Um sistema ERP traz muitos benefícios a uma empresa, aprimorando principalmente sua gestão e performance. Mas, e em uma indústria? Será que os resultados são os mesmos?

O fato é que, em uma indústria, são vários os segmentos que necessitam de atenção especial dos gestores. Isto é, processos importantes e que podem ser otimizados por meio da tecnologia.

Mas, como um ERP para indústria de cosméticos é capaz de proporcionar melhorias a um espaço que é tão maior que a sede de uma empresa, garantindo até mais produtividade da equipe de colaboradores?

Convidamos você a continuar lendo este conteúdo para saber mais sobre o assunto. Vamos lá?

Você sabe o que é ERP?

Você já ouviu falar ou está familiarizado com o termo ERP?

Conhecido como Sistema Integrado de Gestão ou Sistema de Recursos Empresariais, o software ERP (Enterprise Resource Planning) busca integrar todas as informações de uma empresa em um só lugar, contribuindo para uma gestão mais estratégica focada em resultados.

Essa tecnologia reúne módulos dos mais diversos segmentos, como financeiro, vendas e marketing e até recursos humanos e torna mais simples o acesso a dados importantes tanto para os gestores quanto colaboradores, permitindo a rápida e assertiva tomada de decisões.

Dessa forma, todo o trabalho do dia a dia, que muitas vezes é controlado por meio de relatórios ou planilhas manuais, é otimizado, o que torna a gestão mais analítica e dinâmica.

Então, se um gestor quiser ter acesso aos resultados de uma determinada equipe, é possível que ele consiga sem mesmo precisar se deslocar até o setor necessário. Ou se for preciso conferir as operações do setor financeiro sem ter que lidar com tantas planilhas, esse acesso torna-se mais simplificado.

Podemos dizer então que a palavra mais indicada para definir o sistema ERP é integração.

Mas, e o ERP para indústrias de cosméticos?

O sistema ERP é a solução ideal para a organização de qualquer empresa. Mas, e quanto às indústrias de cosméticos?

Aqui, o raciocínio é praticamente o mesmo. Até porque, uma indústria de cosméticos, por exemplo, também é composta por diversos setores, o que nos leva a um organograma parecido com uma empresa de grande porte.

A diferença é que, por possuir inúmeras movimentações em seu dia a dia, as informações para análise acabam tendo que percorrer um longo caminho até chegar às mãos do gestor.

Isso sem contar que reunir todos esses dados pode ser muito trabalhoso para os coordenadores das áreas da indústria de cosméticos, o que pode impactar até mesmo na performance de cada profissional.

Dessa forma, o ERP específico para indústria de cosméticos surge com o propósito de otimizar esse trajeto, permitindo o ágil acesso dos gestores às informações, e o que é melhor, em qualquer momento e de onde estiverem.

Vale lembrar que o sistema pode ser instalado nos computadores da fábrica, ou em servidores na nuvem, podendo ser acessados por meio de notebooks e dispositivos móveis.

A melhor parte é que as vantagens não param por aí. Diante da adoção do sistema ERP para indústria de cosméticos, os gestores não só investem na facilidade com o uso das informações, como também geram um diferencial ao negócio diante de um mercado cada vez mais exigente e atento a novas soluções.

Vamos conferir mais alguns dos principais benefícios do sistema ERP para indústrias? Confira logo abaixo.

erp para indústria de cosméticos

1 – Padronização dos processos e de dados gerados pela indústria de cosméticos

Já sabemos que o sistema ERP trabalha centralizando as informações de uma empresa ou indústria em apenas um lugar.

Porém, o que não foi dito ainda é que tudo isso torna mais fácil a padronização dos processos. Isso se dá porque, se você trabalha as informações de determinada forma por meio do sistema ERP, o modo operacional torna-se mais organizado.

E como isso é especificamente vantajoso à indústria de cosméticos? Simples, trabalhando os dados de maneira uniforme, você evita o desencontro de informações gerado por inúmeros relatórios e planilhas, que muitas vezes atrasam tanto a coleta quanto a análise dos indicadores.

Isso garante, inclusive, mais integração entre os setores, tornando o cenário mais apto para crescimento em desempenho.

