Administrar una empresa no es una tarea sencilla. Para los responsables de la toma de decisión, muchas veces, la gran dificultad es medir los datos estratégicos de los resultados. Para eso existe el demostrativo de resultado operacional, el DRO, que hace de la gestión más optimizada.

Por más que parezca obvio,  es esencial tener control de las informaciones, como producción o ventas, de forma accesible y diaria. Así, el acompañamiento de los flujos se vuelve más claro.

Pero, a pesar del progresivo avance tecnológico de las herramientas de gestión, muchos emprendedores eligen por: no utilizarlas; o hacer uso de sistemas menos eficaces.

Tenemos, entonces, panoramas que comprueban que el control de los procesos internos acaba volviéndose una atribución muy complicada. Pero, administrar una empresa, a pesar de los constantes cuidados, puede ser más práctico y positivo.

Es aquí que la herramienta DRO surge en este contexto. Su adopción permite recopilar las informaciones financieras, acompañar el CMV (Costo de Mercancía Vendida) de acuerdo con la estructura organizacional de la empresa, con visiones por sucursales, franquicias, fábrica, distribuidora, etc; con el objetivo de formar el resultado neto de las operaciones.

Para ayudar a comprender las ventajas del DRO, le separamos un texto en el que el consultor de negocios de Teknisa, Anderson Miranda, cuenta un poco sobre una visita realizada en una fábrica de galletas.

En esta empresa, los gerentes administraban los datos de forma no centralizada, lo que dificultaba un poco el acceso a las informacioness más detalladas y fidedignas.

Por eso, con el diálogo, nuestro profesional puede detectar el “dolor” de los emprendedores, sugiriéndoles una solución efectiva. ¿Vamos a saber más sobre esta solución? ¡Acompañe! 🙂

DRO y la ventaja competitiva por medio de las informaciones

“En una de mis presentaciones comerciales por Teknisa, — donde buscamos e identificamos empresas con necesidad de mejoría de procesos y control, siendo que, con el desempeño de un ERP como nuestro Pebbian Mobile, es mucho más sencillo implantar tales mejoras — conversé con el propietario de una fábrica de galletas.

¡Acompañe la historia y reflexione si éste puede ser también un problema de gestión que su empresa enfrenta!

Onde sua empresa que chegar nos próximos 5 anos?

Meu cliente da fábrica de biscoitos e eu estávamos em uma conversa sobre como os softwares EPR poderiam auxiliá-lo no crescimento de sua empresa, além de resolver alguns problemas de gestão nos quais ele tinha dificuldade.

Fiz alguns questionamentos sobre os processos atuais, tentando entender um pouco sobre como a empresa dele trabalhava e qual patamar gostaria de alcançar nos próximos 5 anos.

Ele me informou que a empresa cresceu e que o software de gestão atual não possuía muitos recursos.

Pedi que mostrasse alguns relatórios extraídos pelo sistema que ele utilizava para analisar os resultados da empresa. Para o meu espanto, o único relatório apresentado por ele foi um sobre a posição final de estoque e outro de contas a receber.

Por que é importante uma análise diária em tempo de se tomar medidas corretivas e protetivas?

Perguntei ao empresário como ele realizava a análise das informações. Questionei se a empresa dele ou os produtos fabricados eram rentáveis ou não, e a resposta foi a esperada: ‘Quando tenho estas informações, só as consigo no fim do mês. E olhe lá. Pois tenho que coletar dados de diversos setores da empresa e depois jogar em uma planilha para tabular. Mesmo assim, não sei se os números que me são passados são fiéis à realidade’.

Para concluir os meus questionamentos, já sabendo da resposta, perguntei se havia como extrair do sistema um Demonstrativo de Resultado Operacional, para acompanhar diariamente, ou semanalmente, o resultado da empresa e de suas lojas comerciais que vendem os biscoitos produzidos. Ele acenou negativamente com a cabeça e sorriu de forma discreta.

Comentei com ele a importância de adotar um sistema de gestão que possibilita ter este controle e extrair as informações semanalmente. Também foi ressaltado que os dados precisos ajudam na tomada de decisão sobre o andamento financeiro da empresa.”

ERP e o DRO são ferramentas de acesso essencial aos gestores!

Agora, o cliente usuário do ERP Teknisa já sabe que o DRO tem um papel importante na tomada de decisões por parte dos gestores de sua empresa.

Sabe onde estão dispostas as informações importantes é essencial para a montagem de estratégias comerciais da venda ou a fabricação do produto.

Com a ferramenta ERP e o DRO, é possível compilar as informações financeiras, acompanhar o CMV (Custo de Mercadoria Vendida) de acordo com a estrutura organizacional da empresa; com visões por filiais; franquias; fábrica; distribuidora, etc; com o objetivo de formar o resultado líquido das operações.

A eficiência da gestão também é possível ser analisada de forma mais profunda por meio do DRO, com os indicadores representados neste relatório e extraído de forma automática pelo ERP Pebbian da Teknisa.

Quanto produzir e vender, e quais são os produtos são mais rentáveis?

É essencial saber o ponto de equilíbrio da empresa para saber o quanto é preciso vender ou produzir para que o seu negócio dê lucro e também quais os itens produtos são rentáveis ou não. Se você pode ter estas informações nas mãos, é possível realizar uma gestão com mais acertos .

Entretanto, para o cálculo correto dos indicadores, é necessário ter as informações sobre os custos variáveis, fixos e suas despesas.

E você gestor, empresário, consegue também através do seu ERP extrair informações tão importantes para a condução assertiva do seu negócio? Consegue analisar, de forma precisa, a rentabilidade dos produtos produzidos e vendidos?

Caso possua dificuldades em poder obter estas informações e outros controles da sua indústria, franquias, lojas, entre em contato! Nossos consultores poderão lhe apoiar, e mostrar como temos orientado diversas empresas a melhorarem seus números.

O que achou do texto? Acredita que as informações foram relevantes à sua empresa? Não deixe de comentar! 🙂