FINIT 2

Entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, Belo Horizonte sediou a segunda edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT). Colaboradores de diversos setores da Teknisa participaram do evento, que aconteceu no Expominas e reuniu empresas renomadas, startups, profissionais da área de tecnologia, estudantes, pesquisadores e interessados nos temas abordados.

Além de palestrantes nacionais e internacionais, a feira sediou a segunda Campus Party Minas Gerais, que contou com atividades diversas nas arenas de Negócios, Criativa e Experience. Conectando grandes empresas à startups, os campuseiros tiveram a oportunidade de participar de atividades de divulgação científica podendo abusar da criatividade com ideias inovadoras.

Ao todo, foram 14 palcos e cerca de 500 horas de conteúdo compartilhado. Entre youtubers e digital influencers, as palestras mais esperadas foram as de Nolan Bushnell, fundador do videogame Atari, e de Caito Maia, fundador da Chillie Beans.

Mais de 75 mil pessoas – 50% a mais do que em 2016 – passaram pelo Expominas nos cinco dias do evento, onde participaram de oficinas, hackathons, palestras e muito networking. Os números da feira são surpreendentes: foram mais de 2.000 encontros de negócios, mais de R$ 10 milhões em investimentos em startups, cerca de 500 horas de conteúdo e mais de 350 palestrantes divididos por quatro arenas. “Nossa meta é transformar a FINIT no principal evento de tecnologia da América Latina e cases interessantes não faltaram, mostrando o poder e o talento dos mineiros”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa.

A Arena Experience recebeu diversas instituições de ensino públicas e privadas. Entre os destaques, o projeto Meu Primeiro Negócio trouxe aproximadamente 800 alunos, de 58 escolas de todo o Estado para apresentarem e comercializarem os produtos desenvolvidos em suas empresas. “O estande do MPN mostra que o jovem de ensino médio quer muito empreender, o que faltava era incentivo, e o Governo de Minas Gerais está no caminho certo”, pontuou Miguel Corrêa.

Campus Party foi destaque na FINIT

Um dos espaços mais disputados da FINIT, a Arena Campus Party recebeu mais de 6 mil participantes, sendo que 1.200 deles ficaram acampados, os chamados campuseiros. A turma do norte de Minas deu um show à parte. Com 311 participantes, a caravana bateu o recorde nacional da CP. No local, que recebeu palestrantes como Nolan Bushnell, o criador do Atari, Caito Maia, da Chilli Beans, Lorrana Scarpioni, CEO e cofounder da Bliive, maior rede global de troca de tempo,Luiz Gabriel Tiago, o Sr. Gentileza, indicado ao prêmio Nobel da Paz, Marcos Palhares, único astronauta brasileiro participante da empresa pioneira em turismo espacial Virgin Galactic, entre outros, o networking rolou 24 horas por dia. “Estamos muito felizes com o resultado do evento. As vendas de ingressos se aceleraram nos últimos dias, o que fez com que palestras, workshops e hackathons tivessem recorde de público”, avalia Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.