Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Você sabe o que é ERP? Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão empresarial considerado como espinha dorsal de muitos negócios.

O ERP é um software essencial para gerenciar todas as tarefas de um ciclo de vida comercial, como produção, adaptação de processamento de pedidos, gerenciamento de estoque e muito mais.

Com a era digital da Inteligência Artificial (AI), os serviços em nuvem (cloud) e a Internet das Coisas (IoT), as empresas estão cada vez mais se preocupando em manter a competitividade.

E, para isso, é necessário estar à frente da curva para garantir que a gestão de seu negócio esteja à altura dos desafios. Desse modo, é importante ter um sistema ERP que abarque todas as vertentes da empresa.

Ficou interessado em entender melhor como um ERP bem gerenciado pode ser determinante para vantagem competitiva estratégica do seu negócio? Continue conosco.

Por que adotar um sistema de gestão ERP?

implementar sistema ERP

O sistema ERP é capaz de integrar a gestão da empresa, agilizando a tomada de decisão, permitindo, inclusive, o monitoramento das informações gerenciais em tempo real.

Adotar essa ferramenta na gestão da sua empresa é integrar todas as informações e processos em um único lugar. O objetivo básico em adotar um sistema ERP, implica num processo de mudança organizacional, e não é apenas colocar o software em produção, mas melhorar os processos de negócios usando a tecnologia da informação.

Quando se pensa em agregar valor ao negócio, o gestor busca ter um controle total de todas as demandas da organização. Por isso, o motivo mais comum para adotar um sistema de gestão ERP é simplificar os processos de negócios, com todos os dados disponíveis em um único lugar, o que contribui para tomada de decisões mais assertivas a fim de aumentar a lucratividade da empresa.

Como o software ERP pode auxiliar sua empresa?

transformação digital

A pesquisa revela também que os investidores usarão métricas de plataformas, valor dos dados e envolvimento dos clientes como fatores de avaliação para a organização. Por isso, é necessário ter um sistema ERP integrado para coletar informações dos diferentes processos da empresa.

Os sistemas ERP têm vários benefícios para auxiliar no gerenciamento do desempenho comercial de qualquer organização, fornecendo inteligência, visibilidade, análise e eficiência em todos os aspectos do negócio.

recursos de um sistema erp

Tudo isso é feito em um único sistema de gerenciamento de banco de dados interativo com análises integradas que otimizam o dia a dia da empresa e permitem um planejamento estratégico mais seguro.

O software de gestão ERP também otimiza o processo de inserção e recuperação de todos os dados oferecendo aos gestores uma visão estratégica e detalhada de tudo o que acontece na operação.

Além disso, ele permite que uma empresa entenda seu mercado e clientes em um nível muito mais profundo e pode fornecer métricas significativas, como o ROI (retorno sobre investimento) para os gastos com marketing.

Deseja conhecer quais as principais soluções e resultados que podem ser alcançados com o sistema integrado ERP?

ERP transformando a gestão da cadeias de suprimentos

Você sabe como funciona o gerenciamento da cadeia de suprimentos? O gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain) envolve planejamento, execução, controle e monitoramento das atividades de suprimentos.

A cadeia de suprimentos é composta basicamente de fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e clientes. Com isso, seu objetivo é atender a oferta e a demanda, de forma lucrativa, por diferentes produtos e serviços.

Porém, como você pode garantir que o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos da sua empresa ocorra de maneira equilibrada e eficaz?

A resposta pode ser simples: oferecendo uma funcionalidade mais robusta da cadeia de suprimentos, que rivaliza com as melhores soluções tradicionais e forneça uma arquitetura verdadeiramente integrada.

As empresas visionárias não se sentem limitadas ao seu campo de atuação atual.
Em vez disso, é necessário pensar em ecossistemas inteiros, onde interesses e relacionamentos conectados entre várias partes do processo da empresa criam mais oportunidades. Por isso, é importante pensar na integração de processos que garantam a coerência nas rotinas administrativas e transparência nas operações.

