A Copa do Mundo 2018 chegou e já tem agitado muitos bares e restaurantes. O evento, que acontece de 4 em 4 anos, movimenta paixões pelo futebol no mundo todo. Junto à ansiedade característica da época, devido a expectativa para os resultados dos jogos, os comes e bebes não ficam de fora.

Com isso, muitos torcedores se planejam para decidir o que fazer no dia das partidas da seleção. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) estima o crescimento de 12% de consumo com o Mundial.

Dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) também apontam que a expectativa é que 68% dos bares e restaurantes tenham suas vendas aquecidas.

Dialogamos recentemente sobre a importância do planejamento em datas sazonais. Na Copa, essa estratégia não é diferente; uma vez que os clientes buscam frequentemente por uma boa experiência.

Mas afinal, como aproveitar da época do mundial para extrair lucros reais e obter resultados expressivos no faturamento? Continue acompanhando o nosso post.

1- Se diferencie da concorrência

Visto que a concorrência entre bares e restaurantes é muito alta nessa época, o planejamento estratégico para sair à frente da concorrência torna-se ainda mais importante.

Desde um cardápio bem elaborado, até uma decoração caprichada: existem inúmeras alternativas capazes de elevar o nível do seu estabelecimento, seja ele qual for.

Os meios digitais, por exemplo, ajudam a destacá-lo por meio das buscas. Algumas plataformas do Google permitem um encontro mais ágil do seu bar ou restaurante. Assim, quando um usuário buscar por “Bares/restaurantes que vão transmitir o jogo do Brasil hoje”, sua empresa aparecerá nos resultados de pesquisa.

Outra plataforma são as redes sociais, que dão espaço para um maior engajamento do público por meio de interações com a marca. Portanto, planeje fotos e conteúdos criativos que chamam atenção e ainda melhorem sua presença online.

O planejamento de promoções também pode ser uma estratégia eficiente. Como: petiscos promocionais em jogos específicos, cartões fidelidade com recompensas até um determinado período, rodadas de bebidas com valor diferenciado, entre outros.

2 – Invista na criatividade

Dentro deste cenário, é comum que restaurantes e bares busquem por soluções para atrair um público maior e realizem adaptações personalizadas na decoração. Mais do que proporcionar um ambiente divertido nas cores verde e amarelo, muitos estabelecimentos têm ido além disso e adotado estratégias criativas para atrair e fidelizar os torcedores.

Um exemplo disso é a rede goianiense de restaurantes, Detroit Steakhouse, que lançou uma promoção com o objetivo de premiar os clientes durante a partida entre Brasil e Argentina. O rodízio de costela e aperitivos terão o valor de R$ 29,95 nas vitórias da seleção brasileira durante os jogos ou derrotas da Argentina. A promoção é válida em todos restaurantes da rede no Brasil.

Fábio Marques Júnior, sócio-diretor da rede, afirma: “Pensamos em uma ação mais ampla do que nosso calendário promocional com as datas tradicionais. Aproveitamos o evento para brincar com a maior rivalidade da América do Sul. Quando o assunto é futebol, e pretendemos atrair o público que deseja acompanhar o campeonato em um ambiente aconchegante e com um ótimo cardápio de comidas e bebidas, aproveitando novidades por tempo limitado”.

3- Elabore um menu especial

Como dito anteriormente, os ajustes nos cardápios durante a Copa é uma estratégia interessante para atrair clientes.

Avalie a possibilidade de oferecer um cardápio especial, procurando inovar na apresentação. Alguns jogos acontecerão pelo período da manhã, portanto, é importante pensar na adaptação dos cardápios para acolher os clientes. Como um café da manhã especial, por exemplo.

Quando perguntado aos torcedores as bebidas que vão acompanhá-los nos jogos; as respostas mais frequentes foram refrigerante e cerveja; a pesquisa foi feita pelo Think With Google.

Analise seu público e ofereça bebidas e outros produtos que harmonizem com os sabores oferecidos. Assim, fica mais fácil acertar nas escolhas e garantir a satisfação dos clientes.

4- Verifique o estoque

Vimos nesse post a importância de uma boa gestão de estoque e como ela otimiza de forma geral os processos de uma empresa.

O processo requer um planejamento assertivo, e, para isso, os softwares de gestão tornam-se uma ótima opção, além de garantir mais agilidade e evitar execuções manuais que dão abertura para erros.

Por meio do sistema Odhen da Teknisa, por exemplo, é possível realizar a baixa mediante às vendas do produto acabado ou matéria-prima. Outros benefícios também incluem:

  • Gerar relatórios de posição e movimentação de estoque atual e retroativo;
  • Localizar irregularidades e realizar ajustes;
  • Reduzir desvios de produtos;
  • Registrar saída de estoque com base nas vendas;
  • Calcular preço de venda subtraído, compra e custo de loja total;
  • Entre outros.

Uma vez que os clientes estão cada dia mais exigentes; um controle de estoque não só beneficia o estabelecimento; mas também gera uma economia de recursos para os gestores. Afinal, é possível verificar a rotatividade de itens dos cardápios e apuração de vencimento dos produtos.

Com isso, devido ao aumento de fluxo de pessoas nos restaurantes durante o período da Copa, esse controle é ainda mais importante; pois evita a sobra de produtos; ou pior: a “surpresa” de reservas vazias.

5- Simplifique o atendimento

É sabido que uma equipe bem treinada dentro dos restaurantes; além de garantir um bom atendimento; é uma porta de entrada para uma boa experiência do cliente.

Por outro lado, existem tecnologias presentes no mercado que visam auxiliar no atendimento, tornando-o mais ágil e prático. Como o KDS (ou Kitchen Display System); uma solução da Teknisa que elimina a utilização de impressora nos pedidos e ainda evita a perda dos mesmos.

Também é possível sincronizar os processos, evitando que a execução do pedido leve mais tempo que esperado. A verificação do status de cada pedido e medição da produtividade da equipe são outras opções valiosas do sistema.

Com isso, o atendimento é otimizado e as chances da fidelização; consequentemente; tornam-se maiores.

O conteúdo foi útil para você e agregou de alguma forma o seu conhecimento? Não se esqueça de deixar seu comentário. Gostaríamos de saber sua opinião! Para saber um pouco mais sobre as soluções Teknisa e/ou entender se os nossos produtos se aplicam ao seu negócio, clique aqui ou entre contato para conversar com um de nossos consultores. Estamos sempre dispostos a te auxiliar! 🙂