Entenda como os kpi´s é importante para gestão da empresa

KPI´s – também chamados de Indicadores de Desempenho – são fundamentais para entender a saúde de um negócio. Historicamente, o pensamento estratégico das empresas se firmavam apenas para questões internas. Andrews (1971) e Cristensen (1980) afirmam que o conceito de estratégia corporativa ampliou atualmente as atividades funcionais dentro das empresas para olhar também o ambiente externo.

O uso de tecnologias em negócios pode ser essencial para seu crescimento. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Gertner, 32% dos empresários com faturamento superior a US$ 250 milhões são estruturados em negócios digitais. A pesquisa demonstra quanto a tecnologia tem garantido bons números para o desenvolvimento de empresas, sendo essenciais na tomada de decisões.

Através desse cenário, surgiram vários indicadores estratégicos, que podem mostrar desde a lucratividade do negócio, até o clima interno. Sem esses dados, o empresário fica sem informações de seu próprio estabelecimento e sem condições para mudanças.

Como escolher os KPI´s?

Entenda qual é o seu negócio: Antes de definir suas informações estratégicas, é importante avaliar qual é o tipo de produto ou serviço oferecido, seu público, o estágio de desenvolvimento que se encontra e onde quer chegar;
Defina um KPI fácil de ser entendido: indicadores complexos demais podem ser difíceis de serem analisados. Um bom KPI precisa apresentar os dados de forma prática e informações objetivas sobre o negócio;
Compare: Existem várias opções de indicadores no mercado, porém nem todos oferecem funcionalidades essenciais para o seu negócio. Compare quais são as opções, a experiência da empresa produtora e qual solução vai melhor atendê-lo.

Quais os benefícios do KPI para meu negócio?

Agora você deve estar se perguntando quais vantagens você ganha ao ter um KPI em suas mãos. As vantagens vão desde melhora dentro de áreas específicas até a melhoria de equipe. Veja quais os benefícios proporcionados em cada um:

KPI pode guiar o seu modelo de negócio

Em áreas funcionais, como marketing, financeiro e compras, um indicador pode ajudar a alcançar os resultados que você precisa. Separando por período, seja por semana ou mês, você pode acompanhar as atividades e ver qual desempenho está tendo. Dessa forma, fica muito mais fácil alcançar um resultado feito no planejamento.

KPI pode especificar tarefas em sua equipe

Acompanhando indicadores, você pode orientar melhor os colaboradores para alcançar seus objetivos. Com um plano de ações desenvolvido nos dados que têm, fica mais fácil gerenciar as tarefas para cada área. Os funcionários também ganham em produtividade, com objetivos e planos bem administrados, se sentem mais motivados para realizar suas tarefas.

A partir de um KPI de vendas, por exemplo, os dados podem estimular a competitividade em seus colaboradores. Além disso, você identifica o estágio em que a venda está falhando para poder melhorar suas ações. Seus colaboradores também focam no que é realmente importante para o desenvolvimento do negócio, em vez gastar o tempo com tarefas menores, por exemplo.

Reduza tempo e erros com KPI

Em vez de fazer várias planilhas para comparar as informações do negócio, gastando uma grande quantidade de tempo e profissionais, por que não usar uma plataforma que automatiza esse serviço, de forma rápida e segura? Com KPI’s, além da agilidade com as informações, os dados fornecidos são confiáveis. Esse tempo gasto anteriormente fazendo planilhas, pode agora ser usado com outras atividades, como propondo soluções para problemas da empresa ou fazendo vendas.

Cinco indicadores essenciais para o negócio

Indicadores podem mostrar dados de vários setores, tanto internamente, quanto fora das empresas. Para fazer um bom uso desses números, é preciso especificar a estratégia planejada e o profissional responsável pela análise. Separamos cinco indicadores que fazem parte da gestão de grandes empresas e oferecem soluções para diversas áreas.

Tíquete Médio

O tíquete médio é uma forma de entender as vendas com referência de três fatores: vendas, clientes e vendedores. Por vendas, a empresa consegue entender a quantidade vendida de um determinado produto ou serviço e também as oportunidades abertas. Nessa métrica, é possível visualizar qual a melhor estratégia para o negócio.

O tíquete médio também pode ser calculado por vendedor, onde o empresário tem informações sobre seus melhores e piores colaboradores. Outra forma de calcular é através de clientes, sabendo quais compram ou pagam mais. Essa métrica consegue ter as principais informações dentro do negócio e pode auxiliar a criar estratégias.

Lucratividade

Outro indicador importante para qualquer negócio é o de lucratividade. Nele, as empresas conseguem visualizar quanto estão faturando no mercado. Também é possível gerar informações sobre o Ponto de Equilíbrio, ou seja, quanto a empresa precisa ganhar para arcar com suas despesas básicas, como salário e aluguel.

Turnover

Saber sobre a taxa de entrada e saída de funcionários é essencial, já que reter um colaborador na empresa pode ser muito vantajoso. Além do conhecimento e experiência dentro do negócio, que só operadores mais antigos têm, os valores para admitir e demitir funcionários são elevados. Pensando nisso, muitas empresas têm utilizada o Turnover, um indicador que calcula quantas pessoas foram demitidas e admitidas em um determinado período. Esse serviço também ajuda a entender mais sobre o clima organizacional e solucionar várias questões de gestão de pessoas.

ROI

Outra forma de entender se a empresa está trilhando os caminhos corretos é através do retorno sobre investimento (ROI). Nesse indicador, o empresário coloca a sua perspectiva de crescimento e consegue obter informações do lucro a médio prazo. Alguns especialistas acreditam que o ideal é um negócio ganhar 15% do que foi investido e não obter essa meta pode ser um mau sinal.

Produtos parados no estoque também podem acarretar perca de dinheiro na empresa. Por isso, o uso de uma métrica para saber a quantidade de produtos armazenados é um bom negócio. Além de fornecer informações importantes para a saúde financeira, o indicador também pode ser importante aliado nas próximas compras.

Digital

Quanto aos negócios digitais, existem indicadores importantes para entender como os clientes estão reagindo nesse ambiente. Para e-commerce, por exemplo, a taxa de rejeição de um determinado produto ou postagem pode ajudar na melhoria do portal.

Lembrando que os indicadores fornecem todas as informações necessárias para manter uma empresa em bom funcionamento e é um importante instrumento para investimentos. Todas as grandes empresas precisam desses dados e, para que tenham sucesso, é preciso destinar tempo de análise.