E ter um software que facilite a gestão de compras e processos de aquisição é essencial para lidar com custos diretos e indiretos. O e-procurement é um exemplo de funcionalidade que o software ERP oferece para otimizar a cadeia de suprimentos de sua organização, que é fornecida como SAAS (software como service).

módulos do software erp

Vale lembrar que a função mais importante do ERP é a integração, já que ele centraliza e trabalha dados e processos de todos os segmentos de uma organização. Portanto, se você ainda não estiver usando um sistema de gestão empresarial, este é o momento certo para fazê-lo!

Qual é a diferença entre Business Intelligence e ERP?

Você sabe o que é BI e como ele se relaciona com o sistema ERP?

A primeira definição amplamente aceita de Business Intelligence (BI) foi dada por Howard Dresner, no final dos anos 90, que descreveu a tecnologia como “conceitos e métodos para melhorar a tomada de decisões de negócios usando sistemas de suporte baseados em dados”.

Business Intelligence refere-se, então, à coleta de dados, integração, análise e apresentação de informações dos negócios.

O objetivo do BI é, portanto, apoiar uma melhor tomada de decisões nos negócios.

Com a aplicação do Business Intelligence sua empresa pode desenvolver melhores processos de negócios, como gerenciamento aprimorado da cadeia de suprimentos e estratégias de marketing mais eficientes.

CTA para baixar o e-bookAlém de agilizar ainda mais a sua tomada de decisão, o BI pode disponibilizar uma árvore de indicadores classificados conforme o BSC — Balanced Scorecard.

Fica claro, então, que ERP e o sistema de BI não são os mesmos, mas eles trabalham juntos para converter seus dados em informações estratégicas.

Com o software ERP organizando seus dados comerciais, as tecnologias de Business Intelligence podem extrair essas informações e apresentá-las através de data mining, data warehouse e visões multidimensionais.

Portanto, os sistemas ERP e BI têm um relacionamento simbiótico — o BI requer um ERP para funcionar, enquanto o valor do software ERP é significativamente aprimorado quando atua com o BI. Fantástico, não é mesmo?

ERP para gestão financeira: entenda o que é e qual sua importância

Estudo feito por Macgregor Communications revela que empresas com pouca capacidade de análise dos dados de seu negócio terão três vezes mais falhas no projeto.

E, se formos refletir, a experiência mais comum no dia a dia das empresas é a ocorrência de altos gastos. Ou seja, não saber controlar seus custos operacionais pode afetar e muito a gestão financeira da empresa.

como o sistema erp pode ser usado

O aumento das despesas é uma oportunidade para que a empresa invista esforços para ampliar suas operações. Segundo estimativas, a área de software e serviços de TI são o principal responsável pela expansão dos investimentos. E graças a tecnologia os investimentos em softwares de gestão continuarão crescendo.

Impactos das implementações do ERP na gestão financeira

Gerenciar seus dados financeiros com êxito e precisão é uma das partes mais importantes de uma empresa. Sendo assim, o gestor precisa ter clareza da saúde financeira do seu negócio.

Por isso, ter um módulo de gerenciamento financeiro com ERP auxilia a otimizar processos e aumentar a precisão e reduzir custos.

O software ERP reduz a rotina de trabalho dos gestores, facilita o fluxo de informações, os quais podem acessá-las no sistema de onde estiver e sem a necessidade de aguardar o relatório contábil, facilitando,assim,a análise de resultados.

O sistema de gestão financeira ERP é o pilar que sustenta as organizações modernas. Com relatórios e processos automatizados, os dados corporativos são mais fáceis de entender e permitem ao gestor coletar informações para fazer decisões estratégicas.

Software ERP da Teknisa

Entenda como fazer uma gestão de serviços eficiente com ERP

Já pensou que oferecer suporte eficaz ao cliente que integre os processos de Recursos Humanos, ativo fixo, estoque, compras e expedição facilita a gestão da prestação do serviço de forma mais flexível e rápida, resultando em entregas pontuais, com maior qualidade e dentro do valor contratado?

Quem possui um negócio de prestação de serviços, por exemplo, muitas vezes tem dificuldade em oferecer a melhor experiência para os clientes, além de identificar possíveis dificuldades, ou como as compras foram realizadas a fim de garantir o cumprimento do que está sendo negociado.

