automação comercial

A tecnologia já invadiu tanto as cozinhas quanto os salões dos restaurantes – corporativos e comerciais – e tem sido uma forte aliada dos empresários do ramo de alimentação.

Cada vez mais os gestores estão percebendo os benefícios da automação comercial voltada para pagamentos e atendimento. O investimento em softwares modernos e parametrizáveis vem auxiliando na redução de custos e agilizando os processos.

Para a sobrevivência dos estabelecimentos é primordial que o atendimento seja priorizado e diferenciado. No momento de anotar os pedidos, por exemplo, a substituição dos blocos de papel por aplicativos pode garantir a diminuição das perdas e os erros de preparo.

Usando um tablet, o garçom envia os pedidos com as devidas observações diretamente à cozinha. Além de reduzir as falhas na comunicação, com o tempo que é poupado, é possível dar mais atenção aos clientes.

Indo um pouco mais além, já estão sendo desenvolvidos os cardápios eletrônicos que têm tomado o lugar dos impressos. Com isso, os clientes podem fazer os pedidos usando smartphones ou tablets.

No entanto, é necessário investir em uma ferramenta dinâmica e intuitiva – uma vez que a experiência do usuário vai determinar sua fidelização. A novidade acaba aguçando a curiosidade do cliente, que tende a explorar todas as opções com mais atenção.

Automação comercial auxilia na fidelização

No ramo do food service, soluções modernas podem auxiliar no desafio de organizar a cozinha e aumentar a produtividade da equipe: é possível segmentar os setores e parametrizar o tempo de elaboração dos pratos.

Também é possível automatizar os processos de tal maneira que os status das mesas do estabelecimento sejam visualizados e, através da plataforma web, o controle de todos os caixas é realizado a partir de um único servidor, facilitando a administração e garantindo a segurança das informações.

Quem já confirmou efetivamente os benefícios da automação comercial tem buscado diferenciais para captar e fidelizar clientes. Oferecer um terminal de autoatendimento para que os clientes efetuem os seus pedidos, através de uma interface interativa é uma maneira de investir na praticidade do atendimento antecipado sem necessidade de atendentes, principalmente em locais muito grandes e com vários andares. Integrado à máquina para receber cartões, o cliente paga no terminal e imprime seu recibo, reduzindo filas no estabelecimento.