Autoatendimento: estratégia essencial para o seu sucesso?

Você sabia que contar com tecnologias de automação comercial pode aumentar os seus resultados de forma significativa?

E, já que estamos falando deste assunto, é interessante citarmos os terminais de autoatendimento (TAA), como exemplo. Até porque, as soluções proporcionam diversos benefícios ao estabelecimento como um todo. E não apenas do segmento de food service.

Tendo em vista a necessidade de atender às expectativas de uma leva de consumidores cada vez mais atenta e exigente, contar com essa tecnologia é, no mínimo, obrigatória.

Fazendo uso da ferramenta, você contribui para um atendimento mais ágil, além de agregar autonomia ao cliente no momento dos pedidos.

Garantir uma boa experiência à clientela é essencial, até mesmo para a longevidade do negócio. Diante disso, vale ressaltar que 58% dos consumidores nunca mais voltam a utilizar um serviços após um atendimento ruim.

A partir desse dado, entramos novamente do mérito do posicionamento dos clientes, cada vez mais antenados aos produtos e serviços.

Mas, como a tecnologia de automação comercial, ou seja, o TAA, pode contribuir para o aumento da satisfação com o estabelecimento? Descubra em nosso post de hoje! 🙂

Uma realidade cada vez mais comum

Se você já frequentou locais como cinemas e aeroportos, provavelmente já viu algum terminal de autoatendimento. Seja para a compra de ingressos, check-ins para viagens, etc. Tudo irá depender, naturalmente, do segmento envolvido.

No entanto, você já esteve em algum estabelecimento de fast-food, por exemplo, que usufrui dessa tecnologia?

Caso ainda não tenha tido a oportunidade, saiba que a tendência tem se tornado cada vez mais comum. Ao menos é o que diz o dado de que 60% dos consumidores brasileiros preferem utilizar a tecnologia de autoatendimento.

Essa estatística nos diz muito para onde o mercado está se projetando. Por isso, a tecnologia não pode, de forma alguma, ser ignorada. Principalmente por gestores, por assim dizer.

Sabendo disso, você, enquanto líder, já incluiu a solução em seu planejamento, ou ao menos cogitou sua implantação?

Caso ainda esteja pensando sobre, seguem abaixo alguns benefícios que a ferramenta de automação comercial proporciona. Vamos conferir?

Atendimento mais ágil e independente

O primeiro, e provavelmente o mais importante dos benefícios do terminal de autoatendimento, é a agilidade no próprio atendimento.

Disponibilizando terminais em seu estabelecimento, os clientes já poderão se dirigir diretamente à tecnologia, realizando os pedidos rapidamente e efetuando o pagamento (integrado com a solução PDV).

Deste modo, você evita filas geradas nos guichês de atendimento, que contribuem para um longo período de espera.

Então, por exemplo, se existem quatro atendentes para realizar os pedidos, e um ou dois não estiverem presentes em determinado dia, as filas irão ficar maiores e, provavelmente, mais lentas.

Para isso, o terminal de autoatendimento pode ser um grande aliado e substituto neste momento. Assim, você canaliza o trajeto dos consumidores, disponibilizando mais opções para a realização de pedidos.

Personalização dos pedidos com apenas um toque

A praticidade também deve ser levada em consideração como benefício do terminal de autoatendimento. Para ambas as partes, isto é, consumidores e gestores.

Além de proporcionar um acesso ágil e intuitivo, a tecnologia também permite, não só que os clientes analisem as opções com mais rapidez, como também personalizem seus pedidos.

Ou seja, através da interface que a tecnologia oferece, é possível solicitar o prato com as devidas especificações. Essa opção é ideal, principalmente, para consumidores com restrições alimentares, ou mesmo para gosto pessoal.

A personalização do pedido tende a contribuir para uma experiência ainda mais positiva. E isso reflete, certamente, na satisfação da clientela de forma geral.

Entrega rápida e sem erros nos pedidos

O terminal de autoatendimento também auxilia, e muito, o trabalho dos profissionais do estabelecimento. Uma vez realizado por meio da tecnologia, o pedido é enviado diretamente à equipe da cozinha, que terá acesso ao que deve ser entregue mais rapidamente.

Com isso, cria-se uma dinâmica que automatiza o processo de preparo dos alimentos, possibilitando a entrega em menor tempo.

Outra problemática a ser evitada é o erro nos pedidos. Muitas vezes, o atendente, por algum motivo, pode repassar o que foi solicitado e se esquecer de adicionar algum detalhe, ou simplesmente pedir um prato diferente.

Isso acaba acontecendo, principalmente, quando o profissional tem que lidar com muitos pedidos simultâneos. A comanda de papel, material cujo pedido pode ser anotado de forma confusa, também ocasiona na entrega equivocada do prato.

Economia por todos os lados

Investir em terminais de autoatendimento também contribuem para a redução de custos em um estabelecimento. Com a tecnologia responsável pela própria gestão dos pedidos, os líderes podem economizar com contratações de mais colaboradores.

Outra economia se dá devido à redução de material impresso, como cardápios e comandas de papel, itens otimizados pela tecnologia. Ou seja, você otimiza os processos e gastos.

Automação comercial é a solução?

Dentre os vários benefícios que a solução de automação comercial é capaz de agregar, o terminal de autoatendimento contribui, principalmente, para o aumento da performance do estabelecimento.

No entanto, apesar do promissor crescimento desse tipo de tecnologia, é necessário entender se o seu mercado funciona completamente com a ferramenta.

Se estamos falando de um estabelecimento de food service, há que se levar em consideração alguns itens. Por isso, coloque tudo na ponta do lápis!

Ficou interessado na solução de autoatendimento e quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas. O bate-papo é sem compromisso!

Curtiu o texto? Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado. Até a próxima! 🙂

2019-04-03T16:32:19-03:0012 de fevereiro, 2019|Automação Comercial|

Deixar um comentário

dezoito − 1 =