Como a comanda eletrônica pode fidelizar clientes?

Prestar um bom atendimento e fidelizar clientes é praticamente obrigatório em qualquer estabelecimento. Até porque, caso não seja realizado, a probabilidade do gestor perder clientes, além de consumidores que sequer conhecem o local, são grandes.

Deste modo, o que você, enquanto líder, tem feito para garantir uma experiência positiva com o atendimento? Investe na capacitação da equipe ou em tecnologias apropriadas?

Em tempos de consumidores cada vez mais atentos e exigentes, é essencial se atentar a estratégias para, principalmente, fidelizá-los. Além de, claro, manter a constante satisfação com o bar, restaurante ou lanchonete.

Quer saber como a tecnologia pode te auxiliar com a fidelização dos clientes? Continue acompanhando o nosso post de hoje para descobrir. 🙂

O que pode comprometer a fidelização de clientes?

Fidelizar cliente faz parte do processo de qualquer estabelecimento. Inclusive, pode-se dizer que é a principal meta de todo gestor que presta algum tipo de serviço.

No caso do cenário de alimentação fora do lar, o cenário não é diferente.

É sabido que 58% dos consumidores não voltam à uma empresa após vivenciarem uma experiência ruim. Sabendo disso, cabe aos gestores buscarem por estratégias que evitem o descontentamento que acarreta no prejuízo financeiro do estabelecimento.

Uma das principais causas de reclamações em restaurantes, além da atraso na entrega no pedido, são as informações no cardápio.

Segundo José Worcman, sócio diretor da empresa especializada em auditorias de qualidade, OnYou, garçons desinformados contribuem a favor de uma experiência ruim.

“O segundo erro é quando o próprio cardápio está desatualizado e não condiz com as ofertas reais. Em ambas as situações, o ideal é treinar os funcionários e fixar avisos complementares no menu.”, completa o profissional.

Ou seja, aqui, estamos lidando com um erro comum em vários restaurantes e que pode ser evitado. Principalmente por meio da capacitação das equipes e da adoção de sistemas para restaurantes.

Como a tecnologia pode auxiliar a fidelizar clientes?

Soluções de automação comercial são desenvolvidas para aprimorar o atendimento.

Quando falamos das funcionalidades do PDV (ponto de venda), podemos destacar a utilização do sistema de comanda eletrônica como essencial para evitar problemas com as informações do cardápio.

Vamos supor que o garçom irá atender consumidores que estão no estabelecimento pela primeira vez. Nesse momento, é comum que surjam dúvidas sobre as opções do cardápio, seja sobre a disponibilidade dos itens ou até informações mais específicas.

Sendo assim, se o garçom não souber responder às perguntas rapidamente, é mais tempo gasto com o atendimento. E o que isso significa?

  • Mais tempo para que o pedido seja feito;
  • Demora no atendimento às outras mesas;
  • Atraso durante a entrega de outros pedidos já prontos;
  • Pedidos chegam errados à mesa.

Sem contar que, se o garçom depende da equipe da cozinha para confirmar uma informação, ele precisa se deslocar por todo o espaço, o que também gera mais gasto no tempo.

Sabendo que a dificuldade nas informações dos cardápios contribui para uma experiência negativa, é essencial contar com soluções que auxiliem toda a equipe. É o caso das ferramentas de automação comercial, conforme citado anteriormente.

A comanda eletrônica permite que o garçom realize o atendimento utilizando um tablet. Isto é, fazendo uso de uma tecnologia que torna o acesso mais ágil, já que é possível consultar todas as informações necessárias em tempo real.

E o mais importante: sem que o atendente tenha que deixar a mesa.

Isso sem contar que os pedidos podem ser enviados diretamente por meio da comanda eletrônica, evitando deslocamentos e até a perda dos impressos. O sistema também permite o pré-cadastro de clientes, que permite mais personalização na entrega, além de uma experiência mais positiva ao consumidor.

O momento de investir é agora!

As comandas eletrônicas proporcionam o acesso a informações de forma mais ágil, possibilitando que o garçom realize um atendimento mais eficaz.

Por isso, para a retenção de cliente, conte com sistemas para restaurantes adequados para essa finalidade. Invista em performance e aumente a lucratividade do seu estabelecimento!

O que você achou do conteúdo? Não se esqueça de contar pra gente nos comentários. Esperamos ter ajudado. Até a próxima! 🙂

Ficou interessado na solução de automação comercial aqui apresentada?
Converse com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas. O investimento vale a pena em curto e em longo prazo!

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

 

2019-04-03T16:55:07-03:0022 de março, 2019|Automação Comercial|

Deixar um comentário

19 + dezessete =