NF-e e CT-e será descontinuada

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo – SEFAZ-SP anunciou que a partir do dia 1º de janeiro de 2017 descontinuará os aplicativos gratuitos para emissão da NF-e e CT-e

Com a grande adesão das empresas aos softwares de documentos eletrônicos, a SEFAZ-SP apurou que a maioria das empresas deixará de utilizar o emissor gratuito da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e optaram por sistemas próprios, incorporados ou personalizados a seus softwares internos.

A Secretaria da Fazenda de São Paulo – SEFAZ informa que, apesar dos investimentos realizados para o uso dos aplicativos gratuitos que são oferecidos desde 2006, 92,2% das empresas optaram por gerar NF-e’s em emissores próprios. No caso do CT-e, o número é ainda maior: 96,3% dos documentos são gerados por emissores próprios.

Os contribuintes que tentarem realizar o download dos emissores de NF-e e CT-e receberão a informação sobre a descontinuidade do uso dos aplicativos gratuitos. E a partir de janeiro de 2017, não será mais possível fazer o download. Porém, os usuários que tiverem os aplicativos instalados em seus computadores, poderão continuar utilizando-os até que as novas atualizações das regras de validação impeçam o seu funcionamento.

A NF-e e CT-e fornecem aos contribuintes uma forma prática, controlada, segura, transparente e de baixo custo para a emissão. Com a descontinuação dos aplicativos gratuitos, as empresas terão que construir um aplicativo próprio integrado (SAP, ERP, etc) ou adquirir um aplicativo de uma empresa desenvolvedora de software.
A Secretaria da Fazenda já recomendou que as empresas procurem por novos sistemas de NF-e e CT-e.

Aproveite para fazer uma boa escolha, pesquise com atenção e prefira uma solução que possa atender a essas novas demandas com qualidade e segurança. Além disso, usufrua dos benefícios que podem vir atrelados a esses software tais como gestão de controladoria, gestão financeira, gestão de estoque e gestão de vendas.

Escrito por Central de Vendas

Publicação de informações baseadas nos principais questionamentos dos nossos clientes. O conteúdo é pesquisado interna e externamente para garantir respostas relevantes e de cunho gerencial.

Ver todos artigos do autor