Entre em contato pelo formulário abaixo

×

Assine a newsletter Teknisa

×

Tecnologia Cashless: Pagamento por aproximação

A tecnologia cashless, isto é, pagamento por aproximação, tem sido adotada cada vez mais pelos gestores que sabem a importância de proporcionar experiências diferenciadas de compra aos consumidores.

O pagamento por aproximação é uma tendência cada vez mais comum em diversos países e visa a facilitar o processo de pagamento, proporcionando mais praticidade e até mesmo conforto aos consumidores que não precisam usar o dinheiro físico, em cédulas.

Segundo artigo da Forbes,“há dez anos, seis em cada dez transações eram em dinheiro. Agora são três em dez”. E a previsão é de que em apenas mais uma década, possa chegar a uma em dez.

No Brasil, o método de pagamento por aproximação tem sido muito usado em eventos, festivais e casas de entretenimento. E no setor de food service a tendência cashless tem sido inserida pelos gestores que optam em oferecer aos clientes segurança, praticidade e conveniência.

Entre a adoção rápida pelas compras on-line, a facilidade e a velocidade com que agora podemos fazer transferências bancárias, o aumento significativo dos cartões e das carteiras digitais, nota-se que cada vez mais os consumidores estão evitando o dinheiro físico. Claro, essa ainda é uma tendência relativamente recente, porém eficaz e segura.

Os pagamentos sem contato com dinheiro vivo, por exemplo, são uma maneira rápida e conveniente de fazer pagamentos no dia a dia, principalmente em supermercados, restaurantes, fast-foods, postos de combustível etc.

Simplificando, a economia cashless está ajudando o consumidor a mudar seu estilo de vida e consumo, simplificando as experiências de pagamento.

Saiba o que é a tecnologia cashless e quais são os benefícios de adotar essa tendência. Boa leitura.

O que é Cashless ou pagamentos por aproximação?

Do inglês, “sem dinheiro”, o cashless é uma tecnologia que tem como objetivo facilitar o pagamento dos consumidores em diversos estabelecimentos, gerando uma experiência mais rápida, prática e segura.

A cashless society (sociedade sem dinheiro) é uma economia em que as transações financeiras são feitas digitalmente, sem o envolvimento de dinheiro físico.

O sistema cashless existe tradicionalmente por tecnologias como a RFID (Identificação por radiofrequência) e a NFC (Near Field Communication ou Comunicação de Campo Próximo), que operam pelo método de aproximação de dispositivos — como celulares, pulseiras e cartões —, a uma maquininha para PDV.

Compreenda como a tecnologia cashless funciona

O método de pagamento cashless otimiza a velocidade da transação e permite que mais clientes sejam atendidos em um período mais curto. O aumento exponencial no número de cartões sem contato, por exemplo, reflete o comportamento do usuário que exige um ritmo mais rápido no atendimento, mais eficiência e mais segurança.

De acordo com Leandro Assis, diretor comercial da Teknisa, “a tecnologia cashless é um trampolim para otimizar a experiência do consumidor e está mudando a maneira como eles interagem com o PDV – Ponto de Venda”.

E é por isso que examinaremos mais de perto como a tecnologia cashless vai melhorar seus negócios. Continue a leitura!

Tendência cashless em crescimento: mais lucro para seu restaurante

Você percebe que a tecnologia cashless é um grande facilitador para a gestão de gastos? Sim, pois por meio do cashless, os valores pagos serão recebidos de forma integral. Além disso, todas as informações são digitalizadas em aplicativo mobile ou demais dispositivos integrados a um sistema. E o que é melhor, ela pode ser implementada em vários tipos de estabelecimentos, seja em escolas, faculdades, clubes, casas noturnas e até em megaeventos.

Assim, o cashless tem se projetado como uma das tendências digitais de maior crescimento nos próximos anos.

Em países como a Suécia —, pioneira na economia cashless —, cerca de 80% das movimentações financeiras são realizadas por meio de operações eletrônicas. Inclusive, a projeção é que até 2025 o país não aceitará mais dinheiro vivo em pagamentos. (Fonte: Exame)

Isso quer dizer que muitos estabelecimentos já não trabalham mais com o recebimento em notas ou em moedas.

Mas o impacto dos pagamentos sem dinheiro não se limita apenas à Suécia. No Brasil, após a pandemia, muitos fatores contribuíram para que os gestores começassem a se atentar ainda mais às novas tecnologias cashless.

