Automação Comercial digital

Vivemos a era da transformação digital. Nunca antes houveram tantos dispositivos móveis no Brasil: de acordo com um balanço divulgado pela Anatel, em dezembro de 2016, a média é de 118,4 celulares por 100 habitantes. Os dispositivos móveis mudaram a maneira como as pessoas se comunicam, seja com amigos, familiares, clientes ou dentro das empresas.

O digital é a vertente mais atual do mercado – não é moda e, sim, estratégia – a ideia é ter tudo em um só lugar e usar a tecnologia para inteligência comercial. Automatizar processos de atendimento como ponto de venda, retaguarda, delivery com soluções mobile e integradas, impacta diretamente o modo como os clientes enxergam o estabelecimento.

E não é mais uma questão de escolha: a necessidade de modernizar o negócio surge em algum momento. É preciso estar atento e verificar a melhor hora da transição, seja por tendência de mercado, por querer encantar clientes ou para melhorar a gestão. Listamos aqui cinco razões pelas quais é preciso repensar os controles:

Gestão de valor

Gerir não é uma tarefa exclusivamente dos donos. Gerentes, coordenadores de atendimento, chefs de cozinhas e outros cargos de liderança são impactados pelas ferramentas dispostas. Digitalizar processos significa facilitar o dia a dia, menos papéis, burocracias e erros humanos.

Os sistemas geram valor e promovem ganho em produtividade fornecendo informações integradas de retaguarda como árvore de produtos e praça, sem precisar parar pessoas ou setores. Gestores precisam de indicadores, dados gerenciais na palma da mão, integração e compartilhamento de informações.

Mobilidade​

Fácil acesso a dados – através de qualquer plataforma, a qualquer momento, de qualquer lugar e em tempo real. Além da informação de gestão e do monitoramento remoto, a mobilidade pode estar no atendimento. Por exemplo: utilizar um tablet para fazer pedidos, enviá-los diretamente para um KDS na cozinha e para uma conta aberta no caixa sem ter que ficar indo e voltando para todos os lados é, além de mobilidade e agilidade, uma forma de realizar tarefas simultâneas e simplificar processos.

Mobilidade é um tema estratégico e pode trazer mais competitividade para a empresa além de ser uma forma de concorrência criativa.

Redução de custos​

Automatizar processos reduz custos com componentes de hardware, banco de dados, servidores de aplicação, desktops, infraestrutura de redes complexas, além de desacumular espaço físico e otimizar mão de obra. A longo prazo, outras economias podem ser sentidas.

Com controles mais apurados de compras, estoque, financeiro, controladoria e produção, por exemplo, é possível fazer uma gestão baseada em indicadores, números consolidados que irão gerar mais clareza para a tomada de decisões.

Situação que não é possível quando ainda se utiliza uma gestão manual, como as planilhas, por exemplo. Automatizar processos internos também garante o aumento da produtividade, com a tecnologia trabalhando a nosso favor, a dinâmica de trabalho muda e é possível se beneficiar de controles e informações ágeis que os sistemas dispõe aos usuários.

Atendimento​

Oferecer a melhor experiência ao cliente, com alta tecnologia e relação humana próxima é fundamental, uma das razões pelas quais os clientes se tornam fiéis é o atendimento. Recentemente o Gartner divulgou um artigo falando sobre essas práticas.

As pessoas tomam suas decisões com base no que elas experimentam, ouvem e veem. E esse item está na palma da sua mão, uma equipe bem treinada, com soluções tecnológicas que acompanham o mercado e o público do seu empreendimento é indispensável. Também faz parte de um atendimento diferenciado escutar o que os seus clientes estão dizendo.

Uma boa ferramenta para isso são os apps de fidelidade, além de acumular pontos e conceder brindes, pode ser um caminho para feedbacks sobre o atendimento, cardápios, produtos, preços, limpeza do local, dentre outros. O aplicativo se torna uma oportunidade para obter informação e se desenvolver exatamente naquilo que é necessário, ao ponto de vista dos clientes. São informações necessárias e uma ferramenta de estatística.

Inovação

​inovar é uma estratégia importante para manter o seu negócio. Estar a frente do mercado e dos concorrentes não é uma tarefa fácil e a inovação nem sempre significa ter os controles mais avançados. Inovar também é ter boas ideias, é fazer uma concorrência criativa e se preparar para mudanças.

O impacto da transformação digital pode ser percebido facilmente em nosso dia a dia e nas empresas não é diferente, o caminho tornou-se digital e as tecnologias cada vez mais inteligentes e facilitadoras. O desafio agora é adaptar-se. Verifique qual o melhor momento para rever os seus processos. Tente identificar se há oportunidade de adequar sua gestão as novas tecnologias e digitalize.

Escrito por Central de Vendas

Publicação de informações baseadas nos principais questionamentos dos nossos clientes. O conteúdo é pesquisado interna e externamente para garantir respostas relevantes e de cunho gerencial.

Ver todos artigos do autor