buffets

 

O ano está chegando ao fim e as confraternizações estão apenas começando. Além das datas oficiais como Natal e Reveillon, essa também é uma época propícia para comemorações no ambiente corporativo, com as tradicionais festas que celebram o sucesso anual das empresas e promovem a interação entre os colaboradores.

Independente do motivo, dezembro é um dos meses mais festivos do ano e, é nessa hora que os buffets – empresas do setor de festas e eventos – precisam estar muito bem estruturadas para garantir a qualidade do serviço e não deixar nenhum cliente na mão.

A contratação desse tipo serviço garante um pouco mais de tranquilidade para os anfitriões. Embora seja necessário se envolver para definir os detalhes, o trabalho de comprar, produzir e apresentar os pratos e as bebidas – bem como definir a equipe e os materiais que serão usados – fica por conta da empresa. No entanto, é importante ficar atento para evitar surpresas desagradáveis:

– Solicite uma degustação prévia;

– Verifique as entradas, os aperitivos e os horários definidos para cada prato;

– Certifique quais materiais são oferecidos – os utensílios como talheres, copos e pratos;

– Trabalhe com margem de erro para garantir que, caso cheguem convidados que não confirmaram presença, não falte comida e bebida;

– Tenha em mente o número de convidados, pois pode valer mais a pena você fechar uma festa maior e sobrarem alguns lugares do que pagar taxa extra por excedentes;

Os buffets além do cardápio

Os buffets oferecem os mais variados serviços, com cardápios que agradam os mais diversos gostos e paladares. Talvez você não faça ideia, mas quem trabalha organizando festas também precisa de um bom planejamento para que tudo ocorra da melhor maneira.

Para isso, soluções inteligentes se fazem cada dia mais necessárias para que essas empresas possam controlar e visualizar os gastos e ganhos antes mesmo que o evento contratado aconteça – para, assim, ter uma ideia do percentual do lucro no momento do orçamento, por exemplo.

Também é possível agendar as degustações e definir toda a mão de obra que será necessária. O tempo de produção pode ser planejado e, ao final, o estoque é alimentado automaticamente. A partir disso fica mais fácil avaliar a necessidade de cada matéria-prima.

Outro detalhe importante que pode mudar totalmente o rumo da sua festa é quanto as entregas. Os buffets precisam ficar de olho, acompanhando as transportadoras até a entrega final das mercadorias, controlando a rota até os locais dos eventos e as saídas de materiais por código de barras.

Através do histórico de pedidos fornecidos por softwares modernos, os empresários do ramo conseguem, inclusive, calcular a previsão do consumo dos produtos. Esse documento ainda pode auxiliar no gerenciamento das sobras, do desperdício e das horas extras das equipes.

Dessa forma, os processos tornam-se mais ágeis e, com dados precisos, a tomada de decisão também é facilitada, garantindo mais assertividade e menos retrabalho.

Escrito por Comunicação para o Mercado

Divulgação do know how da Teknisa aliado às tendências do mercado, abordando temas de relevância tecnológica e empresarial.

Ver todos artigos do autor