Uma da datas esperadas do ano está chegando. Trata-se do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.

Para o comércio, a data vem com a premissa de aquecer as vendas e garantir alguma margem de lucro aos varejistas.

Apesar da instabilidade econômica que abala o país, as vendas, em 2018, cresceram 4% em relação ao ano anterior. Já o e-commerce, por sua vez, obteve um faturamento de cerca de R$ 2 bilhões.

Os dados reforçam a relevância da data em diversas vertentes do cenário comercial.

Para as empresas food service, ou fast-food, o Dia das Mães também representa uma oportunidade para se investir em produtos e serviços diferenciados.

Porém, mais do que esperar pelo bom faturamento, ocasionado pela grande frequência dos consumidores no estabelecimento, é necessário ter em mente um posicionamento para aproveitar a ocasião.

Em outras palavras: vamos pensar em algumas estratégias para o Dia das Mães? Acompanhe o nosso post! 🙂

Faça uma pesquisa e planeje!

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom reforçar: uma pesquisa de mercado é fundamental para ajudá-lo(a) em seu planejamento. Com informações relevantes em mãos, consolidar sua estratégia a tornará ainda mais assertiva.

Por isso, obtenha dados sobre seus clientes e potenciais consumidores. Por exemplo: de onde eles vêm? Quais os canais de comunicação mais indicados para a divulgação de uma campanha? Que tipo de público está mais propenso a frequentar o seu estabelecimento?

Algumas ferramentas podem ajudá-lo a obter informações relevantes. Como por exemplo, aplicativos que analisam o fluxo do site da sua empresa. Também é possível ter acesso à faixa etária dos consumidores, o que te auxilia a direcionar o discurso da empresa.

Você também pode tentar conseguir dados diretamente dos consumidores por meio de formulários online, que mensuram as informações e facilitam o entendimento por meio de gráficos interativos e porcentagens.

Invista em preços diferenciados

No Dia das Mães, uma parcela considerável de consumidores opta por uma refeição fora do lar, sobretudo no horário de almoço.

Assim, é interessante disponibilizar preços diferenciados, promocionais, por assim dizer, a quem frequentará o restaurante na data em questão.

Uma análise prévia sobre quais opções no cardápio possuem mais saída, pode ajudar com as estratégias.

Vale lembrar que os softwares de automação comercial permitem o acesso a essas informações, muito valiosa aos gestores.

Por isso, invista em valores diferenciados para o Dia das Mães! Uma ideia interessante é incluir uma opção distinta apenas para a ocasião. Seja um prato, sobremesa ou até mesmo um combo incluindo as alternativas especiais. Pense a respeito!

Mobilize as redes sociais

As redes sociais são ferramentas que podem ajudá-lo em sua divulgação, aumentando a abrangência das mensagens na rede. Dessa forma, consistem em instrumentos para publicar suas ações para o Dia das Mães.

Se você, enquanto gestor, optar por investir em valores especiais, por exemplo, poderá divulgá-los nas redes sociais do seu estabelecimento. O mesmo vale para outras ações adotadas para a data.

Uma sugestão a ser considerada é promover um sorteio especial para o Dia das Mães. Por exemplo, os usuários podem concorrer a uma sobremesa, ou um a algum cupom de desconto no restaurante, bar ou lanchonete para ser usado na ocasião.

Fazer uma tempestade de ideias (brainstorming) é muito bom para deixar a criatividade fluir, e, numa dessas, pode nascer uma promoção viral. A concorrência pensa fora da caixa, então, invista seu tempo para pensar em táticas de como atrair e fidelizar seu clientes!

Crie ações

Como dialogamos acima, elaborar ações podem aumentar a visibilidade do seu estabelecimento e abranger clientes, além de potenciais consumidores. Entretanto, a mobilização não precisa ser necessariamente online.

Claro, as ferramentas digitais são essenciais, sobretudo para a divulgação das estratégias. Porém, também é possível engajar os consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas do Dia das Mães.

Invista em um planejamento que envolva ações internas, na data propriamente dita. Por exemplo, um desconto aplicado durante o pagamento a depender da quantidade de consumidores presentes no estabelecimento.

Presentear as mães, seja com uma flor, chocolates ou cartões, pode soar como uma ideia não inovadora, mas aqui, o que vale, é o simbolismo do gesto. Pensar em ações integrando o digital com o offline também é interessante.

A criação de um cupom para ser apresentado aos colaboradores do restaurante para um desconto ou algum ganho colabora para manter seus consumidores engajados.

Como dito anteriormente, tudo dependerá do levantamento de informações realizado durante o planejamento.

Se você compreender o perfil dos seus clientes, poderá investir em ações mais assertivas, condizentes com as preferências de cada um.

Foque na experiência

Por que não investir em uma experiência diferenciada aos seus clientes e potenciais consumidores?

Enviar um e-mail MKT ao seu mailing, lembrando-os da data e convidando-os a comparecer ao seu estabelecimento, é uma ideia.

Investir também no próprio espaço do estabelecimento também é um detalhe importante. Cores e decorações temáticas auxiliam os consumidores a desfrutarem de uma experiência mais diferenciada.

Aposte em ideias que agreguem relevância ao seu público, de modo a se desvencilhar do caráter comercial. Não deixe de pensar também em estratégias que tornem o fluxo de pessoas mais corrente no Dia das Mães, evitando transtornos ou experiências negativas.

Não deixe a data passar em branco!

Agora que você já possui algumas ideias de como incrementar as vendas no Dia das Mães, que tal colocá-las em prática?

Não deixe que uma das datas mais importantes do ano passe em branco! Posicione-se e crie ações relevantes aos seus clientes, que o engajem e torne a experiência com seu estabelecimento ainda mais positiva.

Queremos saber a sua opinião. Conte pra gente! 🙂