2 – Mais agilidade e economia no processo de compras

Por meio da integração das informações geradas pelo sistema ERP, todo o processo de compras se torna ainda mais simples aos gestores.

Essa tecnologia permite a aquisição de produtos a partir de um controle de cotações, que pode ser consultado pelos líderes ou colaboradores dentro da própria ferramenta. Isso garante compras com melhores preços de mercado, contribuindo para mais economia na indústria de cosméticos.

O sistema ERP também permite que o responsável da área faça pedidos a partir do estoque de segurança, o que evita que os valores ultrapassem o orçamento previsto para a aquisição de produtos.

E sabe a melhor parte? Todos esses processos podem ser realizados diretamente por meio de um dispositivo móvel, como celulares e tablets, ou seja, de qualquer lugar, garantindo mais praticidade aos gestores.

3 – Redução de desperdício que causam prejuízos

Outro benefício que o ERP é capaz de proporcionar a uma indústria de cosméticos é a redução de desperdício de matéria-prima.

Por exemplo, se algum material de vidro se quebrar, esse dano será contado no sistema. Dessa forma, o gestor saberá com mais exatidão os valores de custo da produção de um lote, contando com esse valor adicional da perda da matéria-prima.

O sistema ERP para indústria de cosméticos é capaz de auxiliar os responsáveis quanto ao controle de validade de produtos por meio da rastreabilidade, que nada mais é que a funcionalidade de identificar determinadas mercadorias ou lotes por etapa de produção ou por registro. Isso evita perdas por vencimento de data de validade e até em caso de desvios.

Vale ressaltar que a redução de perdas também evita prejuízos financeiros à indústria.

4 – Mais segurança nas informações do negócio

Em uma indústria de cosméticos, são as muitas informações geradas a todo momento e em grande escala.

No entanto, durante o intenso ritmo de atividades no dia a dia de trabalho, existe o risco de que, diante desse volume de dados, alguns detalhes se percam no caminho, prejudicando a tomada de decisão dos gestores da área.

Com a tecnologia ERP, é possível garantir a segurança dessas informações, já que elas são armazenadas em sistemas robustos que possibilitam o backup periódico dos dados. Assim, você evita transtornos caso as máquinas da indústria deixem de funcionar.

A melhor parte é que todas as informações são salvas na nuvem, ou seja, podem ser acessadas de qualquer dispositivo móvel, bastando apenas a conexão com a internet. É uma ótima maneira de garantir que os dados não se percam, certo?

Conclusão

Mais que uma opção interessante no mercado, o sistema ERP se apresenta como uma estratégia de gestão que aumenta a performance tanto dos gestores quanto dos colaboradores de uma empresa ou indústria de cosméticos.

A ideia de integrar todas as informações em apenas um lugar torna o controle sobre cada setor ainda mais apurado, e a geração de relatórios gerenciais auxiliam os tomadores de decisão a obter uma visão mais horizontal do negócio.

Por isso, se você ainda está em dúvida sobre se adotar um sistema ERP para indústria de cosméticos é um bom negócio, leve em consideração as seguintes perguntas abaixo:

  • A minha indústria possui áreas definidas que não conversam entre si?
  • Existem muitos desafios relacionados à gestão de dados?
  • Os meus colaboradores precisam de mais capacitação?
  • É necessário economizar mais tempo em gestão?
  • É preciso reduzir os custos?

Se a sua resposta for positiva para alguma dessas situações, talvez seja a hora de considerar a implantação de um software ERP em sua indústria.

Aqui vai mais uma dica: não se esqueça de procurar por soluções com expertise de mercado e que caibam no seu orçamento. Assim, você evita gastos desnecessários e dores de cabeça.

Veja também nosso case de sucesso:

Em mais um case de sucesso, a Teknisa celebra a parceria com a empresa EMFAL, autoridade em especialidades químicas, sobretudo na fabricação direcionada ao fornecimento de álcool etílico como domissanitário, em diversas derivações.

 

Gostou do texto? Então deixe o seu comentário abaixo e divulgue o conteúdo em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado você a tomar uma decisão mais estratégica para o seu negócio.

Quer saber mais sobre ERP para indústria de cosméticos?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.