Black Friday: Prepare seu restaurante com 4 dicas

Conhecido como o maior evento de e-commerce do Brasil, a Black Friday ocorre na 4º semana de novembro (sexta-feira), um dia após o feriado de Ação de Graças nos EUA.

Uma pesquisa feita pelo Provokers em julho de 2018, aponta que, na categoria alimentos, cerca de 81% das pessoas já realizaram compras offline durante o evento. No entanto, a presença online ainda é muito significativa na Black Friday: como por exemplo, destinos digitados no aplicativo Waze indicaram um aumento de 70% para supermercados e 33% para shopping centers. Ainda segundo a pesquisa, foi informado que aproximadamente 39% das pessoas acreditam que a compra da Black Friday não é planejada e sim de oportunidade.

O evento é marcado por uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80%. Contudo, muitos gestores possuem dificuldades para tomar o ponto de partida: afinal, para quais produtos posso oferecer descontos sem prejudicar minha receita final? Quais estratégias adotar para que os clientes que compraram, voltem a adquirir mais produtos futuramente?

Esses, dentre muitos outros, são questionamentos comuns dentro do cenário food service. Mas já adiantamos que, a Black Friday virá não só com excelentes oportunidades para os consumidores, mas também para proporcionar um sucesso expressivo de vendas aos gestores que planejam estrategicamente; mesmo na crise atual que o país enfrenta.

A partir disso, listamos 4 dicas estratégicas para você implementar no seu negócio e garantir bons resultados na data comemorativa da Black Friday. Confira abaixo!

1- Disponibilize itens abaixo do preço convencional

Mais do que oferecer descontos, analisar o desconto aplicado nos produtos que serão oferecidos é primordial. Afinal, ninguém quer sair no prejuízo, certo?

Fornecer descontos reais em seu restaurante, bar ou lanchonete também é um fator extremamente importante. Muitas pessoas deixam de comprar por desconfiarem das promoções ou das lojas que fizeram a oferta; refletido com o estigma de “Black Fraude”.

É interessante verificar, antecipadamente, a rotina de compras dos seus clientes para selecionar os produtos que tiveram mais saída durante o ano. Planeje-se já levando em conta também as datas próximas como Natal e Réveillon, que geralmente também demandam um controle de estoque.

O seu restaurante já possui um site para Delivery?

Tendo em vista que 86% das pessoas pesquisam online sobre um produto, segundo dados do Provokers realizada em 2018, caso sua resposta seja NÃO para a pergunta que fizemos, sugerimos repensar a implantação do Delivery para o seu negócio; não só para alavancar suas vendas mas também para atingir mais público que atualmente.

É sabido que um aplicativo ou site Delivery permite levar seu produto até a casa do cliente, proporcionando mais comodidade e praticidade. Sem contar a economia para empresa, afinal, dentro do restaurante é preciso dispor de mesas, talheres, atendimento etc. No Delivery, com alguns cliques o cliente já fecha o seu pedido.CTA para baixar o ebook de delivery

Diante disso, a Teknisa oferece uma solução eficaz e personalizável para os gestores. Com o Odhen Delivery by Teknisa, as informações do site são integradas com a frente de caixa do estabelecimento junto à gestão automática do pedido para a fila de produção da loja mais próxima; ou disponível no horário de atendimento. Além disso, é possível:

  • Acompanhar a situação do pedido e envio do cupom pelo e-mail cadastrado pelo cliente;
  • Disponibilizar mais de uma forma de pagamento;
  • Cadastrar os produtos disponíveis para entrega e permitir observações por parte do cliente;
  • Calcular a previsão de entrega;
  • Promover campanhas e promoções pelo site.

Conheça mais soluções de Delivery da Teknisa clicando aqui.

2- Crie sorteios por meio das redes sociais

As plataformas online têm sido uma interessante porta de entrada para as empresas que desejam aumentar a visualização do seu produto. Na Black Friday não é diferente! Os produtos na vitrine virtual com melhores descontos atraem um público mais significativo.

Uma boa forma de atrair mais clientes para o seu site é oferecer sorteios; por exemplo, um prato de sua especialidade. Mas não se esqueça de pedir as informações dos seus clientes, aproveitando esse momento para estreitar o relacionamento. Por meio de formulários, solicite e-mail, telefone de contato etc, para que você possa entrar em contato e oferecer mais produtos futuramente com base na experiência de compra.

3- Ofereça combos especiais

Essa data também é uma ótima oportunidade para movimentar o estoque! A ideia aqui desse tópico, é basicamente selecionar produtos específicos — ou até mesmo intercalar com aqueles que tiveram uma saída mais baixa durante um determinado período — e criar um combo promocional para os clientes.

Explore a criatividade e crie combos diferenciados, como por exemplo: combo de bebidas e porções ou produtos que estejam mais ligados ao perfil do seu público.

4- Faça o cliente querer voltar a comprar os seus produtos

Um cliente fiel, não tem preço! Qual gestor que não deseja que o seu consumidor volte e dê prioridade para o seu produto? Para que isso ocorra, investir em um atendimento diferenciado faz toda a diferença.

Diante disso, contar com auxílios tecnológicos pode ser uma ótima opção. Tanto para controlar o fluxo de clientes quanto para garantir um atendimento mais ágil e prático. Com o sistema de Ponto de Venda – PDV da Teknisa, por exemplo, você adquire uma visualização do status das mesas de seu restaurante, das mesas que estão liberadas para novos clientes e das reservas que foram feitas.

Também é possível verificar os clientes que estão há um tempo sem realizar os pedidos, facilitando a rotina dos garçons para que ofereçam novos produtos da casa. O sistema de ponto de vendas da Teknisa permite controlar todos os caixas a partir de um único servidor, facilitando a administração de informações e garantindo toda a segurança para os consumidores .

Embora um atendimento ágil seja relevante e satisfatório para os clientes, é muito importante que o restaurante tenha um controle de entrada e saída dos mesmos; principalmente em datas sazonais como a Black Friday, onde se espera um fluxo maior de pessoas.

Para isso, uma outra solução Teknisa voltada para o controle de fluxo de clientes, é a utilização do sistema de catraca, onde é possível analisar a quantidade de entradas por pessoa, além do horário permitido para circulação dentro do estabelecimento. Na saída, também é capaz de integrar a catraca ao balcão e ao pagamento do cliente.
Conheça um pouco mais sobre as soluções Teknisa, e veja como comercializar produtos por meio de diferentes modalidades de venda com agilidade, praticidade e do seu jeito.

Curtiu o conteúdo? Não deixe de compartilhar nas redes sociais e dizer o que achou nos comentários. 🙂

2018-12-07T10:18:07+00:0017 de outubro, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

sete + 19 =