esocial-interna

O governo federal vai reunir o envio de diversas declarações como INSS, FGTS, DIRF, RAIS, CAGED, dentre outras, em um único sistema – este é o projeto eSocial que faz parte da implantação do SPED. O objetivo desse projeto é melhorar a transparência fiscal do país e aprimorar a qualidade de informações previdenciárias, tributárias e de trabalho.

Hoje, cada uma dessas e outras declarações são feitas de maneira separada em aplicativos do governo. Com o eSocial tudo será feito em um único lugar. Bem mais prático, não é mesmo?

Com a unificação das declarações, o governo poderá acompanhar todas as informações online, as empresas terão os controles de seus processos mais fáceis, além de ter a certeza de estar sempre cumprindo as regulamentações e leis do governo. O empregado também sai ganhando com esse novo processo, com o eSocial, ele tem a certeza de ter todos os seus direitos resguardados pela fiscalização.

Vale lembrar que, com as informações online, as empresas ficam mais suscetíveis a fiscalizações e multas. Então é melhor redobrar a atenção para as obrigações fiscais e se preparar.

Os softwares ERP podem te ajudar nesse processo. Todo o processo de gestão, contábil, documentos fiscais, dentre outros, são atualizados de acordo com as leis vigentes, deixando os usuários e empresários mais tranquilos em relação às normas legais, regulamentares e de compliance.
O cronograma para a adequação às novas regras já foi alterado uma vez, mas por enquanto permanece da seguinte forma:

  • Empresas com faturamento acima de 78 milhões em 2016 devem se adequar até janeiro de 2018.
  • Outras empresas, incluindo micro empresas e empregadores de pessoas físicas têm até julho de 2018 para se adequar.

Não deixe para a última hora, tente se adequar o mais rápido possível. Assim é possível minimizar os impactos que uma implantação deste porte pode causar ao usuário e aos processos internos da sua empresa.

Escrito por Central de Vendas

Publicação de informações baseadas nos principais questionamentos dos nossos clientes. O conteúdo é pesquisado interna e externamente para garantir respostas relevantes e de cunho gerencial.

Ver todos artigos do autor