Datas comemorativas: como aumentar o faturamento?

As datas comemorativas são, sem dúvida, uma oportunidade coerente para aumentar o fluxo de pessoas dentro de um restaurante; e, consequentemente, o faturamento.

Preocupar-se com as vendas nessa época é um fato comum entre muitos gestores. Entretanto, é necessário ir além disso: mais que fechar vendas, é encantar os clientes.

Afinal, sabemos que um cliente satisfeito com o serviço prestado, não só retorna futuramente, mas também recomenda o local para outras pessoas, tornando-se um divulgador.

Dentro deste cenário, é sabido que a alimentação fora de casa é um hábito muito comum. No entanto, durante algumas épocas do ano, este momento é ainda mais especial para muitas pessoas; como em datas comemorativas, por exemplo.

Conforme dados do IBGE, o brasileiro compromete em média 25% da sua renda com alimentação fora do lar. Em comparação a janeiro, as redes food service cresceram em 2,9% no mês de fevereiro. É o que afirma o IFB – Instituto Foodservice Brasil.

Considerado um dos maiores movimentos do ano em restaurantes, o Dia Das Mães, por exemplo, é uma data comemorativa que aquece o mercado ano após ano; perdendo apenas para o Natal.

Em uma entrevista, Leonardo Duarte, sócio do Restaurante do Porto, conta que: “O Dia das Mães é um dos feriados com maior movimento. Com exceção da Semana Santa e do Domingo de Páscoa, essa é a melhor data para nós. As mães mais tradicionais vêm ao restaurante lembrando-se dos bons momentos que passaram aqui e algumas voltam todos os anos para comemorar o seu dia na casa”.

Não é novidade que, para conquistar resultados expressivos, é necessário empenhar-se em um planejamento eficiente. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas fáceis e práticas com o objetivo de ajudá-lo(a) a traçar essas estratégias, atrair clientes e garantir mais vendas que o esperado.

KDS

Capriche no cardápio e na composição do ambiente

Investir em cardápios diferenciados nessas datas é uma peça-chave para encantar muitos clientes. Sabemos que o prato é mais que uma degustação de sabores: é uma porta de entrada para boas e novas experiências. No entanto, a qualidade nos produtos é um fator crucial.

Portanto, garanta um investimento funcional de modo a assegurar que não haja desperdícios e produtos próximos da data de vencimento.

Explore sua criatividade, acrescentando novos pratos ao menu; como uma sobremesa especial na temática do dia em questão. Trabalhar em menus caracteríscos da sazonalidade também é uma boa opção para atrair mais público.

Da mesma forma que o cardápio é importante, o ambiente também requer uma atenção especial. Por isso, alguns toques simples de decoração têm grandes chances de surpreender seus clientes.

E, caso seja possível, reflita na possibilidade de uma atração nova: como uma banda que encaixe dentro da proposta, público e clima do restaurante.

Outra estratégia para atrair clientes, e ainda sair a frente da concorrência, é oferecer promoções diferenciadas. E é sobre isso que vamos dialogar a seguir. Acompanhe! 🙂

Ofereça produtos promocionais

No Brasil e no mundo, sabemos que existem diversas datas comemorativas e que esses períodos são um combustível que movimentam o mercado.

No tópico anterior, comentamos sobre a importância de despertar a curiosidade dos clientes. Embora investir em menus especiais seja uma excelente sacada, essa estratégia, aliada a promoções, em datas sazonais trazem inúmeros resultados.

Kito Manzano, presidente da Ampro (Associação de Marketing Promocional), afirma: “Antes de fazer qualquer tipo de promoção, é preciso saber a que propósito ela servirá e qual impacto financeiro pode trazer para a empresa”

Após um estudo mais apurado do seu público, fica mais fácil identificar quais produtos são mais interessantes para realizar promoções — em outras palavras, pratos específicos e relevantes para a data.

É importante ressaltar a importância de um estudo prévio na construção dessa estratégia. Afinal, ninguém quer ser conduzido a prejuízos futuros, não é mesmo?

Invista na sua equipe

Não basta encantar os clientes com um prato magnífico, decoração atraente e falhar no atendimento. Investir na sua equipe atual é um método trabalhoso. Além do mais, é comum que muitos gestores desperdicem boa parte do tempo em treinamentos exaustivos.