Segundo pesquisa da PayPal, “quase 80% dos brasileiros gostam da ideia de não precisar utilizar dinheiro físico para realizar pagamentos”. Isso tem relação, principalmente, com as conveniências como a facilidade de uso de meios de pagamentos digitais, pagamento por aproximação, que podem ser utilizados de diversas formas, a ausência de taxas, a facilidade de uso em qualquer lugar, a capacidade de controlar melhor os gastos e o anonimato.

O sistema cashless descreve também a tendência de estarmos mais dispostos a gastar quando não há dinheiro físico envolvido em uma transação.

Segundo Leandro Assis, outro ponto a considerar é que, reduzir o tempo que os clientes passam na fila pode levar a um aumento considerável da receita.

“Um cliente feliz que não teve que ficar na fila, não apenas tem mais tempo de permanência no estabelecimento para aproveitar, como, também, provavelmente, estará mais satisfeito. E todos sabemos que clientes satisfeitos gastam mais dinheiro!”, reforça Assis.

Os benefícios de implementar pagamentos sem dinheiro para o seu negócio

Baseado na crescente necessidade do mercado e das necessidades do consumidor, os meios de pagamentos digitais surgem como solução para tornar o atendimento no caixa ainda mais prático, evitando o manuseio de notas e até mesmo o uso de cartões de crédito, que podem comprometer o orçamento de quem não tiver em mente um bom controle financeiro.

Mas, será mesmo que as vantagens da tecnologia cashless se restringem apenas ao não uso do dinheiro vivo ou de cartões de crédito em diversos estabelecimentos?
A resposta é: não exatamente! Dito isso, vamos conferir outros benefícios dessa tecnologia? Confira abaixo.

Principais benefícios da tecnologia cashless

pagamento por cashless

Menos filas para realizar pagamentos

As intermináveis filas são um dos problemas mais comuns nos estabelecimentos, principalmente em datas especiais, causando transtornos tanto aos clientes quanto à equipe de atendentes.
Nesse cenário, a tecnologia cashless torna as transações mais ágeis, reduzindo o tempo de espera entre um pagamento e outro.

Basta apenas o uso do dispositivo para realizar o pagamento por aproximação e confirmar a compra, sem haver necessidade de contabilizar o troco ou configurar a máquina de cartão. Isso auxilia, e muito, na redução de filas.

Mais segurança

Seja qual for o dispositivo utilizado, a tecnologia cashless, por meio de informações criptografadas específicas, evita que o consumidor utilize seu cartão de crédito ou débito, minimizando as chances de fraudes, como dados clonados e até roubo de senhas.

Outro ponto importante é que a inteligência cashless promove o hábito de pessoas não andarem com dinheiro em mãos, o que reduz o risco de perdas e até mesmo de furtos, o que costuma ocorrer com bastante frequência em shows ou em eventos mais movimentados.

Menos custos

Sabe-se que manter máquinas de cartão geram alguns custos aos gestores, como aluguel, sem mencionar a porcentagem que é descontada sobre cada compra feita com o cartão de crédito/débito.

Nesse caso, a tecnologia cashless auxilia a reduzir os gastos, já que os valores pagos serão recebidos de forma integral, e o que é melhor: sem a necessidade de apurar as taxas cobradas pelas companhias dos cartões.

Case de sucesso da Teknisa

Mais organização financeira

Como dissemos, a tecnologia cashless contribui para uma gestão de gastos mais assertiva tanto aos gestores quanto aos clientes.

Aos donos de estabelecimentos, a inteligência permite um controle mais prático do fluxo de caixa, já que todas as informações são digitalizadas no app mobile ou em outros dispositivos integrados ao sistema.

Os clientes ganham em economia, uma vez que o cashless permite que eles façam recargas em aplicativos, cartões ou pulseiras com valores específicos, evitando gastos para mais, o que poderia ocorrer com o cartão de crédito ou débito.

Cashless em eventos

A indústria de festivais foi uma das primeiras a adotar soluções cashless. Hoje, não são apenas os grandes festivais que estão adotando essa tecnologia, há um número crescente de verticais que estão optando por implementar sistemas de pagamento sem dinheiro – desde esportes estádios, faculdades e universidades, a hotéis e resorts, parques temáticos e cassinos.

Nos últimos anos, vimos o sistema cashless se tornar a norma para eventos em estádios e festivais, pois as empresas agora estão entendendo como os sistemas cashless podem ser usados ​​para muito mais.

Acesso a dados primários podem alavancar campanhas de marketing direcionadas e programa de fidelidade. A segmentação é melhorada, as taxas de resposta são mais altas.

Esses dados podem ser aproveitados para criar recompensas e incentivos direcionados com base nos principais comportamentos do consumidor – para criar fidelidade, aumentar o engajamento e aumentar a receita do seu restaurante.

