O Object Detection — ou Detecção de Objetos — é um segmento da Inteligência Artificial que tem remodelado a forma de como o mercado de alimentação fora do lar lida com seus clientes.

Isso porque, a partir de suas funcionalidades, essa tecnologia pode contribuir para uma experiência mais diferenciada aos consumidores, além de tornar a gestão dos profissionais da área mais prática, possibilitando, inclusive, a economia em mão de obra.

Durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19) que atinge atualmente toda a população mundial, muitos processos de venda estão sendo repensados. A orientação fundamental para eliminar a propagação do vírus é que as pessoas se isolem em casa, saindo apenas quando for extremamente necessário.

Traduzindo isso para o setor de alimentação, os empreendedores estão buscando soluções para reduzir a contaminação de alimentos, o contato pessoal entre humanos, além de aumentar a agilidade no processo de vendas, e, claro, diminuir custos para conter o prejuízo causado pela crise econômica.

Neste cenário, a Teknisa oferece uma solução pioneira para venda balcão e venda comanda que utiliza a Inteligência Artificial, mais especificamente, o Object Detection, com a premissa de agilizar o atendimento em uma empresa de food service, promovendo mais autonomia aos clientes, o que otimiza a operação e até mesmo os custos do negócio: o Odhen Go.

Porém, mesmo sabendo o quanto essa tecnologia é promissora ao mercado de alimentação fora do lar, você entende como a Detecção de Objetos pode ser uma funcionalidade que torna o dia a dia de um estabelecimento mais prático?
Continue acompanhando o nosso texto e saiba um pouco mais sobre alguns conceitos e de que forma funcionalidades como processamento de imagens e classificação de objetos influenciam diretamente no atendimento e nos resultados da sua empresa.

Parceria de Teknisa e Rede Giraffas

O que é Object Detection (Detecção de Objetos)?

Em primeiro lugar, é importante entender o conceito de Object Detection, até mesmo para explicarmos mais adiante o seu funcionamento em empresas de food service.

Objection Detection (ou Detecção de Objetos, em português) é uma tecnologia que trabalha com o registro e reconhecimento de objetos/imagens a partir de uma inteligência de aprendizagem de máquina, que é capaz de identificar quantos componentes de determinada categoria se encontram em uma imagem e onde cada um deles se encontra.

A partir dessa identificação de elementos, a solução Object Detection auxilia os profissionais de diversas áreas com uma gestão mais apurada — seja durante o processo de atendimento, na baixa automática de mercadorias no estoque, entre outros — o que proporciona melhorias ao estabelecimento.

Tudo isso influencia diretamente a experiência do cliente, podendo aumentar o seu grau de satisfação diante dos recursos que facilitam a sua rotina.

Vale lembrar que a Detecção de Objetos compõe uma das diversas vertentes da Inteligência Artificial. Antes de prosseguirmos, vamos relembrar seu conceito? Continue acompanhando!

O que é Inteligência Artificial?

Do inglês, AI – Artificial Intelligence, a Inteligência Artificial é um segmento de pesquisa do setor pertencente à ciência da computação, que é capaz de simular a inteligência humana em diversas tecnologias e processos, como no levantamento de dados e até mesmo na tomada de decisões, por exemplo.

Nesse sentido, essa tecnologia vem com a premissa de, não apenas tornar a rotina dos profissionais mais prática, como também transformar uma máquina em uma solução apta para interagir e solucionar problemas como um indivíduo de carne e osso.

Criado na década de 50, o conceito de Inteligência Artificial surgiu da ideia de fazer com que uma ferramenta ou aparelho fosse capaz de reproduzir os pensamentos e até as ações de um ser humano.

Com o avanço tecnológico ao passar dos anos, que permitiu mais desenvolvimento de sistemas computacionais, foi possível retomar os estudos sobre os caminhos que IA poderia seguir, sempre mantendo o objetivo de que máquinas podem aprender a solucionar problemas assim como uma pessoa o faria, e com mais rapidez, inclusive.

Atualmente, a IA é muito mais que um estudo teórico, e sim, uma técnica desenvolvida e aplicada aos sistemas por empresas mais atentas às soluções exigidas por um mercado cada vez mais competitivo e que produz dados diários e em grande quantidade para análise (Big Data).

