O momento de dividir e fechar a conta no restaurante de seus clientes costuma causar transtornos no dia a dia do seu estabelecimento? Investir em uma solução para realizar vendas e agiliza também a hora do pagamento é a melhor opção para a sua gestão. E ainda tem um bônus: ter seu atendimento otimizado faz com que a experiência dos clientes seja positiva do início ao fim.

Em estabelecimentos como bares, restaurantes ou lanchonetes, é comum que diversos grupos de pessoas se reúnam, seja para a comemoração de um aniversário, de um happy hour, ou simplesmente para uma reunião.

Sabendo disso, muitos gestores investem em valores promocionais, com foco em atrair esse público. Ou então, presentear o cliente em seu aniversário com algum produto, como uma sobremesa, por exemplo, para tornar a celebração mais personalizada.

Apesar de preparados para receber grandes quantidades de pessoas, os gestores lidam com um desafio em comum:o momento de fechar a conta, em que todos os valores devem ser divididos entre o grupo, o que, muitas vezes, é feito pelo próprio cliente..

E como o estabelecimento pode otimizar esse processo? É possível contar com soluções para a automação comercial que contribuem para mais agilidade durante o fechamento, como uma comanda eletrônica integrada a um PDV Mobile.

Continue nos acompanhando para saber mais!

Divida a conta de um grupo sem deixar que alguém pague por algo que não consumiu

O cálculo da divisão dos cupons fiscais pode ser trabalhoso tanto para os clientes quanto para os atendentes.

Inclusive, é comum se deparar com a seguinte cena em um restaurante: após o fechamento da conta, o grupo de pessoas começa a somar os gastos. E é bem provável que aqueles que possuem mais afinidade com a matemática utilizem a calculadora do celular para ajudar na divisão. Esse processo é repetido até todos estarem de acordo com o valor, gastando muito tempo do garçom, que poderia estar atendendo outras mesas.

Porém, o que muitas vezes acontece, é que o grupo opta pela praticidade e divide o valor total por todos os integrantes, fazendo com que alguns integrantes do grupo paguem por algo que  não consumiram. Isso acontece, principalmente, quando o estabelecimento cobra o valor do serviço, complicando ainda mais a divisão.

Esse processo demanda muito tempo, e ainda está vulnerável a erros, que podem gerar transtornos para o restaurante como não receber o valor correto na soma final, e reclamações do atendimento.

Diante disso, surge a necessidade de se antecipar e já oferecer a conta dividida por pessoa e pelo seu consumo, inclusive o valor do serviço. Essa funcionalidade está presente em soluções para PDV e comandas eletrônicas, como as soluções para a automação comercial da Odhen by Teknisa.

Veja abaixo, como a tecnologia pode ser sua aliada na hora de oferecer a melhor experiência para seu cliente!

CTA Automação Comercial

Atente-se às tecnologias que auxiliam sua gestão!

Tudo começa no atendimento: por meio de um sistema para restaurantes como as comandas eletrônicas, o atendente consegue administrar os pedidos de cada mesa de forma detalhada. Isto é, por meio de um tablet, ele anotar os pedidos por posição da pessoa na mesa, e esta mesma divisão aparece no cupom fiscal.

Esse sistema de gestão torna o processo mais prático, já que o cálculo é realizado de forma automática, por pessoa. Ou seja, cada cliente terá acesso ao que consumiu, independente do valor total da conta e o atendente tem uma visão estratégica que facilita a cobrança do valor certo para a pessoa certa.

Essa funcionalidade auxilia, e muito, não apenas a conferência dos valores como também agiliza a liberação da mesa. Além disso, também é possível realizar pagamentos parciais, o que contribui com o acerto mais ágil caso algum cliente necessite sair antes de todo o grupo.

Automação Comercial: otimize o processo de dividir e fechar a conta no restaurante!

Outro software para restaurantes que pode auxiliar o estabelecimento na otimização do fechamento de conta é o sistema PDV Mobile (Ponto de Venda). Integrado ao sistema de retaguarda, a automatização das vendas proporcionam mais praticidade na gestão do fluxo de caixa e gestão financeira, no controle de estoque, além de ser uma opção coerente com as exigências do mercado de food service.

Assim, fazendo uso da automação comercial para otimizar o processo de fechamento dos valores, você:

  • Agiliza o cálculo da conta;
  • Auxilia os clientes, evitando que estes paguem por itens não consumidos;
  • Torna mais rápida a liberação da mesa;
  • Contribui para uma experiência mais positiva em seu estabelecimento de forma geral.

De forma geral, a solução de automação comercial surge como ferramenta para auxiliar os gestores e também aprimorar a performance da equipe.

Resta agora investir em soluções com expertise de mercado, que possam oferecer uma experiência que supra às expectativas de cada gestor.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