Nos próximos anos, veremos que os restaurantes que utilizam sistema cashless usarão os dados para recompensar os clientes, proporcionar experiências personalizadas e oferecer produtos e serviços muito mais diferenciados.

Essas três tendências têm um traço comum – uma demanda por flexibilidade e uma experiência aos clientes.

Os consumidores querem métodos de pagamento convenientes; aqueles que facilitam suas vidas. Além disso, eles esperam grande valor e uma experiência personalizada.

Portanto, se você quiser saber mais sobre sistemas cashless e como eles podem ajudá-lo a fidelizar seus clientes, baixe o e-book abaixo.

Baixar ebook Cashless

Cashless nas escolas

Cada vez mais os jovens estão fazendo uso da tecnologia cashless, com o uso, por exemplo, de cartões de crédito e débito, smartphones e relógios, passes de transporte e outros itens, com tecnologias NFC, para transferir dados e fazer compras rápidas e fáceis.

Nas escolas, a implantação do sistema cashless é uma ótima opção para agilizar o atendimento das cantinas, uma vez que, para fazer a compra, o aluno não precisa ter dinheiro ou cartão de crédito/débito em mãos. Basta recarregar o cartão com a quantia desejada e aproximá-lo da maquininha para efetuar o pagamento.

Ter um sistema para automação comercial com a tecnologia cashless nas escolas, permite que os alunos possam usufruir desta comodidade.

Além disso, a tecnologia cashless para escolas pode ser auxiliada por um terminal de autoatendimento, que permite a compra na máquina e a retirada no caixa, por exemplo.

A ideia é que o consumidor possa inserir créditos no dispositivo, ou configurar transações bancárias diretamente dele, possibilitando mais controle de gastos, já que o portador irá gastar apenas o dinheiro da recarga.

Além disso, o pagamento mobile também torna o processo mais seguro, já que evita a retirada de dinheiro ou de cartões de créditos, que podem ser perdidos e até mesmo furtados em alguns casos.

Vale lembrar que os totens de autoatendimento oferecem às empresas a oportunidade de atender às expectativas e à demanda do consumidor, ao mesmo tempo em que aumentam os resultados. Além de facilitar que os clientes peçam mais, isto é, aumentem o tamanho do pedido, melhorem a precisão, diminuam os custos de mão de obra e muito mais.

Mas, será que o seu estabelecimento está pronto para adotar essa tecnologia?

NoCash

Conclusão

Com tantos benefícios aos gestores e também aos clientes, pode-se dizer que a tecnologia cashless chegou para ficar.

A adoção do cashless, cada vez mais comum em diversos países, nos expõe a necessidade do mercado de otimizar os processos e ganhar tempo, principalmente em atendimento.

Vale lembrar que a tecnologia engloba desde as vendas em escolas e faculdades até em megaeventos como o Lollapalooza e a Copa do Mundo.

Como principais vantagens, podemos destacar que a tecnologia cashless proporciona:

  • Filas mais rápidas;
  • Praticidade no pagamento;
  • Menos gastos aos gestores e também aos clientes;
  • Mais economia no processo de compra e reeducação financeira aos usuários da tecnologia.

Quer saber mais sobre a ferramenta NoCash, desenvolvida pela Teknisa? Entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Não deixe de comentar abaixo o que você achou do conteúdo e também compartilhar o texto em suas redes sociais. Até a próxima!

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?

Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores. O bate-papo é sem compromisso! :)

Escolha o produto ideal para seu tipo de empresa

Os produtos Teknisa são para empresas pequenas, médias e grande porte

  • ODHEN: Automação Comercial
    Bares, Restaurantes, Pizzarias, Lanchonetes, Hamburguerias, e similares.
  • TECFOOD: Alimentação corporativa
    Restaurantes corporativos, Alimentação Hospitalar, Merenda Escolar, Catering Aéreo, Buffets e Eventos, UANS, Refeições Transportadas e similares.
  • PEBBIAN ERP: Indústrias
    Indústrias de Alimentos, de Bebidas, Indústrias de Cosméticos, Químicas e Farmacêuticas.
  • SM: Gestão de Facilities
    Empresas prestadoras de serviços, Limpeza e serviços gerais, Jardinagem, Segurança e similares.
  • HCM: Gestão de RH e DP
    Empresas de todos os segmentos, que tenham interesse em uma solução para Folha de Pagamento, Ponto, Benefícios, Encargos Sociais e Trabalhistas e Saúde e Segurança do Trabalho etc.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Reddit

Entre em contato pelo formulário abaixo: