

E, quando falamos sobre auditoria de estoque, é de suma importância que o processo seja considerado como indispensável quando melhorias são buscadas.

Por que é importante contratar este serviço?

É fato que gerir o estoque é um trabalho que exige muita atenção de quem o faz. Principalmente porque é necessário se atentar à quantidade de mercadorias, por exemplo, que não deve exceder, tampouco faltar, diante do estipulado entre a empresa food service e o fornecedor.

Além disso, questões que envolvem contratos entre líderes e fornecedores devem ser cumpridas à risca e por isso, é essencial obter um controle acertado do estoque. E é nesse momento que a auditoria de estoque reforça sua importância. Por meio do processo, é realizado o inventário de estoque, levando em consideração as boas práticas do mercado. Principalmente no que dizem respeito a armazenamento, recebimento e distribuição de produtos.

A auditoria de estoque ainda ressalta lacunas e pontos de melhoria que possam comprometer o armazenamento de produtos.

Poder contar com uma equipe especializada em boas práticas de mercado torna o processo ainda mais assertivo, uma vez que os colaboradores da sua empresa food service podem estar habituados a determinadas metodologias, muitas vezes não condizentes com o que a organização necessita naquele momento.

A partir dessa lógica é que a auditoria de estoque irá auxiliar as empresas de alimentação fora do lar. Seja para identificar as diferenças de estoque, os pontos de atenção e oportunidades de melhoria, além de fornecer dados fidedignos aos tomadores de decisão, tornando a gestão mais coerente com o mercado.

Gerir o estoque corretamente é garantir benefícios à empresa food service!

Os estoques merecem uma atenção especial por parte da equipe responsável pelo gerenciamento e auditoria do mesmo, pois a sua avaliação no início e no fim do período contábil reflete diretamente na apuração do Lucro Líquido de cada empresa.

É claro que os estoques irão variar de empresa para empresa. Dessa forma, poder contar com os serviços de uma organização com procedência e expertise de mercado é mesmo relevante, pois tais aplicações são capazes de te orientar a alcançar bons resultados.

O que a auditoria de estoque Teknisa agrega à empresa contratante?

  • Comparativo do estoque virtual x estoque físico a partir do lançamento do ajuste no sistema;
  • Avaliação dos procedimentos de recebimento;
  • Avaliação dos procedimentos de distribuição e liberação de mercadorias;
  • Avaliação dos procedimentos de armazenamento;
  • Análise dos dias de estoque.

Para saber mais sobre a auditoria de estoque, entre em contato com um de nossos consultores.

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar e deixar o seu comentário abaixo. 🙂

2018-09-26T17:24:44+00:0030 de julho, 2018|ERP|

Deixar um comentário

nove − 8 =