Quando falamos de estabelecimentos de alimentação fora do lar, o atendimento é peça-chave para o sucesso. Mas você sabe como tornar o atendimento um diferencial?

A resposta é atendimento omnichannel, ou seja, ter vários canais para venda, tanto no mundo online quanto no offline. Essa lógica pode ser aplicada inclusive no espaço físico da loja ou restaurante, oferecendo tanto o atendimento tradicional com garçons, quanto a opção de autoatendimento por totens ou outros dispositivos.

Cerca de 60% dos clientes que têm intenção de compra ao chegar em um estabelecimento, desistem por conta de um mau atendimento. Se seus clientes saírem insatisfeitos, ou pior, sem nem serem notados pelos responsáveis do atendimento, eles não retornam e ainda fazem comentários negativos para outras pessoas, o que trará prejuízos financeiros e uma má fama que pode levar seu estabelecimento à falência.

Diante disso, cabe aos gestores pensar em estratégias para garantir um atendimento de mais qualidade, e consequentemente, um aumento na satisfação dos clientes. O mais indicado é tornar os seus atendentes mais eficientes com softwares voltados para a automação comercial, e também, soluções de autoatendimento.

Continue acompanhando e saiba como a tecnologia pode te fazer lucrar ainda mais! 🙂

Diagnóstico do bom atendimento: ferramenta fundamental para o seu negócio!

A informação mais valiosa para um gestor é a opinião sincera de quem frequenta o estabelecimento. Antes de tomar qualquer decisão, é necessário realizar uma análise do seu estabelecimento. Você pode disponibilizar pesquisas de satisfação em seu estabelecimento, através de aplicativos ou totens ao lado do caixa e até na saída, ou perguntar diretamente para seus clientes mais fiéis quais são os pontos fortes e fracos do atendimento.

Levante algumas questões como:

  • O atendimento prestado tem sido satisfatório, atencioso e rápido?
  • Qual foi a melhor parte da experiência? E a pior?
  • Você indicaria esse estabelecimento para alguém? Por qual motivo?

A partir daí, planeje o que é preciso ser feito para aprimorar ainda mais o atendimento atual. Soluções e softwares para otimizar os processos do seu restaurante podem trazer melhores resultados em vários aspectos. Vamos debater abaixo alguns dos benefícios de utilizar a tecnologia em cada tipo de atendimento.

Atendimento de garçons é necessário. Torne-o ainda melhor!

Pode parecer óbvio falar da importância de possuir atendentes ou garçons em seu restaurante, bar ou lanchonete.

No entanto, apesar de algumas tecnologias se aproximarem bastante da performance desempenhada por humanos, você sabia que grande parte dos consumidores ainda prefere ser atendido por uma pessoa ao invés de uma máquina?

Por isso que pensar em quais são as melhores formas de se aprimorar a experiência é essencial, tornando os detalhes que apenas um atendimento realizado por pessoas é capaz de proporcionar ainda mais especial.

Para isso, você também pode contar com a tecnologias adequadas para aprimorar o desempenho dos colaboradores, como comandas eletrônicas, um PDV Mobile integrado com máquinas de cartão, aplicativos. Tudo isso contribui para uma experiência positiva aos clientes. De forma geral, faz com que problemas sejam resolvidos com mais agilidade pela equipe, evitando conflitos e estresses.

Um atendimento amigável é capaz de fazer com o que o cliente se apaixone pela marca, por isso, não economize em cordialidade e em simpatia. Invista em uma comunicação eficaz entre os atendentes e os consumidores para, principalmente, estreitar os laços com a sua empresa.

Por que é necessário disponibilizar o autoatendimento?

Os terminais de autoatendimento têm sido cada vez mais comuns em estabelecimentos de alimentação fora do lar. É muito provável que você também já tenha visto e utilizado a tecnologia em aeroportos e em clínicas médicas particulares.

O totem de autoatendimento surge com o objetivo de agilizar e reduzir, principalmente, as filas nos guichês de atendimentos, mas também evita a sobrecarga dos atendentes. Como o sistema envia o pedido diretamente para a cozinha, a produção e as entregas são otimizadas, já que o cliente espera menos na fila de retirar o pedido.

Além disso, o terminal de autoatendimento também gera redução de custos na folha de pagamento, já que o sistema substitui o atendimento e a equipe de atendentes pode ser reduzida.

Outro ponto positivo é a personalização de pedidos, que será feita diretamente pelo cliente no totem, tornando a experiência mais positiva de forma geral.

Apenas o fato de fazer uso da tecnologia em seu estabelecimento já gera um diferencial de mercado. Isso sem mencionar que, aos olhos dos clientes, a empresa está valorizando ainda mais o atendimento por meio de soluções de automação comercial.

O ideal é proporcionar os dois tipos de atendimento!

Lembrando que o atendimento é a porta de entrada de qualquer estabelecimento, dê atenção especial a todo o processo.

A tecnologia não deve substituir a mão de obra humana, e sim, complementá-la. E é esse o raciocínio defendido aqui no texto. Tendo em mente os benefícios de cada estratégia, o importante é buscar e investir corretamente em ambos os tipos de atendimento, até para um suprir as lacunas um do outro.

Possuir uma empresa automatizada garante inúmeros benefícios, além de, principalmente, assegurar mais lucratividade ao negócio.

Esperamos ter ajudado. Até a próxima! 🙂

Ficou interessado em saber como a tecnologia de automação comercial contribui para o aumento da performance do seu estabelecimento?
Converse agora com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas. O bate-papo é sem compromisso! 🙂