Nessas situações, vale apostar em um software abrangente de gerenciamento de serviços ERP que garanta o alinhamento adequado das informações e o acompanhamento dos indicadores dos produtos aos processos de negócios, facilitando o processo de identificação de oportunidades e perdas, como:

  • Orçamentos detalhados conforme os recursos alocados;
  • Acompanhamento de equipes externas;
  • Contrato;
  • Faturamento;
  • Compras feitas e integradas aos processos de suprimentos;
  • Folha de pagamento etc.

A Controladoria e tecnologia aliadas para maximizar os resultados

Empreender exige muito conhecimento e estratégia, e ajustar as velas do barco para chegar onde se quer pode parecer desafiador, não é mesmo?

Ser responsável pelo leme e ter controle de todo o processo inclui, sobretudo, muito preparo.

Desta forma, em um processo de gestão é necessário preparar as informações, supervisionar os relatórios financeiros e executar tarefas essenciais relacionadas à parametrização fiscal. E tudo isso demanda tempo, esforço e muito, muito conhecimento!

E para evitar dor de cabeça na entrega de obrigações fiscais e acessórias da sua empresa torna-se primordial cumprir com os requisitos fiscais, contábeis e de licenciamento.

E para atender às demandas de controle requer a implementação e o uso de sistema ERP que possa contribuir e influenciar a gestão da controladoria.

Imagine ter um só lugar que possibilite o fornecimento de informações para que o processo de tomada de decisão ocorra mais rapidamente, auxiliando os gerentes na busca pela eficiência do controle gerencial e operacional.

ERP para controladoria

Aliada à tecnologia, a controladoria permite que as empresas se adaptem ao contexto competitivo dos ambientes de negócios. Dessa forma, o sistema ERP modifica as funções de controladoria e atende melhor às necessidades de controle das operações.

O que é Gestão de Capital Humano (HCM) e como o ERP auxilia nesse processo?

Embora haja entre os profissionais de RH o conceito de que as análises da força de trabalho são importantes para a organização, eles também admitem não usá-las de maneira eficaz, o que pode ocasionar em problemas multifatoriais no setor organizacional.

Alguns dos problemas encontrados podem ser:

  • Mal gerenciamento de desempenho do funcionário;
  • Planejamento não estratégico da força de trabalho;
  • Má gestão das mudanças organizacionais e alto custo de desafios não resolvidos etc.

Baixar o ebook: 16 erros simples que você deve evitar ao adotar um ERP

O que é Gestão de Capital Humano?

O Capital humano é o conjunto abrangente de práticas de RH de uma organização para recrutar, gerenciar, desenvolver e otimizar funcionários (como um ativo intangível) para maximizar seu valor comercial.

É possível que uma empresa se concentre demais em rastrear funcionários, rotatividade e tempo de preenchimento de controle de frequência etc., em vez de garantir que a organização esteja melhor preparada para antecipar desafios e se adaptar rapidamente a eles.

Sendo assim, fazer a gestão do capital humano utilizando um sistema ERP é essencial para auxiliar o departamento de recursos humanos da organização e tornar mais prática a rotina dos funcionários.

Gestão de RH

A plataforma intuitiva e responsiva do ERP capacita seus colaboradores a concluírem tarefas diárias de maneira rápida e fácil, como registrar benefícios, gerenciar tempo e acompanhar o desempenho.

CRM: usando as tecnologias da Indústria 4.0 para aprimorar a gestão de clientes

As tecnologias da Indústria 4.0 tem afetado a forma como as empresas se envolvem com seus clientes, e atendê-los tornou-se um constante desafio.

De fato, desde a pesquisa inicial até o serviço de gerenciamento e pós-venda, manter os dados alinhados não cria apenas oportunidades para melhorar a eficiência, mas também aprimora a experiência do cliente, auxiliando a equipe e a gestão das empresas a impulsionar o negócio.

Para muitas empresas, depender apenas do histórico de vendas em planilhas sempre é um processo moroso, e demanda muito tempo, conhecimento e experiência. Porém, com a tecnologia podemos ir além!

A tecnologia consegue melhorar os processos do sistema de gerenciamento de relacionamento com os clientes e a equipe, como é o caso do Customer Relationship Management (CRM).

