Como a conciliação de cartão evita prejuízos à sua empresa?

Em tempos de reaquecimento do mercado e da economia, é essencial estar preparado para o aumento das vendas. E, a conciliação de cartão, é uma das funcionalidades que você conhecer para implementar em seu estabelecimento de food service.

Em 2018, o setor de alimentação fora do lar obteve um crescimento de 3,5%, mesmo apesar de fatores como a greve dos caminhoneiros, que impactou o faturamento do mês de maio. O dado divulgado pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) nos revela que, de fato, o mercado de food service tem voltado a se fortalecer.

Com o ritmo acelerado das vendas no segmento de alimentação fora do lar, é fundamental contar com o apoio das máquinas de cartão de crédito e débito. Até porque, também em 2018, cerca de 14,3% a mais de compras foram realizadas por meio desses dispositivos.

Sabendo disso, aqui vai uma pergunta: o seu estabelecimento está preparado para lidar com a constante demanda? Caso sim, como você realiza o controle das vendas que entram quando o pagamento é realizado com o cartão de crédito ou de débito?

No texto de hoje, vamos falar sobre como a conciliação de cartão surge para simplificar o controle do seu estabelecimento de food service. Saiba mais logo abaixo.

Apuração de vendas: tempo além do necessário?

Vamos supor que, em seu restaurante, bar ou lanchonete, foram realizadas diversas vendas em um determinado dia. E que, além disso, a maioria dos clientes pagou utilizando cartões de crédito ou de débito.

Ao fim do expediente, é provável que você queira conferir cada cupom de pagamento e se os valores foram devidamente computados.

É preciso apurar os extratos das operadoras de cartões com as vendas efetuadas nas lojas, sejam físicas ou virtuais. Também é necessário se atentar para compras à vista ou a prazo, é necessário verificar também cancelamentos de compras; estornos e ainda administrar todas as bandeiras usadas em seu estabelecimento.

No entanto, a verdade é que esse processo leva mais tempo do que parece, e pode não garantir a assertividade dos cálculos.

Isso porque, muitas vezes, a conferência é realizada de forma manual, ou por meio de planilhas. Ou seja, demanda muito mais tempo se comparado com a atividade feita por uma ferramenta automatizada. Isto é, específica para o segmento.

Além do mais, o tempo que hoje é disponibilizado para isso, pode ser muito melhor aproveitado com outras funções, igualmente importantes.

Mas em meio a tantas transações, como conferir se os valores cobrados estão compatíveis com os que de fato foram feitos?

É nesse contexto que ressaltamos a conciliação de cartão como principal aliada. Por meio da ferramenta, você otimiza a conferência de valores, evita prejuízos e até fraudes. Continue acompanhando! 🙂

O que é conciliação de cartão?

A conciliação de cartão é a verificação dos recebimentos entre cartão de débito, crédito, benefício e bancário.
Existem vários tipos de conciliação e, esse termo, por si só, já significa um procedimento de conferência que pode ser feito tanto manual quanto automaticamente.

Essa atividade feita sem a ajuda de um software funciona, na maioria das vezes, da seguinte forma: você confronta todas as operações efetuadas no mês; com a cobrança do banco; levando em consideração as transações feitas, as taxas negociadas e, ainda, os valores cobrados de aluguel da maquininha e compara os valores.

É importante ressaltar que nem sempre o banco responsável pela cobrança aponta detalhes da mesma; como datas e taxas exatas. Por isso, esse procedimento pode ficar bastante confuso.

Partindo do pressuposto que uma empresa de varejo de alimentação precisa administrar milhares de pagamentos efetuados, ter um software para varejo responsável por essa funcionalidade significa otimização de tempo. Uma vez que a ferramenta faz todo o cálculo para você, gerando o valor total automático.

No entanto, é preciso apenas conferir os valores e verificar se eles estão divergentes ou se estão de acordo.

Existem softwares especializados em conciliação de cartão que realizam a atividade de forma automática, gerando ganho de produtividade para a equipe responsável; além de controle rigoroso de todo o processo; com o intuito de evitar falhas e tornar seus métodos financeiros muito mais eficientes.

Mas atenção, muitos profissionais deixam para fazer o controle financeiro inteiro no fim do mês. O ideal é fazer essa administração semanalmente ou até mesmo diariamente para evitar acúmulos.

Softwares específicos permitem visualização diária de todas as informações necessárias para a conciliação. Confira abaixo um vídeo sobre como a solução de automação comercial pode auxiliá-lo com a conciliação de cartão.

Vamos investir na solução?

Mais uma vez, a tecnologia surge como uma aliada, proporcionando ferramentas que otimizam sua gestão. Sabendo disso, nem é preciso dizer o quanto é importante investir, certo?

O que você achou do conteúdo? Acredita que o texto foi útil para a percepção de novas estratégias em seu negócio? Não deixe de comentar abaixo e nos contar como foi sua leitura. Até a próxima! 🙂

Ficou interessado na solução apresentada no texto?
Então, não perca tempo! Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

[super_form id=”33469″]
2019-04-03T16:32:25-03:0030 de janeiro, 2019|Automação Comercial|

Deixar um comentário

três + 10 =