No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data nos chama atenção de uma causa bastante atual e pertinente, relacionando-se a temas como sustentabilidade e desperdício de alimentos.

Diante do desafio de estar em dia com o meio ambiente, muitas empresas Food Service, como restaurantes, bares e hamburguerias, devem pensar em solução para, não apenas estancar o problema, como solucioná-lo de uma vez por todas.

Mas, quando o assunto é desperdício alimentar, quais são as ações mais indicadas para lidar com esse assunto? Será que os diretores, líderes e tomadores de decisão estão aptos a pensar em solução em curto e em longo prazo?

No post hoje vamos debater sobre esse problema global, além de reforçar que é importante se preocupar com o meio ambiente não apenas na data comemorativa, mas em todos os dias restantes. Vamos lá? 🙂

Desperdício de Alimentos: os números são alarmantes!

Você sabia que, no mundo, cerca de 1,3 bilhões de toneladas de comida são descartadas por ano, enquanto mais de 800 milhões de pessoas passam fome? Essa estatística é, no mínimo, preocupante e nos chama atenção sobre a proporção do problema que temos enfrentado em diversos segmentos.

Quando falamos em alimentação fora do lar, os dados não são menos relevantes. Ao contrário, a estatística também é relativamente alta.

Só em restaurantes e redes de fast-food, a porcentagem de desperdício global gira em torno de 9,55%.

Mas, e no Brasil? Será que o nosso país contribui muito ou pouco para essa estatística?

A verdade é que os dados nacionais também não ficam muito atrás quando o assunto é desperdício de alimentos, já que o Brasil está entre os dez países que mais jogam comida fora. São cerca de 41 mil toneladas de alimentos desperdiçados diariamente.

E sabe o que é mais alarmante? Desse número, 15% do desperdício ocorre em restaurantes, o que somatiza algo em torno de 6 mil toneladas.

Em meio a tantos valores altos, os gestores da área são convocados a uma reflexão: quais medidas podem ser tomadas para diminuir esse problema e contribuir para um cenário ainda mais sustentável?

A seguir, vamos dar algumas dicas de iniciativas que contribuem para reduzir o índice de desperdício de alimentos em seu restaurante. Continue acompanhando!

desperdício alimentos

Adotar boas práticas na cozinha!

Na maioria das vezes o desperdício de alimentos ocorre onde menos se espera. Por isso, uma estratégia que o dono de um restaurante pode adotar é acompanhar de perto o processo de preparação dos alimentos.

Por exemplo, será que sua equipe de cozinheiros está aproveitando todo o alimento como se deve ou está jogando fora partes importantes que podem ser usadas em outras receitas? Ou será que o resultado final está do agrado dos clientes, ou grande parte da comida permanece nas cubas (no caso de restaurantes self-service)?

Outro ponto a ser observado é a gestão do estoque. Será que as compras de mercadorias estão sendo feitas para mais, ocasionando na perda de matéria-prima por conta do prazo de validade?

Cada detalhe deve ser observado por quem realiza a gestão. Por isso, tenha em mente algumas práticas que devem ser seguidas à regra para evitar tanto a perda de alimentos na cozinha, quanto a sobra limpa e o resto ingesta.

Ah, não se esqueça de manter sua equipe ciente da causa sustentável promovendo treinamentos e os informando sobre a cultura da empresa.

Consultoria: importante aliada!

Para auxiliar o diretor de um estabelecimento alimentício com as boas práticas citadas no tópico anterior, o serviço de consultoria é uma estratégia coerente com o mercado.

Sabemos que o dia a dia de um restaurante costuma ser bastante movimentado, o que contribui para que muitos processos sejam executados no automático. Em outras palavras, “da forma que tem dado certo”.

No entanto, muitas práticas podem não estar sendo realizadas de maneira correta, o que é bastante provável que possam ocasionar o desperdício de alimentos. E o que é pior: sem que o gestor perceba, já que ele se encontra imerso na cultura da empresa.

Por isso, o serviço de consultoria surge com a importante missão de melhor orientar a equipe do restaurante, reforçando as melhores práticas do mercado. Acompanhando os processos operacionais de forma diária, os consultores identificam os pontos que devem ser melhorados, propondo soluções imediatas.

A equipe de consultoria também é capaz de identificar erros nas metodologias aplicadas, inclusive desvios que podem prejudicar o segmento financeiro do estabelecimento. E o que é mais importante: a como evitar o desperdício de comida no restaurante!

Sistemas para restaurantes: aprimorando sua gestão!

Como o sistema para restaurantes ajuda a reduzir desperdícios?

É claro que os gestores não só podem como devem contar com a tecnologia para otimizar os processos em seu restaurante. Principalmente se o objetivo é o de evitar o desperdício de alimentos.

Investindo em sistemas de gestão, a equipe do restaurante tem acesso a todos as informações em apenas uma única ferramenta, facilitando a visualização e permitindo um controle mais apurado dos processos.

É o caso da gestão de estoque, que pode ser ainda mais assertiva. Por meio do software, o diretor realiza compras com mais exatidão, de acordo com a necessidade do restaurante, evitando assim produtos para mais e contribuindo para o menor índice de desperdício, como citado anteriormente.

Outra funcionalidade que pode reduzir a quantidade de comida jogada fora é a revisão de receitas, que possibilita um planejamento mais bem executado de acordo com a quantidade de comensais já calculados. Isto é, quantos pratos para a quantidade certa de quem irá consumidor, evitando o desperdício.

Confira o vídeo acima em que Cíntia Rios, diretora de mercado da Teknisa, explica como o planejamento centralizado de cardápio auxilia os restaurantes com o desperdício.

 

Conclusão

Diminuir o desperdício de alimentos é um grande desafio, porém, tomando decisões estratégicas, os diretores e colaboradores conseguem implementar práticas que contribuem para a redução desse índice.

Em síntese, são três caminhos que o gestor pode percorrer:

  • Se atentar às melhores práticas de mercado e implementá-las ao negócio;
  • Contar com consultorias para entender o que pode ser feito para esse objetivo;
  • Adotar um sistema de gestão que otimiza dados e processos e auxilia com uma gestão mais estratégica do negócio.

Que tal comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente adotando as melhores práticas para reduzir o desperdício de alimentos? Coloque em prática!

Quer saber mais sobre a ferramenta de gestão TecFood ou o serviço de consultoria, citados no texto? Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

Não se esqueça de comentar e compartilhar esse texto em suas redes sociais. Até a próxima!