Indústria Alimentícia e Gestão de Estoque: saiba como adquirir mais eficiência nos resultados

Organizar o estoque requer planejamento e, principalmente, lógica para evitar possíveis transtornos. Dentro deste cenário, o grande desafio para os gestores consiste justamente nessa administração, que exige atenção redobrada.

Levando esse fator para uma indústria alimentícia, é percebido que esses processos necessitam estar muito bem alinhados com o seu estoque, local que se não for bem organizado, pode trazer grandes prejuízos a uma empresa.

Mas, afinal, como gerenciar com eficiência essa logística e obter sucesso nos resultados? Acompanhe-nos para descobrir! 🙂

Rotina de processos e validações: qual a importância?

É sabido que existem processos obrigatórios que precisam ser seguidos por todas as indústrias alimentícias, com rotinas que variam de indústria para indústria, respeitando as particularidades de cada uma delas.

A Anvisa homologa e valida os processos das indústrias alimentícias, e são esses processos que passam pela validação.

“As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.

A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e serviço de alimentação, e também específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.”
Fonte: Portal Anvisa

Em vista disso, é importante procurar um software de referência e que já tenha passado por esse mesmo processo em uma empresa que você conhece.

Mas, atenção! Vale ressaltar que nenhum sistema é validado ou homologado pela Anvisa. O que é homologado é o processo de produção, que passa por dentro de várias etapas por um sistema.

Também é importante frisar que a homologação da Anvisa é realizada por uma empresa independente e deve ser contratada pelo cliente para tal procedimento.

Tecnologia e gestão de estoque: melhor aliada para o sucesso do seu negócio

As ferramentas de gestão, como assim as conhecemos, auxiliam as empresas a obterem um controle mais apurado dos fluxos de atividades, além de otimizarem o tempo com a coleta de informações e reduzirem custos.

Diante disso, dentro de uma indústria alimentícia, é importante ter um software que gerencie múltiplos estoques, seja de matéria-prima, de produto semiacabado ou acabado, estoque seco, refrigerado e até de embalagem. Também é essencial que o sistema gerencie todos os estoques, independente de quantos a indústria tiver, tais como: estoque mínimo e máximo, almoxarifados e centros de distribuição.

Com isso, é possível efetuar uma melhor escolha de compra, pois o sistema é capaz de saber exatamente o que é necessário, tornando as compras mais otimizadas com base no planejamento.

Também é importante ressaltar que existem sistemas que controlam o estoque cego. O que isso significa? A palavra correta seria: garantia.

Tendo um software para controle de estoque, é possível conferir se a quantidade de produtos no seu estoque físico corresponde ao número que está sendo comunicado no sistema. Dessa forma, é possível evitar desvios de forma a garantir um controle assertivo, resultados mais eficientes e ainda fomentar a redução de custos.

Agora que já dialogamos um pouco sobre os benefícios que a tecnologia proporciona, confira algumas funcionalidades que farão toda a diferença para os seus processos:

  • Rigoroso controle de estoque, considerando a validade das matérias-primas e o monitoramento de lotes;
  • Seguir com determinado insumo para a produção, caso ele esteja vencido. Assim como é muito mais ágil identificar um lote, se necessário;
  • Fazer tratativas mais assertivas, já que ele é administrado desde a entrada da matéria-prima na indústria, com o controle do inventário.

Recapitulando: esses cuidados, se tratados por meio de um sistema, resultam em diminuição de desperdício, menor quantidade de produtos vencidos no estoque e, consequentemente, mais economia para o seu negócio.


Esse conteúdo foi útil para você? Não deixe de compartilhar sua opinião com a gente nos comentários. Até a próxima! 🙂

2019-01-16T17:39:44+00:0010 de janeiro, 2019|ERP|

Deixar um comentário

10 + 14 =