Teknisa://Consultoria de Processos: quando e por que investir?

Consultoria de Processos: quando e por que investir?

Em tempos de instabilidade financeira e grande concorrência, os gestores têm investido em várias soluções para se destacar no mercado e aumentar seu faturamento. A consultoria de processos, por sua vez, é uma destas verticais.

O fato é que, imersos em suas atividades diárias, tanto os gestores quanto os colaboradores podem encontrar dificuldades em identificar lacunas na empresa. Em outras palavras, a visão torna-se “viciada”, impedindo que os problemas sejam percebidos e, consequentemente, solucionados.

É como quando se produz um texto e o autor o lê repetidas vezes. A princípio, quem escreveu pode até perceber alguns pontos de ajustes, mas em determinado momento, os erros passam despercebidos.

Então, qual a estratégia que o autor adota para validar o seu texto?

Ele pede para que outra pessoa o leia. Dessa forma, o leitor beta poderá perceber quais melhorias devem ser aplicadas ao texto. Seja em termos gramaticais ou de coesão.

Este raciocínio se aplica quando falamos sobre consultorias de processos. Mas, antes, vamos dialogar um pouco mais sobre essa ação que tem sido uma vertente de destaque no mercado.

Acompanhe-nos! 🙂

Consultoria de processos: quando?

Vamos voltar ao cenário descrito anteriormente, da completa imersão nos hábitos e rotina da organização. Um panorama rotineiro, diga-se de passagem.

Porém, aqui vai uma pergunta: o quanto você, que é gestor, colaborador ou tomador de decisão, está imerso na cultura da sua empresa?

Seja qual for a resposta, é muito provável que alguns fatores, como rotina e atribuições, contribuam para que os profissionais encontrem dificuldades em perceber as lacunas da companhia.

No entanto, surge outro questionamento: qual o momento mais propício para se investir em consultoria de processos? Antes do gestor, ou responsável, tomar a decisão de adotar o serviço de consultoria, é necessário que ele possua em mente alguns tópicos de análise:

  • A metodologia de trabalho encontra-se alinhada?;
  • O nível de produção da equipe é satisfatório?;
  • O faturamento é proporcional ao trabalho aplicado à empresa?;
  • Como posso otimizar processos e agregar mais qualidade à organização?

A partir dessas premissas, o profissional saberá qual o momento exato de contar com a consultoria de processos. Em contrapartida, se o gestor não souber responder a essas perguntas com facilidade, é necessário que o momento seja propício para uma análise externa.

Claro que o o momento vai variar de empresa para empresa, a depender da real necessidade de cada uma.

Reforçando que, muitas vezes, existe dificuldade para perceber qual é o momento ideal para uma consultoria.

O que o serviço de consultoria oferece aos profissionais de uma empresa?

Se investir em consultoria de processos surge como solução à sua empresa, é importante entender quais suas ações.

O profissional externo primeiramente fará parte da rotina da empresa para que ele possa observar o dia a dia de cada equipe. A partir daí, serão feitas avaliações de cada processo, e o parecer surge no momento da entrada dos resultados.

Dentre algumas devolutivas, podemos destacar algumas mais importantes como:

  • Realização de um levantamento inloco nas áreas envolvidas;
  • Desenho dos processos atuais;
  • Identificação dos pontos críticos a serem melhorados;
  • Desenho dos processos propostos – que induz às melhores práticas;
  • Identificação dos pontos de atenção;
  • Sugestão de projetos para implantação dos processos propostos;
  • Preparação do material a ser entregue ao final do trabalho.

É essencial que os gestores tenham conhecimento dos resultados, até mesmo para que as medidas sejam providenciadas em tempo hábil.

Lembrando que estamos dialogando sobre um mercado competitivo, ou seja, cada decisão deve ser tomadas rápida e assertivamente.

Quais são os resultados esperados?

Perante a decisão estratégica de investir em consultoria de processos, também é importante saber quais resultados o serviço agrega à sua empresa.

Vamos enumerar quais são?

  • Mapeamento dos processos atuais da empresa;
  • Identificação das oportunidades de melhoria;
  • Comparativo do processo atual da empresa X melhores práticas do mercado.

Muitos benefícios, certo?

Por isso, o olhar de um profissional externo, imparcial e ciente das metas da empresa é uma estratégia que tem sido adotada por gestores dos setores de alimentação fora do lar.

Este cenário se comprova por meio do resultado da pesquisa, Cenário Food Service 2018, aplicada pela Teknisa. Segundo o levantamento realizado, 70,2% dos empreendedores responderam que estão interessados em consultorias especializadas.

Esse dado nos revela um pouco sobre o comportamento dos gestores a nível de mercado.

Conclusão

A consultoria de processos é uma ação pertinente e que auxilia as empresas a encontrarem erros no fluxo interno, que podem gerar transtornos. Além disso, o mapeamento de cada área possibilita a otimização nas atividades de cada colaborador, que contribuem, inclusive, para o aumento do faturamento.

O interesse surge, sobretudo, quando relacionado às melhores práticas de mercado para gestão mais eficiente da operação de estoque, de planejamento e da área de compras.

O momento propenso deve ser avaliado pelos próprios gestores, no entanto, recomenda-se que o acompanhamento seja incluído na cultura da empresa. Dessa forma, garante-se o acompanhamento, ainda que esporádico, que gera dados tão essenciais aos gestores.

Gostaria de saber mais sobre o serviço de Consultorias de Processos da Teknisa Service? Entre em contato com um dos nossos consultores e comece já a otimizar os processos da sua organização.

O que achou do artigo? Queremos saber a sua opinião. Comente! 🙂

2018-07-13T17:24:13+00:0027 de junho, 2018|Consultoria e Serviços|

Deixar um comentário