Teknisa://Gamificação nas empresas: por que a tendência pode revolucionar seu negócio?

Gamificação nas empresas: por que a tendência pode revolucionar seu negócio?

Você já ouviu falar em gamificação nas empresas?

Em tempos em que a competitividade é estimulada a todo tempo pelo mercado, manter a equipe motivada pode se tornar uma tarefa bem complexa aos gestores. Além disso, com a rotatividade de funcionários, os treinamentos precisam ser constantes para que o conhecimento não se perca.

Para isso, surge a necessidade de investir em metodologias e testar as mais diversas técnicas disponíveis no mercado. Nesse sentido, uma tendência promissora vem ganhando espaço nas instituições.

A gamificação (ou gamification) já tomou conta do mercado tecnológico e sua eficiência vem sendo comprovada a cada dia nos mais diversos setores. A metodologia é bem simples: aplicar, por meio dos elementos dos jogos, mecanismos para atingir metas reais e motivar as pessoas.

Com a democratização do acesso à internet, cada vez mais pessoas estão nas redes sociais, e os jogos virtuais, por sua vez, ganham espaço no cotidiano como meio de distração e interação.

Na palestra “Jogando por um mundo melhor”, no TED Talks, a designer de games, Jane McGonigal, ressaltou dados de uma pesquisa que revelou: por semana, juntando todas as pessoas do planeta, mais de três bilhões de horas são dedicadas a jogos no computador ou em um videogame.

Uma vez que os jogos atraem e atuam como fonte de entretenimento nas mais diversas faixas etárias, as empresas encontraram nessa vertente uma oportunidade de utilizá-los também no mundo dos negócios – seja para reforçar a interação e divulgação de uma marca ou para realizar treinamentos com as equipes.

Mas, enquanto metodologia, quais os benefícios que a gamificação pode agregar à sua empresa? Acompanhe-nos! 🙂

Aplicando a gamificação nos negócios também do food service

A gamificação atua como estratégia baseada no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento dos jogadores de maneira lúdica.

Sendo assim, por que não aplicar a metodologia em estabelecimentos de food service? Vamos conferir alguns benefícios logo abaixo!

1 – Proporciona um conhecimento prático

Imagine o seguinte cenário: em uma simulação de jogo, as gerentes de Unidade recebem a tarefa de reduzir o custo em matéria-prima em 5%. Para isso, as profissionais precisam cumprir metas, seguir um passo a passo específico até alcançar seu objetivo. Ao cumprir o desafio imposto, as gerentes vão acumulando pontos que, em determinado momento, serão convertidos em brindes reais.

Ao interagir assim no jogo, além de reforçar as técnicas, fica mais clara a aplicação na prática do dia a dia na cozinha. Além disso, de forma mais dinâmica, em momentos ociosos, o profissional tem a oportunidade de vencer as próprias barreiras e conquistar metas importantes para sua função enquanto profissional.

Em outras palavras, a gamificação possibilita experiências práticas aos colaboradores da empresa, aumentando seu conhecimento e estimulando-os a buscar por mais informações sobre determinado segmento. É uma forma interessante de qualificar os profissionais, tornar a expertise de cada um deles mais abrangente e ainda premiá-los por cada esforço aplicado.

2 – Estimula o cumprimento de metas

Conforme sugerido anteriormente, a metodologia da gamificação também estimula os colaboradores a cumprirem metas pré-definidas na prática. Por exemplo, se ao final da atividade proposta, o colaborador for recompensado de alguma forma, o mesmo estará mais motivado a cumprir com o seu objetivo.

Sendo assim, por que não unir o útil ao agradável? Propor desafios que envolvam os colaboradores, agregando conhecimento e recompensa às equipes que cumprirem as metas, contribuem para um avanço no modo de produção e entrega.

3 – Aproxima o colaborador à empresa

A gamificação vai muito além da proposta de metas em torno de jogos e dinâmicas digitais. Por meio dessa metodologia, é possível criar, ou, em alguns casos, fortalecer os laços com os colaboradores da empresa.

A experiência, que proporciona conhecimento mediante interação, não só agrega conhecimento como também contempla colaboradores com recompensas. Todas essas etapas consistem em uma motivação a mais aos profissionais da empresa. Você sabia que o colaborador motivado é capaz de produzir até 50% a mais (Right Management) em sua função?

Em síntese, recompensar funcionários contribui para sua crescente satisfação na empresa; evitando desmotivação e, consequentemente, rotatividade, que geram custos à organização. Lembrando que a valorização dos profissionais deve fazer parte do escopo de atividades de qualquer gestor inteligente e atento ao mercado.

4 – Disponibiliza feedback ágil

Se a metodologia é aplicada à empresa, será possível obter acesso ao desempenho de cada colaborador por meio de um ranking. Aos gestores, a disposição de resultados gerados pela gamificação permite uma visão mais estratégica dos profissionais, permitindo análise e eventuais feedbacks de performance.

Em contrapartida, a interação também estimula a competição saudável entre os colaboradores, que poderão buscar maneiras de aprimorar sua produção e conquistar, cada vez mais, resultados positivos à empresa. É importante ressaltar que todo esse levantamento é feito de forma ágil e prática, otimizando o tempo da equipe como um todo.

5 – Permite uma experiência positiva e compartilhável

Com a gamificação, é possível tornar a metodologia estratégica até do ponto de vista do marketing da empresa. Por exemplo, se os colaboradores obtêm um bom desempenho em determinada atividade e são premiados em decorrência disso, é provável que irão compartilhar o resultado em suas redes sociais.

Como resultado, outros profissionais tomarão conhecimento da empresa de food service. Já com a ciência de que os profissionais são valorizados e recompensados pelo trabalho desempenhado, potenciais clientes e futuros colaboradores irão interagir com a organização de forma diferenciada, enxergando-a como um modelo positivo de negócio. De quebra, a empresa fortalece ainda mais a sua marca e abrangência no cenário digital.

Gamificação: jogar para aprimorar!

Aos gestores atentos às novidades do mercado, a gamificação surge como uma opção inteligente e estratégica para alinhar equipes e torná-la mais motivada. A metodologia surge como uma engrenagem interessante aos profissionais que buscam modernizar seu empreendimento.

Vale lembrar que as software houses já estão atentas a esse cenário e vêm desenvolvendo soluções modernas e eficazes por meio de aplicativos. Levar os problemas reais das grandes corporações para essas plataformas é um investimento interessante; uma vez que o acesso expande a à diversas pessoas, sem perder a validade e, os treinamentos ganham um novo formato; podendo ser executados a qualquer hora, em qualquer lugar.
O que achou do post? Acredita que o post agregou relevância ao seu conhecimento? Não deixe de comentar abaixo! 🙂

2018-09-05T12:51:14+00:0013 de agosto, 2018|Notícias|

Deixar um comentário