O marketing digital é um assunto que pode até parecer simples se for definido ao pé da letra. Mas na realidade, executá-lo com eficiência nem de longe é uma tarefa fácil e por isso, empresas têm investido alto em explorar as oportunidades que os meios digitais oferecem.

Simbolizando a transformação da comunicação e a maneira em que marcas e consumidores se relacionam, o marketing digital hoje é indispensável às empresas que desejam ter notoriedade em seus meios, pois suas ações vão muito além de anunciar e realizar vendas, o que se busca é a proximidade com o público para que assim, seja possível entendê-lo e atender suas demandas.

Tendo em vista o alcance e dinamismo absurdos da internet, pode-se dizer que o marketing digital, quando bem executado, é um dos artifícios mais poderosos que se tem atualmente.

Mas como realizá-lo com eficiência? Basta apenas ter ações no ambiente online?

Descubra agora 5 estratégias incríveis do marketing digital!

Doutores da web cinco estratégias incríveis do marketing digital

Inbound marketing

Sensação do mercado, é o novo modo de pensar o relacionamento entre emissor e receptor.

O inbound marketing consiste em direcionar conteúdos que possam ser relevantes à persona da marca, fazendo com que ela primeiro se interesse por eles e tenha identificação com os princípios da empresa, para depois vir a consumir algum produto.

Diferente do famoso marketing tradicional que utiliza de uma linguagem imperativa dizendo ao público que ele ‘’precisa comprar aquilo’’, o inbound já vai por uma rota diferente, buscando entender com maior profundidade o perfil do consumidor atingindo-o na sua real necessidade através de uma comunicação leve, fazendo a venda parecer mero detalhe.

Marketing de Posicionamento na Internet – MPI

O MPI foi criado pela empresa de marketing digital Doutores da Web e se o assunto for visibilidade e aumentar as vendas, é uma estratégia indispensável!

Baseando-se nos princípios de SEO, a Doutores da Web os direcionou para produtos e serviços, ocupando um nicho que até então era desconhecido.

O MPI tem a missão de posicionar empresas, produtos e serviços no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing de maneira totalmente orgânica. Na prática, funciona assim:

A empresa que deseja ter visibilidade na internet procura a Doutores da Web a fim de aplicar o MPI em seu negócio, em seguida, é levantado quais são os termos e palavras-chave que melhor se encaixam àquele segmento e a partir disso, seu site é posicionado entre os 10 primeiros resultados da busca por grau de relevância.

Adotar estratégias como o MPI da Doutores da Web é essencial a quem visa atingir novos públicos, tendo em vista que segundo estudos, os primeiros resultados orgânicos possuem até 21% mais acessos que os demais.

Mais sobre MPI e Doutores da Web.

CRM

Lembra quando lá no comecinho foi citada a importância da relação com o público no marketing digital? Pois é, aqui ela é comprovada!

Customer Relationship Manager é responsável por gerir a relação com o público, logo, tem impacto direto nas estratégias de marketing, vendas, atendimento e outros setores, tendo em vista que cliente é a principal peça que move um negócio.

Softwares CRM armazenam dados sobre cada consumidor, o que permite assertividade na abordagem, seja para atendimento ao cliente, pós e venda. As principais vantagens de utilizá-los são:

  • Maior conhecimento sobre o negócio;
  • Planejamento estratégico mais preciso;
  • Mensuração de resultados facilitada;
  • Aumento de vendas;
  • Fortalecimento de identidade da marca.

Tipos de CRM

Enterprise: Este sistema prima pela personalização para comportar todas as demandas e conseguir atender às demandas de empresas que atuam em nichos bastante específicos.

PME: As soluções PME são interessantes a empresas menores que trabalham com menos especificidades e mais agilidade, sendo, inclusive mais barato que o enterprise por possuir menores personalizações.

Mídias Sociais

Elas são as mais óbvias dentre as citadas, porém, há quem as subestime. Inacreditável, não é mesmo?

Ao marketing digital, as redes sociais são os canais perfeitos para fortalecer a relação com o público de maneira sútil e gerar troca de informações que podem ser relevantes ao direcionamento de uma compra futura.

Outra peculiaridade que somente elas possuem é: o famigerado conteúdo viral!

Pensando em ‘’causa’, um dos pilares do engajamento, isto é, criar conteúdo em cima de assuntos em alta e assim espalhar mensagens, as redes sociais conseguem fazer isso como ninguém!

Pensando em audiência e das formas que elas podem ser usadas, seja para anunciar, informar ou só passar o tempo, as mídias sociais hoje possuem cadeira cativa em qualquer empresa que utilize o marketing digital corretamente.

Guest Post

Como o próprio nome sugere, essa estratégia se baseia em publicações feitas por uma empresa e postadas na página de parceiros. Guest post são essenciais para espalhar os conteúdos a novos públicos e ainda elevar a credibilidade da empresa.

Geralmente, são materiais ricos produzidos para blogs a fim de trazer valor ao leitor e expandir a rede de contatos.

Marketing digital significa estar atualizado

Todas as estratégias úteis ao marketing digital compreendem que o mundo se modificou e com ele, o modo em que se atinge o público também.

Com o conceito de ‘humanidade’ em alta, os consumidores não se contentam mais em apenas comprar um produto ou aderir um serviço, eles se interessam pelo o que pensam as empresas,  ideias que transmitem e como se posicionam no mercado.

Por agir baseando-se nos princípios descritos e fortalecer a relação com o público, o marketing digital se prova como elemento crucial, eficaz e inovador às empresas.

Quer saber mais? Conheça os canais da Doutores da Web: Site, FacebookTwitterYoutube, LinkedInPinterest, LoveMondays e Blog.

*Este conteúdo é um guestpost e foi produzido pela equipe Doutores da Web.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