Por que a automação comercial é obrigatória para o sucesso de uma franquia?

Administrar uma rede de franquias é um grande desafio aos líderes e tomadores de decisão. Isso se dá porque são inúmeros os processos que devem ser controlados por quem realiza a gestão de cada unidade.

Informações que contemplam, desde os produtos mais vendidos por franquia, até o gerenciamento de atividades desempenhadas pela equipe de colaboradores. Isso sem mencionar a gestão financeira, controle de estoque e relacionamento com os clientes.

É sabido que cada fator destacado anteriormente necessita de uma atenção especial, advindo de uma gestão apurada e estratégica por parte dos tomadores de decisão.

No entanto, por mais desafiadora que seja a tarefa de gerenciar cada unidade de franquias, é possível otimizar o controle por meio de softwares e ferramentas tecnológicas, as que aqui se enquadram na função de automação comercial.

Sendo assim, a tecnologia, mais uma vez, se faz como principal aliada dos gestores, uma vez que tornam o acesso aos dados estratégicos com mais praticidade, auxilia na tomada tomada de decisões e automatiza processos levando confiabilidade em cada informação.

Se você leu até aqui e se faz parte do seleto grupo de líderes que administram redes de franquias (ou é um franqueado), não deixe de continuar lendo. Iremos apresentá-lo a uma solução que tornará sua gestão mais assertiva, aumentando a performance da equipe e também a lucratividade de cada unidade. 🙂

Franquias em ascensão exigem soluções à altura!

Você sabia que o setor de franquias apresentou um crescimento de 5,1% durante o primeiro trimestre de 2018?

Frente ao cenário de instabilidade financeira, o crescimento do franchising brasileiro é relativamente expressivo, e nos revela uma projeção interessante para os próximos anos: mais redes de franquias e franqueados no mercado.

Dito isso, também é importante ressaltar que, com o aumento no número de unidades de franchising, a concorrência também se amplia.

Em meio a um mercado cada vez mais exigente, que demanda por entregas de qualidade e em menor tempo, poder contar com soluções que auxiliam na ágil produção e tomada de decisões garante, sobretudo, a longevidade da sua empresa.

Se estamos falando de um cenário que em que os consumidores estão cada vez mais atentos aos produtos e serviços oferecidos, é impossível não pensar na experiência do cliente como principal foco de qualquer organização.

Desse modo, se atentar às soluções que o mercado oferece é uma estratégia praticamente obrigatória. E é nesse contexto que as ferramentas de automação comercial surgem, principalmente para ajudar os gestores a obterem um controle mais assertivo sobre suas franquias.

Mas, como essa funcionalidade pode ajudá-lo a ter uma gestão mais prática e eficaz? Continue acompanhando!

call to action

Automação Comercial: melhor aliada dos gestores

Como o próprio nome sugere, as ferramentas de automação comercial têm como principal objetivo tornar a gestão automática, otimizando o tempo e até os custos por parte dos tomadores de decisão.

Por exemplo, se um gestor utiliza esse tipo de funcionalidade, é bem provável que ele tenha acesso a dados estratégicos através de softwares inteligentes. Ou seja, esse líder não precisa buscar por informações em relatórios de papel, tampouco manusear planilhas para controlar cada trâmite.

Mediante funcionalidades que a ferramenta de automação comercial proporciona, o profissional responsável realiza uma gestão mais assertiva. A tecnologia agrega alguns benefícios, como por exemplo:

  • Acesso a informações estratégicas em tempo hábil;
  • Automatização de atividades que demandam tempo e até outros profissionais apenas para desempenhá-las;
  • Redução da incidência de erros ocasionados por falhas na gestão;
  • Otimização de tempo gasto com preenchimento de relatórios e planilhas;
  • Diminuição de custos com materiais impressos (relatórios).

Diante disso, já é possível visualizar como as ferramentas de automação comercial podem auxiliar o gerenciamento das redes de franquias. Vamos enumerar alguns dos principais benefícios de optar pela solução tecnológica? Continue acompanhando!

Para aumentar performance do atendimento

Toda a experiência de um consumidor começa no atendimento. Por isso, poder assegurar mais agilidade nesse processo, além de disponibilizar várias opções de pagamento, é vantajoso para a franquia como um todo. E, para isso, você pode contar com a ferramenta de automação comercial.

É o caso, por exemplo, das comandas eletrônicas. Se lembra quando falamos acima da otimização de tempo gasto com preenchimento e diminuição de custos com materiais impressos?

A ferramenta de automação comercial permite a integração com comandas eletrônicas, que são digitalmente manuseadas por meio de dispositivos móveis utilizados por atendentes, que realizam o pedido diretamente da mesa à cozinha, evitando longos trajetos que ocasionam em longas esperas por parte dos clientes.

