A rotina de um gerente de unidade exige muita atenção em cada atividade desempenhada. Isso porque o nutricionista deve estar sempre atento, não apenas ao planejamento de cardápio, como a valores, estoque, dentre outros detalhes.

E, fazer a gestão de cada item pode exigir bastante tempo, ocasionando uma sobrecarga ao profissional responsável. Vale lembrar que a performance do gerente de unidade é decisiva para a boa performance de um restaurante corporativo.

Deste modo, como garantir um controle mais apurado de cada processo da rotina do profissional, e ainda obter bons resultados?
A resposta está, mais uma vez, na tecnologia. Por meio de softwares de gestão especializados, é possível otimizar o acesso a informações em tempo hábil, possibilitando a ágil tomada de decisões estratégicas.

Quer saber de que forma a tecnologia pode aprimorar a gestão do gerente de unidade? É só continuar nos acompanhando para descobrir. Vamos descomplicar? 🙂

A atribulada rotina de quem é gerente de unidade

É sabido que a função de gerência é definida de acordo com cada atribuição. E, se você é gestor de uma empresa que oferece refeições coletivas, provavelmente já conhece a diferença entre cada profissional.

Os gerentes de unidade; como o próprio nome sugere, administram uma unidade; já os gerentes operacionais, por sua vez, realizam sua gestão em mais de uma unidade.

Seja qual for a função desempenhada, em ambos os casos, é necessário lidar com uma logística estratégica para administrar uma cozinha ou as refeições coletivas como um todo.

No entanto, é comum que, na prática, o gerente de unidade não centralize as informações trabalhadas. Isto é, cada controle é feito de forma separada em diferentes planilhas. Por exemplo, a gestão de estoque é realizada em uma, enquanto o orçamento é mensurado em outra, e por aí vai.

Consequentemente, esse tipo de gestão leva muito tempo para ser feita. E, no caso do controle do orçamento e do levantamento de gastos com produtos, pode ser ainda mais trabalhoso, já que os valores mudam a todo momento. Principalmente se levarmos em conta alguns fatores como inflação do mercado, sazonalidade de determinadas mercadorias, etc.

Em suma: tudo deve estar sempre bem alinhado. Até porque, os processos conversam entre si.

Sendo assim, por que não contar com uma tecnologia para centralizar os processos em apenas uma plataforma? Imagine poder visualizar, com rapidez, cada indicador em apenas uma única tela?

Com relatório de DRO, é possível. E vamos te explicar o porquê logo abaixo. Vamos conferir?

A tecnologia como principal aliada

O DRO (Demonstrativo de Resultado Operacional) define indicadores para o sistema mostrar o seu resultado. Ou seja, informações de quanto foi gasto, recebido e o que vai sobrar, etc.

Fazendo uso da tecnologia, o gerente de unidade, ou operacional, tem acesso, em uma única tela, a indicadores que o auxiliam a trabalhar com mais assertividade.

Por exemplo:

No painel de entregas do dia, é possível ter acesso a todas as informações diárias, com dados sobre fornecedor e número da nota. Essa função facilita no planejamento prévio, tanto do recebimento quanto do cardápio do dia seguinte.

É possível, inclusive, o acompanhamento das entregas, até mesmo em situações onde o comprador realiza os pedidos na matriz, e a nutricionista acompanha de sua unidade.

O mesmo vale para a análise de custos, em que é possível ter acesso ao valor do dia dos produtos enumerados, já calculados com parâmetros de inflação.

Outra função interessante é o acompanhamento dos dias em que determinado produto atende. A quantia em estoque de matéria-prima, levando em consideração a quantidade gasta da mesma diariamente e a data de validade.

Demonstrativo de Resultado Operacional

O software centraliza informações essenciais ao gerente em uma única tela, possibilitando ações estratégicas em tempo hábil.

Vale lembrar que, no software, os indicadores mais utilizados são: faturamento bruto, impostos, faturamento líquido, consumo, custo de mão de obra, investimentos.

A hora de investir é agora!

Em suma, a tecnologia surge como aliada para descomplicar os processos de uma empresa, tornando-os mais dinâmicos.

E, no caso do relatório de DRO, os resultados podem ser observados, principalmente, em ganho de performance do gerente de unidade e na economia dos gastos da empresa.

Não se esqueça de avaliar o conteúdo comentando e compartilhando em suas redes sociais. Seu feedback é muito importante para todos nós. Até a próxima!

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