Mas afinal, como simplificar esse processo?

Partindo da premissa que o movimento nessas datas esteja corrido, é importante se atentar antecipadamente em soluções inteligentes para receber este fluxo de pessoas.

Uma boa forma de contornar essa situação é investindo em ferramentas de automação comercial.

O atendimento personalizado com o auxílio de um software abre portas para o sucesso de um restaurante. Além de atrair e encantar os clientes, capacita a equipe interna; o que compromete positivamente o atendimento como um todo.

Mediante uma comanda eletrônica, o garçom tem a oportunidade de enviar os pedidos por meio de um tablet para a cozinha, poupando o tempo e agilizando o processo de execução dos pratos.

O sistema KDS da Teknisa, por exemplo, aumenta a produção e otimiza os processos dentro da cozinha. Antes mesmo de pensar na implementação desse sistema, é importante que a companhia tenha processos internos bem definidos.

Relembrando o diálogo que tivemos com mais profundidade sobre KDS, é essencial o levantamento de questões como: produtos que empresa oferece; tempo de produção por etapa; desafios e etapas de produção.

Uma vez que o gestor possui as respostas para todas essas perguntas, seguimos para o próximo tópico: afinal, quais os benefícios que o Sistema KDS pode trazer na qualificação da sua equipe? Confira a seguir:

  • Otimiza a comunicação na cozinha: o cliente efetua o pedido e, em seguida, a solicitação é projetada em um painel aos colaboradores que fazem a montagem do prato. Também é possível visualizar o status de cada pedido.
  • Mensura a produtividade: é capaz de qualificar o tempo de produção da sua equipe, de forma estratégica.
  • Reduz custos: o sistema também elimina a impressão de pedidos (comandas de papel); aumentando a segurança e, consequentemente, evitando a perda das solicitações.
  • Sincroniza processos: detalha a ordem dos pedidos, evitando erros na execução e garantindo a entrega em tempo hábil.

Cardápio digital

É sabido que a mobilidade digital torna tudo mais prático e ágil nos dias atuais. Na hora do cliente efetuar o pedido, não é diferente. O serviço de delivery, além de gerar mais vendas, traz muitos benefícios aos usuários.

Afinal de contas: a comodidade é garantida e, com alguns cliques, o pedido já chega até o restaurante para ser executado. Portanto, se atente em disponibilizar todo o seu cardápio, e as promoções, se for o caso, no aplicativo delivery.

Também é viável oferecer uma exclusividade (descontos, brindes, etc) para quem fizer o pedido pelo app. Assim, mais clientes serão atraídos; além da possibilidade de fidelização, por meio de uma boa experiência de compra e qualidade dos produtos.

Divulgue seu produto com antecedência

Você sabia que o brasileiro gasta 9h navegando na Internet diariamente? Dentro disso, em média 3 horas e 39 minutos são destinadas para acesso às redes sociais. É o que indica um estudo feito pelo We Are Social; os dados são de janeiro 2018.

Muitos dados comprovam a relevância e engajamento que as redes sociais proporcionam para a interação dos clientes com a marca.

É cada vez mais visível esse impacto, portanto, um restaurante presente nessas redes garante mais resultados em estratégias de marketing e, consequentemente, mais visualização do público.

Geralmente, muitas pessoas se organizam com antecedência em datas comemorativas; buscam no Google as opções de restaurante e escolhem, por fim, o local que mais lhes agrada.

Em vista disso, é importante que o gestor selecione alguns canais para divulgar seus produtos de forma prévia – Facebook, Instagram, etc.

Por último, não se esqueça do mais importante: Trabalhe em conteúdos criativos que façam o seu público target se identificar e, acima de tudo, ter a vontade de comemorar outras datas especiais dentro do seu restaurante!

Ficou interessado em saber mais sobre como diminuir o tempo dos processos de forma prática e aumentar o faturamento do seu restaurante?

A Teknisa está pronta para te auxiliar! Oferecemos soluções e ferramentas inteligentes, de utilização intuitiva e layot flexível. Entre agora em contato com nossos consultores, e conheça mais dos nossos serviços 🙂

2018-12-07T10:19:44+00:008 de junho, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

catorze + 11 =