Se seu objetivo é melhorar suas vendas e a gestão dos clientes, por exemplo, é necessário habilitar sua força de vendas externa para fornecer cotações precisas aos clientes instantaneamente. Mas isso não será realizado se os vendedores não tiverem acesso em tempo real às suas listas atuais de preços e inventário.

Estamos falando em estratégias que mapeiam os status e organizam os dados de cada cliente, bem como possibilita o acesso a todas as informações em tempo real, in loco, as quais podem ser sincronizadas com o sistema CRM para controle efetivo dos leads. Imagine poder fazer isso usando o tablet ou smartphone? Com o CRM Pebbian, é possível!

Em muitos casos, os sistemas de ativação de vendas, como CRM melhora a eficiência e a eficácia das equipes de vendas e gerenciamento de contas e tarefas, permitindo que as organizações de vendas façam mais com menos.

Case de sucesso da Teknisa e Grupo Acoplation

Gestão de vendas: Como você cria um processo de vendas padronizado para sua organização?

As empresas estão remodelando a gestão de vendas conforme mudanças de comportamento dos clientes e preferências. E as maneiras pelas quais as equipes de vendas podem melhorar o desempenho e, claro, a receita é melhorando a eficiência da gestão de vendas.

Estudos do Harvard Business Review (HBR) mostrou que as empresas com um processo de gestão de vendas padronizado enxergam um aumento de até 28% na receita em comparação com as que não o fazem.

 gestão de vendas

Em outra pesquisa, a HBR revela que 50% das organizações admitem ter processos de vendas “monitorados de perto, rigorosamente aplicados ou automatizados”. Sendo assim, é necessário adotar um processo de gestão de vendas padronizado e integrado, em que o gestor possa ter um controle detalhado do produto, integrado com as soluções de gestão de produção e gestão financeira.

Por isso, as empresas devem repensar como estruturam, contratam, dão suporte, gerenciam e incentivam as forças de vendas. Sendo assim, é necessário monitorar as etapas dos processos de vendas para garantir o sucesso.

Para alcançar o crescimento almejado as empresas precisam olhar além das performances e dos programas de treinamento. É tempo de redefinir sua abordagem ao gerenciamento de vendas com soluções integradas de ERP.

gestão de vendas

Ao desenvolver competências e introduzir novas plataformas, os gerentes de vendas podem aprimorar as habilidades e rotinas necessárias para acelerar o desempenho em suas equipes.

Lembre-se que o foco no futuro é uma exigência do mundo atual, e não pensar daqui para frente é não existir neste futuro.

Utilize o sistema ERP na gestão de produção

Implementar um bom planejamento e garantir o controle de produção é fundamental para as empresas, principalmente para as que precisam administrar equipamentos, gerir pessoas, administrar funcionários e controlar toda a cadeia de produção. E contar com uma equipe especializada às vezes não é suficiente devido à demanda de trabalho.

Para isso é necessário ter um bom planejamento que otimize a gestão de produção. Monitorar os resultados é imprescindível para que o gestor faça um acompanhamento constante a fim de avaliar se tudo está sendo cumprido de forma adequada.

Em uma cadeia produtiva, insumos, maquinário e mão de obra podem ser desperdiçados caso não haja um planejamento adequado. Pense que um produto pode ficar estocado na prateleira porque foi produzido em grande escala. O erro pode ter ocorrido lá trás, no processo de controle de produção, ou seja, oportunidades perdidas em médio ou longo prazo.

Por isso, é necessário um bom planejamento, controle e gestão da produção, a fim de garantir a qualidade da produção que monitora o início de uma tarefa até a entrega do produto para expedição. Com softwares ERP o gestor pode ter uma metodologia sequencial e automatizada que garante a documentação necessária para a aplicação das melhores práticas na produção.

Com o método inovador de MRP e MRP II (Planejamento dos Recursos da Produção) os processos de fabricação estão mudando completamente, assim como o gerenciamento de operações. O software ERP com MRP permite o controle de inventário e produção auxiliando a otimização da gestão mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.

sistema MRP

Como o varejo pode integrar o POS e o ERP

Os clientes de varejo estão cada vez mais exigindo uma verdadeira experiência omnichannel (integração de diversos pontos de venda, físicos e virtuais) de suas marcas favoritas.

