O Enterprise Resource Planning (ERP) é uma solução através da qual uma empresa gerencia e integra as partes importantes de seu negócio. Um software ERP integra áreas como planejamento, compras, estoque, vendas, marketing, finanças, recursos humanos e outros setores.

Esta ferramenta foi desenvolvida a partir da necessidade que grandes empresas tiveram por uma solução centralizada para gerenciar todos os requisitos de seus sistemas de informações.

Um ERP pode consistir em muitos módulos diferentes, incluindo:

  • Fabricação
  • Recursos Humanos / Folha de Pagamento
  • Vendas
  • Inventário
  • Cadeia de Suprimentos / Parceiros
  • Finanças e contabilidade
  • CRM

Um ERP conecta diferentes tecnologias e sistemas usados por cada parte da empresa em uma única solução, eliminando a tecnologia duplicada e incompatível, que é cara para a corporação. Normalmente, cada departamento possui um software otimizado para as tarefas específicas.

Com o ERP, cada departamento ainda tem seu próprio sistema, mas pode se comunicar e compartilhar informações com mais facilidade com o restante da empresa e permite ainda que estas informações sejam adicionadas em tempo real pelos usuários.

De um modo geral, um ERP se refere à automação e integração do core business de uma empresa para ajudá-los a se concentrar na eficácia e no sucesso simplificado. A implementação deste software de gestão, fornece diversos benefícios, como por exemplo:

Economia

Reduz os custos administrativos e operacionais por meio de processos automatizados. Isso permite que os usuários gerenciem proativamente as operações e evitem atrasos. Um sistema de ERP permite que sua a empresa execute seus negócios a um custo menor.

Processos e operações

Os dados estão disponíveis em um local centralizado com visibilidade completa em todas as funcionalidades. Desta maneira, o sistema de ERP automatiza esses processos. Tomadores de decisão podem monitorar diversas operações em tempo real, além de automatizar muitos processos com precisão.

Consolidação

Sem o ERP, muitas empresas são forçadas a usar diferentes programas em diferentes departamentos. Um bom ERP elimina os grandes volumes de dados que surgem de diferentes softwares e tarefas, fazendo o trabalho para você.

Otimização

Um sistema ERP robusto permite a visibilidade em tempo real de sua cadeia de suprimentos e de outros processos, tornando mais fácil para os tomadores de decisão obterem uma visão mais ampla, reduzir os ciclos de planejamento e estar no topo de sua programação de produção.

Análise de dados

O sistema ERP fornece análise de dados e relatórios em tempo real para ajudar a sua empresa a reagir rapidamente às mudanças do mercado. Assim, é possível tomar decisões informadas em tempo hábil. Esta análise permite o acesso a relatórios precisos, e isso permite que as empresas acompanhem as tendências em tempo real.

CTA Gestão Empresarial

Rastreabilidade

A alocação e o controle de estoques são fatores críticos nas empresas. O ERP auxilia no rastreamento de estoque, defeitos e riscos individualmente ou em lotes. Assim, é possível recuperar e reavaliar lotes e melhorar a manutenção preventiva e programada, a configuração do produto e o controle de alterações.

Mobilidade e Flexibilidade

A medida que as empresas crescem, o sistema ERP acompanha e se adapta para atender estas necessidades. Obtendo um melhor controle sobre os negócios e com opções de implantação; seja no local, na nuvem (Cloud ERP) ou em um aplicativo móvel (Mobile ERP).

Satisfação do cliente

A implementação do software de gestão permite que as empresas produzam os produtos certos no momento certo. Isso garante precisão ao atender às necessidades de seu cliente. A entrega no prazo é fundamental para manter a retenção e o atendimento.

Competitividade

Uma solução de ERP se bem configurado atende às necessidades de cada setor, adaptando-se aos requisitos de cada negócio. Isto é, obtendo vantagem competitiva, agilidade e capacidade de expansão e adaptação com pouco ou nenhum tempo de inatividade.

Em resumo, uma solução de ERP permite que cada departamento seja gerenciado centralmente enquanto opera de forma independente. As vantagens incluem interoperabilidade de dados, maior comunicação e maior confiabilidade de dados através do uso de um único banco de dados.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂

[]
1 Step 1
Benefícios da implementação de um sistema ERP 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right