Mas o que é o tal Software CRM? Muita gente fala daquele velho conceito: foco no cliente, softwares que coletam, armazenam e cruzam dados, etc. Na prática o CRM é muito mais que isso. O Gartner Group considera o CRM uma estratégia de negócio, pois a ferramenta entende e antecipa as necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa. O Gartner é uma empresa de consultoria fundada em 1979, referência mundial na área de tecnologia, é reconhecida por guiar e anteceder as principais tendências na área de TI.

As mudanças ocorridas no mundo organizacional das empresas, a concorrência, as evoluções tecnológicas e de mercado, evidenciam a importância de ter um modelo de gestão que acompanhe todas essas mudanças e mantenha a empresa competitiva no mercado. Uma solução para isso, é a implantação de softwares CRM.

Com o CRM, conhecemos cada cliente/prospect individualmente, estando sempre um passo a frente dos seus desejos, necessidades e problemas, consequentemente cada interação é mais eficiente. Isso significa mais agilidade na solução de problemas, otimização da produtividade, gestão da equipe, mensuração e análise dos resultados.

Administração do processo de vendas, processos automatizados, empresa mais enxuta, informações centralizadas, são só alguns dos benefícios para a empresa que utiliza o CRM. E quem utiliza sabe, o CRM gera lucro em curto e longo prazo.

Ter um software de automação é sinônimo de redução de custos. Com a utilização de um sistema CRM, os procedimentos com papéis, elaboração de propostas e atualização de planilhas está extinto. Tudo é feito em um único lugar. O CRM é uma solução completa, que inova os processos e dá mais agilidade. Além de ser uma ferramenta facilmente acessível e editável, auxilia o time de vendas e o gestor com análises quantitativas e qualitativas de pessoas e trabalhos realizados.

As fases de um CRM relacionadas com o ciclo de vida de um cliente acontece mais ou menos assim:

adiquirir, aprimorar e reter

As funcionalidades do CRM constituem suas forças de vendas. Lead, Prospecção, Vendas, Indicadores, Criação de Compromissos e Atendimento são algumas delas. Com o software, é possível importar mailings, qualificar leads/prospects, registrar contatos, ter integração com a Receita Federal, agendamentos, elaboração de propostas, dentre várias outras soluções que direcionam o conhecimento da empresa, dando chances de satisfazer as necessidades dos clientes.

Quanto mais informações for possível cruzar, mais fácil será identificar as necessidades e planejar soluções adequadas para cada cliente. Isso só é possível utilizando um software CRM.

Escrito por Central de Vendas

Publicação de informações baseadas nos principais questionamentos dos nossos clientes. O conteúdo é pesquisado interna e externamente para garantir respostas relevantes e de cunho gerencial.

Ver todos artigos do autor