E para se manterem competitivos, os varejistas precisam de uma solução POS (Point Of Sale que, em português, significa Ponto de Venda) melhor e mais flexível que possa se integrar facilmente ao seu ERP e a outras soluções comerciais de back-end.

sistema pos e ERP

Disponível em dispositivos móveis e terminais, os recursos POS servem para várias lojas, multiusuários e comércio eletrônico integrados, facilitando a venda pelo autoatendimento. A interface do usuário personalizável permite que você reflita sua marca de forma consistente em todos os canais de compras.

Imagine poder tomar decisões de qualquer lugar e em tempo real? Pois com o POS é possível fazer um gerenciamento centralizado de todo o estoque, perfis e configurações de clientes, incluindo preços, descontos, promoções, tipos de propostas, layouts e devoluções, a partir de um único local.

Com software ERP POS o sistema é totalmente integrado e também auxilia o gestor a superar as grandes expectativas do cliente omnichannel, assim como transformar dados em decisões, por meio de relatórios e análises integrados para obter informações em tempo real sobre os KPIs, análise de clientes e desempenho de vendas.

Lembre-se de que adotar novas tecnologias significa potencializar seu negócio e aumentar os lucros. E também é facilitar a sua vida com processos automatizados que economizam tempo e fornece informações apuradas para tomar decisões mais assertivas e lucrativas.

Adicione tecnologia à sua gestão empresarial com Business Suite — Soluções Verticais

Você tem gastado tempo apagando incêndios com relatórios urgentes, compras emergenciais, ou atendendo um pedido de última hora?

Essas são demandas que sempre surgem em ambientes empresariais, contudo até que ponto é saudável para a empresa ter uma frequência de problemas emergenciais?

Um plano estratégico é necessário e permite que as organizações prevejam seu futuro e se preparem adequadamente. E a seleção das melhores ferramentas de gerenciamento de negócios para sua empresa pode se tornar super complexa quando você adiciona um fator: integração.

Por isso, usar a tecnologia a favor da gestão empresarial de sua empresa com Business Suite, auxilia seu negócio a antecipar certos cenários desfavoráveis ​​antes que eles aconteçam e tomar as precauções necessárias para evitá-los.

Você constantemente encontra obstáculos nas operações diárias que impedem o gerenciamento eficiente de seus negócios? Retome o controle e comece a se concentrar em tarefas para melhorar a receita, eliminar dores de cabeça e investir em seus negócios. Com o ERP você tem as ferramentas e soluções para otimizar seus processos.

business suite

Veja bem, as ferramentas de gerenciamento devem automatizar tarefas e economizar tempo, no entanto, para fazer com que seu mix de soluções funcione em conjunto, você precisa de aplicações específicas para diversos segmentos de mercado, personalizadas para potencializar a performance da sua empresa em sua área de atuação.

Conclusão

Sabe-se que empresas que adotam o sistema ERP crescem até 35% mais rápido do que as que não fazem uso da tecnologia. Sendo assim, entender como usar as inovações nas organizações e quais implicações elas podem ter na gestão dos negócios e na competitividade das empresas é um fator-chave para o seu sucesso.

Uma organização comercial deve oferecer mais valor nas áreas de operações, serviços, conhecimento tecnológico e financeiro para manter os clientes satisfeitos e ganhar sua confiança.

É necessário melhorar continuamente em todas as áreas para permanecer competitivo e manter a sustentabilidade da organização, a fim de garantir a lucratividade.

As empresas desejam obter vantagens competitivas e alavancar o desempenho organizacional e, com o sistema integrado de gestão empresarial ERP Pebbian é possível:

  • melhorar as operações;
  • promover a inovação;
  • reter clientes e fornecedores;
  • ganhar vantagem competitiva em suas relações com os cliente, fornecedores e concorrentes.

Integre e centralize todos os dados que envolvem a atividade empresarial em um único sistema. Com o Software ERP Pebbian da Teknisa você tem soluções integradas corporativas e operacionais que otimizam a gestão do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente o que você achou. Até a próxima!

Quer saber mais sobre o sistema de gestão ERP?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.