Compras do fim de ano: como preparar o meu estoque de maneira assertiva?

O grande fluxo de clientes que movimentam as compras no período de fim de ano é uma grande oportunidade para as empresas obterem lucro. Principalmente sob o efeito da crise, as compras devem ser feitas de acordo com um planejamento que avalie a movimentação de estoque, garantindo que apenas os produtos necessários, com base na demanda, sejam adquiridos.

Dentro desse cenário, deve-se ficar atento à quantidade de mercadorias no estoque para que, na hora da venda, não haja problemas; como é o caso da falta de produtos. Com uma análise dos dados de compras anteriores, por exemplo, datas de entrega e prazos de validade, a empresa pode garantir as melhores condições de compra.

Dialogamos um pouco neste post sobre o Black Friday, a respeito de como é interessante verificar antecipadamente a rotina de compras dos seus clientes para selecionar os produtos que tiveram mais saída durante o ano. Portanto, para que a falta de mercadorias não ocorra, planejar o controle de estoque é de extrema importância.

Saiba mais sobre controle de estoque e dicas de economizar tempo e dinheiro clicando aqui.

Reduzir os gastos de compras pode tornar os lucros ainda maiores. Ao comparar os dados com diversas variáveis que interferem no preço, tais como o rendimento de produtos, prazos, pedidos e custos de fornecedores, fica mais fácil tomar uma decisão rentável para sua empresa, qualificar os parceiros, melhorar a negociação e observar os relatórios gerenciais do volume de compras da organização.

Em épocas com um grande volume de clientes, como o fim de ano, por exemplo, estar atento a esses dados para planejar um estoque condizente com essa demanda é fundamental. Mas afinal, como apurar esses dados de forma assertiva e prática e ainda facilitar a tomada de decisão? Continue nos acompanhando para saber mais! 🙂

Falta de estoque quando há alta demanda é problema grave

Quando a empresa não reconhece um desfalque em seu estoque e as vendas continuam sendo realizadas, é preciso cancelar os pedidos após a compra ser efetuada. Para o cliente, isso é um transtorno que pode redefinir o relacionamento que ele tem com a sua marca.

Um exemplo disso é o Black Friday no Brasil. Em 2016, a taxa de queixas por produto cancelado foi de 35,6%. Para solucionar parte dessas reclamações, é essencial ter um controle adequado dos estoques e das compras.

Ao manter apenas aqueles fornecedores que trazem o retorno esperado quanto às entregas, bem como os que cumprem os valores negociados (bloqueando-os quando houver divergência), garante-se o alcance da meta orçamentária.

Aumente a competitividade e a redução de custos no processo de estocagem

Buscar melhorias em gestão por meio de inovações e ferramentas que contribuam para a realização das operações dos estoques, permite a uma organização mensurar seu desempenho e analisar a possibilidade de economizar em armazenagem.

Como este é um investimento financeiro, a gestão de estoques deve ser realizada com eficiência no que se refere a inventários de seus armazéns, focando na redução de custos totais, e na utilização de parâmetros especiais para cálculo de quantidades, de deslocamentos de recursos, de armazenagem e de distribuição; bem como determinação de pontos de ressuprimentos (PR) e formação de preços de venda sugeridos para produto acabado.

Por meio da integração com a solução de compras da Teknisa, e a partir de um orçamento financeiro, os fornecimentos são efetuados de maneira planejada e automática, inclusive com a possibilidade de confrontação de quais mercadorias foram pedidas com quais foram recebidas.

Com um bom software em mãos, controlar as retiradas dos diversos tipos e divisões de estoques, sejam eles de matéria-prima ou de produtos semiacabados e acabados, podem ser feitos com agilidade e assertividade, utilizando sistemas como o ERP – Enterprise Resource Planning.

ERP Teknisa: informações de todo o ciclo de vida da sua corporação em tempo real

Sabemos que para conquistar e/ou manter uma empresa de sucesso, uma gestão assertiva é essencial. Com isso, para oferecer um atendimento eficiente e rápido aos clientes, o controle de estoque deve ser feito corretamente. Certo?

A implementação de um software ERP é o que separa as empresas com uma boa gestão das empresas que ainda lutam com a perda de dados importantes. Sem contar a falha nos processos.

O Pebbian ERP by Teknisa é uma ferramenta modular, integrado a um BI que permite:

  • Fornecer a análise histórica e projeção de dados;
  • Visualizar a rentabilidade;
  • Acompanhar a produtividade;
  • Ter acesso a indicadores e informações gerenciais de todas as áreas.

Com informações em tempo real, fica mais fácil de controlar o seu estoque, além de minimizar os erros de informações. Para saber mais sobre como essa solução pode acrescentar no seu negócio, que tal conversar com um de nossos consultores sem compromisso? Estamos dispostos a te auxiliar no que necessário! 🙂

2018-11-07T16:27:55+00:007 de novembro, 2018|ERP|

Deixar um comentário

9 − oito =