A Inteligência Artificial pode ser encontrada funcionando na prática em diversos países, principalmente em segmentos comerciais, em que a proposta de oferecer uma experiência diferenciada aos clientes tornou-se a principal meta de gestores da área.

Projetada como tendência para os próximos anos, a IA, por meio de suas redes neurais (neural network – que reconhece padrões) complementares, como Machine Learning (coleta e interpretação de dados) e Deep Learning (capacidade cognitiva de reconhecimento e interpretação de informações), podem ajudar os profissionais das mais diversas áreas a melhorar a performance da equipe de profissionais, gerando mais satisfação aos clientes e, com isso, aumentar a receita da empresa.

Soluções em IA para o Food Service

Object Detection (Detecção de Objetos) e o cenário Food Service: mas, quais as vantagens na prática?

Assim como a Inteligência Artificial, a Detecção de Objetos foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar tanto gestores quanto clientes em uma experiência mais dinâmica, seja no segmento de varejo ou de alimentação fora do lar (como restaurantes corporativos, por exemplo).

Imagine o processo de fazer compras em um supermercado. É um hábito comum, certo? Agora pense em como a tecnologia pode tornar o processo de self-checkout — aquele em que o próprio consumidor registra os produtos, realiza o pagamento com cartão e vai embora levando os produtos escolhidos — mais rápido e prático.

Nesse cenário, o Object Detection, juntamente com um sistema de automação comercial, surge como um grande aliado, principalmente para proporcionar uma experiência mais dinâmica e interessante aos clientes.

Por meio dessa tecnologia, o consumidor, ao chegar até o caixa de autoatendimento (self-checkout), posiciona os produtos escolhidos em uma plataforma (Object Detector) e a Detecção de Objetos entra em ação, funcionando da seguinte forma:

  • Ocorre o reconhecimento e o processamento de imagens de cada mercadoria presentes na plataforma (via bounding box);
  • Havendo a análise correta de cada mercadoria, os respectivos preços são contabilizados e somados à conta do cliente;
  • O consumidor, por sua vez, confere seus produtos, realiza o pagamento e finalmente pode levar suas compras para casa.

Normalmente, se esse mesmo cliente se dirigisse até um caixa comum, ele seria atendido por um funcionário após aguardar em uma fila, certo?

Já com uma tecnologia como o Odhen Go, solução de autoatendimento via Object Detection da Teknisa, todo esse processo é otimizado, e o consumidor ganha tempo ao não ter que esperar o atendimento de outras pessoas, sem contar que o pagamento é feito mais rapidamente, liberando o autoatendimento para os próximos. E o que é melhor: todo esse processo pode durar menos que 6 segundos.

Em um restaurante comercial ou corporativo, o exemplo é praticamente o mesmo, já que o cliente, após servir os alimentos em seu prato e colocar uma garrafa d’água na bandeja, por exemplo, já terá os valores de cada item registrados automaticamente, bastando realizar o pagamento via cartão ou conta digital identificada por biometria, ou até mesmo descontado diretamente da folha de pagamento. A solução permite a integração com diversas formas de pagamento, dando mais flexibilidade para o gestor do estabelecimento.

Além de dar mais autonomia e agilidade para os seus clientes, a Inteligência Artificial automatiza a operação do estabelecimento, reduz filas, e moderniza o atendimento, o que se traduz em aumento do faturamento para o restaurante. Esse é o intuito de um sistema de Object Detection!

Integração de fábrica e loja

E o que os gestores devem saber sobre o Object Detection para o dia a dia da empresa?

A tecnologia de Detecção de Objetos oferece diversas vantagens aos gestores que optam por implementar essa solução em seus estabelecimentos. Confira abaixo alguns desses benefícios.

Redução de custos com mão de obra

Optar por realizar vendas via autoatendimento (self-checkout) pode ser uma boa opção para reduzir custos com mão de obra. Sem a necessidade de nenhum operador de caixa, a solução Odhen Go realiza a venda com mais rapidez, e com alto nível de assertividade.

Porém, vale lembrar que essa tecnologia não é capaz de substituir 100% a mão de obra humana, já que serão necessários colaboradores para trabalhar com o sistema na captura de imagens de produtos para registro, reposição de estoque, análise de relatórios, entre outros.

