O consultor em gestão de processos entende mais da minha empresa do que eu?

Quem poderia saber mais sobre a sua empresa que do que você, não é mesmo?

No entanto, contar com o auxílio de um consultor em gestão de processos pode, não apenas aprimorar a performance da organização, como também aumentar a sua receita, já que contribui para a redução de custos.

Em uma pesquisa realizada pela Teknisa, foi revelado que 70% das empresas de food service pretendem investir em serviços de consultoria. O objetivo é de, sobretudo, obter as melhores práticas do mercado, além da otimização de processos.

Essa estatística diz muito sobre as projeções do mercado de alimentação fora lar. Inclusive, esse posicionamento por parte dos gestores é coerente com um mercado cada vez mais volátil e competitivo.

Muito se especula sobre quais poderão ser os próximos passos, ou qual a estratégia que prevalecerá nos próximos anos. Como nem sempre é possível prever as inclinações do mercado, muitos gestores optam por investir em serviços de consultoria para alinhar processos de sua empresa, tornando-a apta para os próximos desafios.

Contudo, vamos voltar ao dado revelado pela pesquisa Cenário Food Service , realizada pela Teknisa. Aproximadamente 30% dos gestores afirmam que não irão investir em serviços de consultoria. Isso nos leva a pensar em três razões para que isso aconteça:

  • O gestor já está satisfeito com os resultados que sua empresa apresenta;
  • O gestor não quer investir em algo em que ele não acredita;
  • O gestor entende a importância mas acredita que irá pagar caro pelo serviço.

A boa notícia é que temos alguns argumentos para te convencer que o investimento não só é importante como também não tem que necessariamente ser dispendioso não precisa ser dispendioso. Continue nos acompanhando para descobrir! 🙂

Perceber os erros e acertos não é tão óbvio

Sabemos que o intenso fluxo de trabalho é comum às corporações dos mais diversos segmentos. Se estamos falando de um mercado permeado por uma ampla concorrência, é natural que muitas vezes a visão se projete mais em mudanças do que nas lacunas internas da empresa.

Dito isso, o que pode acontecer? Não sobra tempo para uma análise e um planejamento estratégico para aumentar a produtividade do empreendimento.

Outra questão inerente às empresas é a dificuldade dos gestores, e até mesmo colaboradores, em identificar os pontos de melhoria. Uma vez imersos na cultura, hábitos e vícios de uma organização, os envolvidos não conseguem perceber os ajustes que devem ser realizados em determinados setores como um todo.

É o mesmo raciocínio quando você compara duas situações para análise: se você está dentro de um contexto, a sua visão será de uma forma. Se está fora do cenário, terá outra perspectiva. O mesmo acontece com gestores e colaboradores em uma empresa.

E é nesse âmbito que a importância de contar com um consultor em gestão de processos se torna ainda mais estratégica.

É importante reforçar que o trabalho do profissional é fazer com que os gestores visualizem os erros e acertos da empresa, orientando-os a tomar providências em tempo hábil para suprir as possíveis lacunas.

O auxílio, muitas vezes, faz com que os líderes repensem estratégias e otimizem seus resultados. Mas, como isso acontece? Continue acompanhando para descobrir!

O consultor em gestão de processos te auxilia nas estratégias!

Vamos supor que você possua um estabelecimento de alimentação fora do lar e que os processos precisam ser revistos. Seja qual for a finalidade — aumentar o desempenho dos colaboradores, ou averiguar a quantidade de mercadorias no estoque — o serviço de consultoria consegue orientá-lo em cada etapa.

Dessa forma, o consultor em gestão de processos realiza um levantamento de dados relevantes na sua empresa para trabalhá-los em seu favor. Por meio do desenho dos procedimentos é possível visualizar as falhas da empresa, como por exemplo, um processo de atendimento mal executado ou um suporte não satisfatório.

Com a identificação dos pontos de melhoria, os profissionais orientam os gestores a adotarem soluções ou desenvolverem projetos para suprir determinada necessidade.

A disponibilização das informações levantadas aos gestores e líderes é de suma importância para a tomada de decisões.

Em contrapartida, você, que exerce um cargo de liderança, poderá auxiliar o consultor em gestão de processos com informações complementares, importantes para o desempenho e entrega do trabalho.

A equipe de consultores da Teknisa, por exemplo, oferece alguns serviços como:

  • Revisão de Receitas;
  • Auditoria de Estoque;
  • Consultoria em Processos.

 

Você sabia?

Por isso, o seu conhecimento sobre a sua empresa não é apenas importante, como indispensável para que o trabalho da consultoria seja desempenhado com excelência.

O consultor em gestão de processos detém o entendimento externo para te auxiliar a enxergar os processos com mais clareza. Em outras palavras: os profissionais não se sobrepõem um ao outro, e sim, se integram!

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores.

Curtiu o conteúdo? Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais! 🙂

2018-12-07T10:18:03+00:0024 de outubro, 2018|Consultoria e Serviços|

Deixar um comentário

16 + 8 =