Em tempos de crise, abrir um negócio pode parecer arriscado. Porém, de 2013 ao ano atual, houve um aumento de 5% no número de brasileiros que ainda querem abrir o próprio negócio. Segundo o Instituto Data Popular, 28% da população brasileira, ou seja, 38,5 milhões de pessoas, pensam em investir no empreendedorismo.

O segmento de Franquias vem crescendo no Brasil, sendo seu faturamento duplicado nos últimos cinco anos. Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o primeiro trimestre de 2015 registrou alta nominal de 9,2%, comparado com o mesmo período do ano passado. O investimento na abertura de franquias no interior tem sido o foco das maiores redes nacionais.

franchising

Por que apostar em uma franquia?

franquias em diversos segmentos, como food service, cosméticos e perfumaria, automotivo, ensino. São oportunidades para serem exploradas por diversos perfis de empreendedores. Além da diversidade de segmentos, têm-se também investimentos que variam de R$ 10.000 a R$ 1.000.000, sendo as franquias de serviços as de menor custo.
Para que o negócio dê certo, é importante que o franqueado siga as orientações do franqueador, que variam de acordo com o segmento. No food service, por exemplo, é imprescindível que a orientação quanto a matéria-prima a ser utilizada, a homologação de fornecedores, as regras de higienização e os modos de preparo sejam respeitados, para que a qualidade da marca seja mantida.

Vantagens para Franqueadores e Franqueados

Não seguir essas orientações, em alguns contratos, é passível de multa e rescisão. A grande vantagem desse modelo para o franqueado é investir em um negócio já testado e aprovado. O único segredo nesse caso é acertar no ponto comercial, além de realizar uma gestão eficiente, como em qualquer empreendimento. Para o franqueador, são inúmeras as vantagens, dentre elas, o crescimento exponencial com baixo custo, o fortalecimento da marca em locais diversos e o ganho com os royalties dos franqueados. Esses royalties são percentuais aplicados no faturamento de cada franqueado ou na compra dos produtos, praticados pela maioria das redes de cosméticos e perfumaria.

E como posso ter sucesso sendo um empreendedor?

Independente do modelo e do segmento, um sistema de gestão integrado a um sistema de frente de loja é necessário para o crescimento saudável deste negócio. Além disso, para se ter números confiáveis na apuração dos valores de royalties e taxas de marketing, deve-se estar amparado por uma boa solução. Para garantir a qualidade do produto fornecido, o acompanhamento das compras, das vendas e do desempenho da franquia, é importante que o franqueador utilize um software centralizado. O sucesso de cada franqueado é o sucesso do franqueador.

Várias franquias que utilizam o software da Teknisa para essa gestão comprovam seus benefícios. Os franqueados utilizam o ForSale, solução homologada nacionalmente, que realiza a gestão das vendas, do estoque, das compras e da controladoria. O franqueador tem acesso a todas as informações desses franqueados através de um servidor centralizado, e acompanha diariamente a operação de cada um. Utilizando o Odhen KPI, solução de Business Intelligence, que disponibiliza indicadores de resultado das franquias, o franqueador pode tomar decisões e auxiliar cada franqueado na gestão do negócio através de seu celular, em tempo real.

Para incrementar ainda mais a operação de cada segmento, as Soluções Odhen da Teknisa, possui soluções integradas à operação do varejo, tais como fidelização de clientes, comanda eletrônica para atendimento às mesas e filas, KDS, delivery, check out de saída, entre outros. Todas as soluções são mobile, reduzindo custos e trazendo agilidade para o estabelecimento.