Redução de filas

A redução nas filas é outro ponto a favor do estabelecimento, já que a solução Odhen Go agiliza todo o processo de compra, de pagamento e a liberação mais rápida dos clientes. Isso aumenta inclusive, a satisfação com o estabelecimento, já que esperar muito tempo para ser atendido pode ser determinante para um consumidor não retornar a uma empresa.

Vale lembrar que, após uma experiência ruim, 66% dos clientes trocaram de marca devido a um atendimento ruim, segundo estudos da ThinkJar. Por isso, perder mais da metade dos consumidores por conta de uma experiência negativa reduz drasticamente a longevidade do seu negócio.

Mais segurança das informações trabalhadas

Outro benefício é que, a partir da integração do Object Detection a um sistema de automação comercial (PDV), é possível que os gestores façam o levantamento do conjunto de dados referentes às vendas com mais agilidade. Por exemplo: quais os produtos tiveram mais saída? Ideal para a geração de relatórios gerenciais sem comprometer o tempo dos colaboradores.

O levantamento dessas informações também garante mais segurança das informações, uma vez que essa tecnologia trabalha seu banco de dados na nuvem, ou seja, podendo ser acessado remotamente de qualquer lugar — bastando apenas uma conexão à internet.

A biometria (integrada ao sistema de gestão) é outro recurso que também auxilia no reconhecimento de consumidores em um restaurante, possibilitando um controle mais apurado de quem entra e sai do local.

Odhen Go: tecnologia em dia com o segmento Food Service!

Diante de um cenário cada vez mais dinâmico e ávido por novas tecnologias, investir em uma solução que não apenas aumente a qualidade do atendimento ao cliente, como também torne mais prática a rotina do gestor, é garantir um passo frente à concorrência do mercado.

Por isso, se atentar ao que há de mais inovador no segmento de alimentação fora do lar pode garantir bons resultados aos profissionais que consideram e tomam decisões mais estratégicas.

Nesse sentido, a solução Odhen Go proporciona todas as vantagens anteriormente citadas, que se convergem, principalmente, em mais satisfação dos clientes, além do aumento da receita e até a modernização do estabelecimento.

A Teknisa apresentou a solução Odhen Go em importantes eventos do setor de food service, como a ANUFOOD Brazil 2020 — Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas — o que atraiu muitos gestores interessados em oferecer soluções diferenciadas a seus consumidores.

E outros terão novas oportunidades de conhecer e experimentar esta solução. A Teknisa estará presente em outras convenções do ramo de alimentação fora do lar ainda este ano, como a Autocom 2020. Fique por dentro da nossa programação pelas nossas redes sociais!

Sabendo que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, 73% das empresas de grande porte já utilizam tecnologias para produção e gestão, é hora de considerar uma solução que garanta mais resultados e, principalmente, impulsione o seu negócio à frente dos seus concorrentes. Lembre-se desse dado se estiver em dúvida sobre investir em uma ferramenta de gestão!

Conclusão

Contar com a tecnologia Object Detection pode trazer muitas vantagens ao seu estabelecimento, seja do ponto de vista gerencial ou do próprio consumidor.

A partir de suas funcionalidades, a solução Odhen Go de Detecção de Objetos proporciona ao cliente:

  • Mais autonomia no atendimento;
  • Mais rapidez durante o self-checkout;
  • Menos tempo perdido na espera de filas;
  • Menos ruídos na comunicação entre os atendentes;
  • Mais praticidade e uma experiência diferenciada com a empresa.

Já para os gestores, a tecnologia Object Detection também oferece muitas vantagens, como:

  • Redução nos gastos com contratações e mão de obra;
  • Agilidade no processo de pagamento, tornando-o mais seguro e prático;
  • Diminuição de grandes filas que se formam nos corredores da empresa;
  • Modernização do atendimento, proporcionando mais praticidade aos clientes;
  • Criação de um diferencial diante a ampla concorrência no mercado de food service.

Ideal para gestores que buscam reduzir custos e aumentar a receita, certo?

Quer saber mais sobre a solução apresentada no texto? Então entre em contato com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Até a próxima! :)

Quer saber mais sobre nossos sistemas?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.