A integração entre os atendentes e a equipe da cozinha é realizada por meio da ferramenta de automação comercial, KDS (Kitchen Display System), que auxilia os colaboradores a produzirem mais e em menor tempo.

Investir em um atendimento ágil e eficiente contribui, não só para o aumento da satisfação dos clientes, como também do faturamento da sua franquia.

Para ter acesso a dados estratégicos em tempo hábil

Em uma empresa, a análise de dados estratégicos é essencial para a tomada de decisões assertivas. Por isso, optar pela ferramenta de automação comercial auxilia, não apenas o acesso às informações, como também seu rápido entendimento.

Por exemplo, se um gestor deseja saber qual o produto mais vendido de uma franquia X, é possível conhecimento por meio da ferramenta de automação comercial. Ou se ele quer entender qual mercadoria é a mais lucrativa para a unidade, também é viável.

Ideal para a projeção e o cumprimento de metas, a funcionalidade BI (Business Intelligence) permite que o acompanhamento de dados, como o fluxo de caixa, por exemplo. Além disso, também é possível que o gestor visualize resultados de campanhas realizadas em cada unidade, possibilitando uma visão mais horizontal de cada franquia.

Todas essas informações são muito estratégicas, e contribuem para que os tomadores de decisão ajam com mais assertividade, garantindo uma performance mais qualificada sobre a gestão realizada na rede de franquias.

Para aprimorar o relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente, como dito anteriormente, é um fator determinante para o sucesso de um negócio. Você sabia que 58% dos consumidores não voltam a adquirir o produto ou serviço de uma empresa, caso tenha tido uma experiência negativa com a mesma?

Sabendo disso, é essencial dar a devida atenção no processo de relacionamento com o cliente, principalmente para fidelizá-los e evitar que más vivências com a organização acarretem em prejuízos financeiros.

O sistema de CRM, uma das vertentes que compõem a automação comercial, coletam dados importantes da clientela, mensurando-os de forma estratégica e permitindo uma comunicação mais alinhada entre o consumidor e a empresa.

Então, é possível saber se os clientes da franquia X preferem determinado tipo de produto do que os da franquia Y, por exemplo. Dessa forma, o gestor consegue estruturar um discurso mais alinhado de acordo com os dados coletados de cada cliente.

Para fazer compras mais assertivas

Fazer uma boa gestão de compras também é indispensável para a longevidade de uma franquia. Deste modo, o líder pode contar mais uma vez com a ferramenta de automação comercial para auxiliá-lo nesse processo.

Por meio da gestão de backoffice, é possível centralizar as necessidades e as demandas de compras de toda a rede de franquias, baseadas na consolidação das vendas de cada unidade. Ideal para gestores obterem uma visão mais estratégica do seu negócio.

Além disso, a gestão operacional ainda gera uma previsão do volume de compras, realizada a partir das vendas em determinados períodos de cada unidade. O gestor ainda tem seu poder de compra aumentado, já que tem acesso ao histórico de compras e perfis de fornecedores, podendo avaliá-los em diversos segmentos como preços e prazos para entrega, por exemplo.

Com tantas possibilidades, é bem provável que a gestão de compras será muito mais eficaz e condizente com todas as unidades de uma franquia. É poder comprar o bastante sem ultrapassar o valor previsto no orçamento. Uma aquisição inteligente.

Para um controle de estoque mais apurado

Se estamos falando da gestão de compras, é claro que o estoque não pode ficar de fora. Até porque, os dois fatores estão diretamente relacionados. E sim, a automação comercial também surge para auxiliar os líderes no controle desse processo.

Por meio da gestão de backoffice, é possível monitorar o envio de produtos, obtendo o detalhamento de cada operação realizada. Ideal para que cada franqueado gerencie seu estoque com mais assertividade, evitando a perda ou a falta de produtos durante o momento da venda.

Invista em soluções com expertise de mercado!

Garantir assertividade na análise das informações da sua franquia faz toda a diferença nos resultados! Quer saber se está no caminho certo? Confira as dicas que o Samuel Murta, especialista em gestão de redes e franquias da Teknisa, compartilhou neste vídeo.

Para uma gestão mais inteligente da sua franquia, invista em soluções de automação comercial. Assim, você obtém bons resultados, toma decisões ágeis e assertivas e se destacada perante concorrentes.

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Então se inscreva no nosso canal do YouTube. Sempre compartilhamos dicas e materiais interessantes por lá! Curtiu o texto? Acredita que o conteúdo foi útil para você? Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais! 🙂

2018-12-07T10:17:38+00:0023 de novembro, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

dois × cinco =