Teknisa://BI para empresas food service: 5 motivos para investir

BI para empresas food service: 5 motivos para investir

Em uma empresa, decisões importantes devem ser tomadas diariamente e em um curto período de tempo. Muitas vezes, no momento em que os dados são levantados, os gestores devem se posicionar para garantir estratégias mais eficazes à organização. Nesse contexto, uma ferramenta como o BI (Business Intelligence) para empresas, por exemplo, é uma opção valiosa.

Mais que tomar decisões importantes, é ter acesso a dados fidedignos; que garantem a procedência da gestão. Por meio de informações em tempo real, soluções inteligentes podem ser projetadas e executadas.

No entanto, algumas empresas, não adeptas às ferramentas tecnológicas, acabam não obtendo acesso aos dados estratégicos em tempo hábil; o que compromete a ação prevista para determinado contexto. Como gestor(a), não é muito mais prático obter todas as informações “ao vivo” e de qualquer lugar?

É claro que, quando dialogamos sobre a ferramenta BI para empresas, estamos abrangendo o setor de food service e fast food. Por isso, para te ajudar a compreender a importância da funcionalidade, vamos ilustrar algumas situações que podem acontecer em um estabelecimento como bares, restaurantes ou lanchonetes.

Em outras palavras, se você já ouviu falar do BI, e ainda possui dúvidas sobre sua adoção, sugerimos que continue lendo o texto para entender melhor sobre o assunto. Vamos nessa?

Investir em BI é contextualizar o estabelecimento de food service

Você sabia que, segundo estudos realizados pela MarketsandMarkets, a projeção para o crescimento do mercado Business Intelligence e Analytics, até 2020, gira em torno de 26.78 bilhões de dólares? O impressionante dado nos revela, sobretudo, a inclinação do mercado para o investimento em BI.

Agora imagine o seguinte cenário: um gestor de food service, dono de um restaurante que possui franquias espalhadas pela cidade ou estado. Se pararmos para imaginar o quanto é trabalhoso o processo de levantamento de dados. Afinal, não estamos falando de apenas uma unidade, mas de duas, três ou quatro, hipoteticamente.

O levantamento de dados referentes às vendas realizadas no dia é um exemplo. Para alguns gestores, obter acesso a essas informações pode durar horas. Em alguns casos, até de um dia para o outro. Sendo assim, não é muito mais estratégico contar com uma ferramenta que disponibilize, o tempo real, dados como fluxo de caixa e venda por hora?

Contando com as soluções inteligentes que o BI para empresas oferece, é possível assegurar a exatidão dos processos; que aumentam a produtividade e também a receita do estabelecimento adotante.

Vamos conferir mais algumas vantagens previstas? Acompanhe! 🙂

1. Gestão de dados em tempo real

Para um dono de um restaurante e toda a equipe envolvida, o acesso a informações é fundamental para a tomada de decisões e alinhamento dos processos internos. Por exemplo, se um gestor desejar saber um dado X (ex: quais foram os produtos mais vendidos no dia anterior) sobre o estabelecimento em um horário em que o mesmo nem esteja funcionando, ele conseguirá acessá-lo. Com isso, o profissional ganha tempo para planejar estratégias de melhoria.

Da mesma forma, se esse gestor quiser saber uma informação Y em tempo real (ex: a quantidade no estoque de determinado produto), também será possível. A visualização prática dos dados contribui para o aumento da performance da equipe como um todo; resultando no aumento da produtividade e consequentemente, do faturamento.

2. Acesso a números de vendas

Como gestor(a) de um estabelecimento food service, ter acesso a números é essencial. Sobretudo quando falamos de vendas de produtos. E esta informação também é viabilizada por meio do BI para empresas. O BI é considerado como uma ferramenta? A ferramenta permite a visualização, em tempo real, do fluxo de vendas de cada mercadoria comercializada pelo estabelecimento de alimentação fora do lar.

A opção se torna ainda mais interessante quando falamos de redes e franquias. Poder acompanhar dados como o fluxo de caixa de determinada unidade; ou quais produtos têm sido os mais vendidos em outros estabelecimentos relacionados à matriz, direciona a visão dos gestores e os ajuda, inclusive, em compras de mercadorias, preços personalizados e campanhas para cada unidade.

3. Auxílio na criação de campanhas

Uma vez que os gestores obtêm acesso aos dados estratégicos do estabelecimento, também fica mais fácil planejar campanhas e estabelecer metas de produção. Por exemplo, se um produto X é o mais pedido no cardápio de um restaurante, por que não estruturar uma campanha para dobrar suas vendas? Ou se um prato é o mais procurado em uma unidade específica, não é mais estratégico direcionar o discurso de venda a essa opção?

Para a equipe de marketing, a ferramenta do BI também é muito estratégica. Com os dados relevantes em mãos, aumenta-se a efetividade de campanhas. É o “saber agir, e como agir”. Dessa forma, quanto mais informações forem coletadas, mais garantia de sucesso das campanhas que visam, principalmente, fidelizar clientes.

4. Análise de metas de produção

Os dados gerados pela ferramenta BI para empresas também permite aos gestores uma visão mais abrangente da performance da equipe. Por exemplo, o quanto está sendo produzido em determinado período de tempo. A partir dessas informações será possível estabelecer metas que podem aprimorar ainda mais a entrega da equipe profissional envolvida.

A ferramenta inteligente também auxilia a identificar se o tempo gasto com a produção pode ser otimizado; evitando delongas que agregam prejuízos ao estabelecimento de food service. Com isso, os gestores podem reestruturar os processos internos, tornando-os mais assertivos.

5. Acesso a relatórios e gráficos de fácil entendimento

Tão importante quanto ter acesso a dados estratégicos é saber entendê-los. A análise dos números, por meio do Business Intelligence, pode ser simplificada com relatórios intuitivos; que prezam pela disposição de elementos estratégicos para o entendimento dos gestores.

Além disso, os relatórios auxiliam os gestores a identificar as oportunidades e pontos de melhoria; possibilitando planos de ação para suprir cada lacuna existente na empresa. A construção dos mesmos ainda pode ser parametrizada pelos gestores, que poderão dispor elementos da forma que lhe parecer mais eficaz. Essa customização facilita até mesmo a apresentação para colaboradores do estabelecimento de food service em reuniões internas.

BI para empresas: investimento em curto e em longo prazo!

Em síntese, o que as ferramentas de BI têm a oferecer às empresas acabam elevando o patamar onde cada uma se encontra; além de reforçar a autoridade quanto aos produtos e serviços que elas oferecem.

Vale lembrar que a análise de dados em tempo real é um diferencial que o BI da Teknisa oferece aos gestores de food service. Por isso, se você deseja saber mais é só entrar em contato com um de nossos consultores.

Se quiser saber mais sobre os resultados agregados pela implantação do BI Teknisa em sua empresa, não deixe de conferir o case de sucesso da empresa Acoplation que, desde a adoção da ferramenta, tem obtido ótimos resultados.

Não se esqueça de comentar o texto e compartilhá-lo em suas redes sociais. 🙂

2018-08-08T12:16:38+00:008 de agosto, 2018|Análise de Dados (BI)|

Deixar um comentário

dez − 9 =