Você já parou para pensar nas vantagens da terceirização da Folha de Pagamento?

Sabemos que administrar uma empresa requer muitos cuidados.

É como um desafio diário, em que os gestores devem se atentar a cada detalhe para evitarem que algo saia do controle, causando prejuízos financeiros.

No entanto, por mais organizada que uma empresa seja, sempre é possível aprimorar ainda mais a sua gestão. Principalmente se os tomadores de decisão têm buscado mais resultados à receita.

Mas, como melhorar processos, com a gestão da folha de pagamento, por exemplo, e torná-los mais práticos e econômicos? Continue acompanhando o post! 🙂

terceirização da Folha de Pagamento

Gestão da Folha de Pagamento: burocrática?

Cuidar da Folha de Pagamento é um processo muitas vezes burocrático na visão dos profissionais.

Isso porque são vários os detalhes que devem ser considerados, incluindo obrigações fiscais que não podem ser ignoradas e até a desoneração da Folha de Pagamento.

Basicamente: inúmeras regras a serem seguidas, certo?

Outro ponto que necessita de atenção é o custo para se manter um setor de Departamento Pessoal, ou administrativo, que geralmente lidam com essa demanda.

Em se tratando de uma empresa de grande porte, por exemplo, devem ser contratados pelo menos quatro profissionais para gerenciar a Folha de Pagamento de forma produtiva.

Mas, convenhamos que, pensando como gestor, isso pode comprometer o orçamento da organização, certo?

Além disso, é essencial que a empresa foque em seu core business, isto é, nas estratégias de sua área de negócios, evitando desgastes com as rotinas administrativas. Tudo isso pensando em potencializar a performance da equipe.

Diante destes desafios, os empresários e diretores devem pensar em como otimizar cada processo, sempre buscando por mais resultados em gestão.

E uma forma de melhorar e facilitar o controle da Folha de Pagamento é investir em um BPO.

Quer saber mais? Continue acompanhando abaixo!

O que é BPO?

Você já ouviu falar em BPO?

O termo é a sigla de Business Process Outsourcing, e pode ser definido como a terceirização de processos de negócios em uma empresa.

O principal objetivo do BPO é cuidar de atividades que não sejam a core business da organização, otimizando o tempo dos gestores e a produtividade da equipe.

Outro ponto importante dessa metodologia é que terceirizar os processos também reduz custos, já que o serviço é mais em conta do que a contratação de profissionais em sua empresa, contribuindo até mesmo para uma melhor saúde financeira da gestão.

E é exatamente isso que o BPO de Folha de Pagamento, por exemplo, propõe:

  • Otimização dos processos;
  • Melhor organização das demandas;
  • Redução dos processos operacionais;
  • Diminuição de custos com mão de obra.

E não só o BPO de Folha de Pagamento. Vários outros processos podem ser terceirizados, tornando a gestão da empresa ainda mais simples!

Por que investir em um BPO?

Como dito anteriormente, o BPO surge como uma solução para tornar o controle de processos ainda mais prático.

Sabemos que no dia a dia, com o intenso ritmo de atividades, muitos líderes e colaboradores não percebem erros ou maus hábitos nos processos.

Isso ocorre porque a equipe já está viciada na cultura da empresa, de forma que é mais difícil identificar o que tem dado certo e o que deve ser melhorado na organização.

Outra situação que pode ocorrer é o desvio de atenção aos processos administrativos, que podem ocupar mais tempo dos responsáveis do que deveria.

Nesse cenário, o BPO surge como um facilitador, já que ele cuida das atividades diárias com uma metodologia mais estratégica, funcionando como uma consultoria empresarial.

Assim, é possível que a empresa contratada, além de perceber o que pode ser melhorado em sua organização, contribua com melhorias e sugira novas formas de lidar com o negócio. Estratégia essencial até mesmo para a vida útil da empresa, certo?

BPO para terceirização da Folha de Pagamento: mais organização dos processos…

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o BPO, é hora de pensar em como essa adoção pode ser estratégica à sua empresa.

Isso, principalmente, se a terceirização de processos fizer parte do seu planejamento.

Imagine poder contar com uma solução que torne a gestão da Folha de Pagamentos menos burocrática? Esse é o papel do BPO em sua empresa.

O BPO de Folha de Pagamento otimiza a rotina dos gestores e colaboradores do Departamento Pessoal, otimizando tempo com as tarefas diárias.

Por meio do serviço terceirizado, as empresas podem contar com outra organização para gerenciar as atividades do setor de DP, como por exemplo:

  • Admissão;
  • Envio do e-Social;
  • Obrigações Legais;
  • Recibo de Pagamentos;
  • Controle de Afastamentos;
  • Acompanhamento das Convenções e Acordos Coletivos;
  • Cálculos e Controles de Folha de Pagamentos, Adiantamentos, Férias, 13º Salário e Rescisões.

Ou seja, rotinas diárias e que levam tempo para serem realizadas, certo?

Vale lembrar que cada atividade exige uma atenção redobrada dos colaboradores responsáveis, de forma que o envio e o processamento das informações incorretas podem gerar prejuízos à sua empresa.

Dessa forma, terceirizando o processamento de Folha de Pagamento, todas essas tarefas passam a ser executadas por profissionais externos qualificados por meio de softwares de gestão, e o que é melhor: em menor tempo.

Vale destacar que as informações (KPI’s) são disponibilizadas a partir de metodologias de entrega que são realizadas por meio de relatórios e indicadores de BI (Business Intelligence), em tempo hábil para a tomada estratégica de decisão.

Outro ponto importante é que todo esse processo é acompanhado pelo gestor, no caso, o contratante.

Isso significa ele poderá entrar em contato a qualquer momento com a empresa contratada através de um portal de atendimento, seja para acompanhar o processo ou para sanar dúvidas sobre alguma informação.

CTA para baixar o ebook sucesso na tercerização

E mais economia à empresa!

É fato que, como qualquer outro setor em uma empresa, o Departamento Pessoal pode gerar muitos gastos aos diretores e líderes.

Colocando na ponta do lápis os custos com remuneração, férias, 13º salário, dentre outras contribuições fiscais, é possível visualizar que é necessário lidar com valores que muitas vezes podem ser altos aos gestores.

Isso levando em consideração que, em uma empresa de grande porte, serão necessários pelo menos dois profissionais da área para lidar com todas as atividades do DP. Sem mencionar que também será necessário um espaço físico na organização para alocar esses colaboradores.

Terceirizando o processo de Folha de Pagamento, os gestores economizam em mão de obra e também em infraestrutura.

Além disso, a empresa também irá economizar em licenciamento de softwares de gestão, já que, contando com a solução de BPO, a própria empresa contratada irá gerir as informações utilizando seu próprio sistema.

É só fazer as contas para visualizar a economia!

Conclusão

Diante de tantos processos classificados como burocráticos pelos gestores, contar com um BPO de Folha de Pagamento contribui para uma gestão ainda mais apurada, tornando o controle mais prático e reduzindo custos com contratações.

Dessa forma, a empresa interessada na solução:

  • Otimiza a gestão das atividades diárias;
  • Conta com uma equipe qualificada para as tarefas;
  • Economiza em contratações e em estrutura para o setor de DP;
  • Evita gastos com investimentos em softwares de gestão de Folha de Pagamento.

Quer saber mais sobre a solução? Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

Não se esqueça de comentar abaixo o que você achou do conteúdo. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Quer saber mais sobre a terceirização da Folha de Pagamento?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.