Quem é responsável pela segurança do trabalho de uma indústria, sabe que a área envolve trâmites importantes. Todos os processos, inclusive, são dignos de igual atenção. E, para reunir tantas informações necessárias no dia a dia, e contribuir para que elas fiquem bem armazenadas e gerenciadas, é importante investir em um software ERP.

Primeiramente, quando se fala em segurança em uma indústria, é necessário se prevenir de qualquer acidente que possa acontecer. E, se tratando do cenário em questão, os riscos são ainda maiores do que em um ambiente corporativo.

Dessa forma, é essencial, para não dizer obrigatório, que os gestores se atentem a um controle mais apurado. Mas, como garantir mais assertividade ao processo e agilidade no acesso a dados?

A resposta está no primeiro parágrafo do texto: por meio de um software ERP. Mas, você está a par de alguns benefícios que a ferramenta proporciona?

Acompanhe o nosso post de hoje para descobrir. 🙂

Atente-se aos regulamentos da segurança do trabalho

Quando o assunto é segurança do trabalho, os gestores devem estar sempre em dia com as obrigações exigidas por lei.

Até porque, o processo diz respeito à vida dos colaboradores que trabalham em uma empresa ou uma indústria. No segundo caso, principalmente, o grau de periculosidade é ainda maior em decorrência do contato direto do funcionário com peças e máquinas.

No entanto, o que pode ocorrer na prática, é o controle ser realizado de forma manual. Por exemplo, os dados ou históricos de acidentes serem armazenados em arquivos de papel. Até mesmo a ficha de cada colaborador.

Convenhamos que, não só elaborar, como também administrar documentos físicos pode tomar muito tempo dos líderes ou de responsáveis da área.

Então, como a tecnologia surge para auxiliá-los nessa tarefa?

Os softwares de gestão vêm como soluções em curto e em longo prazo, otimizando os trâmites do processo.

Isto é, ferramentas próprias para esse segmento administram todas as tratativas necessárias. Assim, é garantida a assertividade na segurança do trabalho como um todo.

Mas, de que forma? Vamos descobrir!

Pebbian by Teknisa

ERP é a solução!

O sistema ERP centraliza todas as informações necessárias em apenas uma ferramenta. Ou seja, por meio de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, é possível ter acesso a dados estratégicos para o desenvolvimento de atividades relacionadas.

Por exemplo, o software armazena histórico de acidente e incidente da empresa, sendo possível fazer pesquisas por colaborador. Dessa forma, o gestor otimiza o tempo gasto com ir atrás de impressos, podendo acessar os documentos diretamente do seu tablet ou smartphone, de onde estiver.

O sistema ERP também cuida de ações temporárias ou permanentes de eventuais acidentes com determinados funcionários; registrando todos os acontecimentos; procedimentos e eventuais passos e cuidados futuros com aquele determinado colaborador.

Por meio do sistema de gestão, o gestor também pode administrar dados como plano de saúde, históricos e atestados, além de dispositivos de prevenção de acidentes, agentes e riscos ambientais e combate a incêndios.

Todos os processos citados acima contribuem para as boas práticas referentes à segurança do trabalho. Vale ressaltar que todo os trâmites podem ser controlados em qualquer hora e lugar. Ou seja, o ágil acesso permite decisões mais estratégicas sobre cada processo!

Agora é investir!

Busque um software que vincule equipamento de proteção por função, ou seja, que em um cadastro de colaboradores pré-definido, seja especificado o que cada um deles precisa usar como equipamento de segurança, evitando esquecimentos, confusões e, principalmente acidentes.

Conta pra gente o que você achou do conteúdo nos comentários abaixo! Se o conteúdo foi proveitoso, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima! 🙂

Deseja saber mais sobre o sistema ERP?
Converse com um de nossos consultores. Nossa equipe está à disposição para bater um papo descompromissado e solucionar todas as dúvidas.