Fazer a gestão de um restaurante sem automação comercial não é uma tarefa fácil. Até porque, estamos falando de inúmeros processos que exigem atenção especial dos líderes. Principalmente quando o assunto é cuidar da equipe de colaboradores.

Sabendo disso, muitos gestores acabam se vendo em constantes desafios. Muitas vezes, devido à falta de tempo, causada pela intensa rotina de atividades, é mais difícil elaborar um planejamento mais apurado do estabelecimento.

Por isso, é importante adotar um posicionamento horizontal, visualizando os pontos de melhoria do restaurante. Dessa forma, os gestores conseguem mapear seus desafios com mais facilidade, além de buscar por soluções mais assertivas.

Mas, você, enquanto líder ou tomador de decisão, está a par dos obstáculos e contratempos do seu bar, restaurante ou lanchonete?

Vamos dialogar um pouco mais sobre esse assunto neste post. Continue nos acompanhando para saber mais sobre cada desafio! 🙂

Clientes cada vez mais exigentes

É sabido que os hábitos dos consumidores mudou. Principalmente a forma como cada indivíduo lida com os produtos e serviços oferecidos pelo mercado.

O fato é que os seus clientes estão cada vez mais atentos e exigentes, sobretudo com o atendimento. Prova disso é o dado da empresa New Voice, que revela que 58% dos consumidores não voltam a utilizar uma empresa após uma experiência negativa.

Além disso, os indivíduos, hoje, estão mais propensos a pesquisar sobre a reputação do seu restaurante. E é muito provável que a opinião dada por outros usuários seja mais valiosa que sua própria publicidade.

Diante disso, é de suma importância dar atenção, não apenas ao atendimento, mas também à qualidade do serviço prestado. Investir em experiências positivas e personalizadas, promovendo a rápida entrega dos pedidos, é um caminho.

Para lidar com o desafio da expectativa dos seus clientes, e também solucioná-las, você pode adotar estratégias.

Como lidar com o desafio? Invista em soluções, como terminais ou aplicativos de autoatendimento. Deste modo, é possível realizar um apanhado dos pontos positivos e os de melhoria em seu restaurante. O acesso aos feedbacks permite estratégias mais coerentes com o mercado, e contribuem para o aumento da satisfação dos seus clientes.

Demora no preparo e na entrega dos pedidos

Um grande desafio que os gestores enfrentam é a agilidade, tanto no atendimento, quanto na entrega dos produtos. Muitas vezes, o pedido é anotado em determinada mesa de forma manual em uma comanda papel, que pode ser perdida no trajeto até a cozinha.

Outro cenário se refere ao tempo que o atendente leva para se deslocar no espaço do restaurante. Vamos supor, se ele anota um pedido em uma mesa e outros clientes o chamam no meio do caminho, o profissional demora mais para entregar a comanda referente à primeira mesa na cozinha.

E o que acontece? Os pedidos acabam levando um tempo considerável para chegarem até a equipe responsável. Os cozinheiros, no caso.

Como lidar com o desafio? Invista em soluções de automação comercial que disponibilizam comandas eletrônicas (pedidos enviados diretamente das mesas) e se integram com o sistema KDS (Kitchen Display System), que tornando a visualização dos pedidos mais estratégica à equipe da cozinha.

Falta de sincronia entre as equipes

Este desafio está relacionado com o item anterior, e também consiste em um cenário comum aos restaurantes.

O fato é que muitos gestores encontram dificuldades para integrar as equipes. Isto é, de forma que o trabalho seja realizado de forma sinérgica.

Por exemplo, muitas vezes, os atendentes não conseguem se comunicar de forma ágil com a equipe da cozinha. Pode acontecer de um pedido ser anotado de forma equivocada e, quando preparado pelos cozinheiros, haver um transtorno, uma vez que o prato não foi solicitado daquela forma. Essa situação gera conflitos e, principalmente, desperdícios que acarretam em prejuízos financeiros.

Outra situação que pode acontecer é a equipe da cozinha terminar de preparar um prato e não sinalizar para que o atendente o entregue. Simplesmente por haver sobrecarga de tarefas, ou por nenhum garçom estar presente no momento para buscar o pedido. Esse cenário acarreta em longas esperas e aumenta o risco de reclamações com a qualidade do produto.

Essas são apenas algumas das várias situações que podem ocorrer em seu restaurante. No entanto, todas elas são ocasionadas por um motivo em comum: a falta de processos e sincronia entre as equipes.

Como lidar com o desafio? Os softwares de automação comercial, PDV (ponto de venda) e KDS, também auxiliam os profissionais a trabalharem em sincronia. Dessa forma, os atendentes repassam os pedidos diretamente das mesas por meio de tablets, enquanto a equipe da cozinha já tem acesso ao que foi pedido e entrega, em tempo hábil, o prato.

Processos não integrados entre si

Outro panorama bastante comum em restaurante é a não integração entre cada processo. Por exemplo, se seu restaurante realiza o fechamento da conta de uma mesa, como é feito o controle financeiro? Frente de caixa? Planilhas manuais?

E quanto ao controle de compras e estoque? Também é realizado por meio um sistema à parte enquanto os pedidos são realizados em comandas de papel?

Lidar com tantos processos nas mais diversas ferramentas torna a gestão mais trabalhosa. E isso compromete, diretamente, a performance dos gestores. O ideal seria, naturalmente, integrar todos os processos como um todo.

Como lidar com o desafio? Investir em um software de automação comercial que centraliza as informações, como um ERP. Assim, o gestor controla a frente de caixa, realiza o controle do estoque baseado nos orçamentos cadastrados, faz a gestão de compras e ainda consegue acessar todas as informações estratégicas referentes ao restaurante em apenas uma plataforma. Muito mais estratégico.

CTA para baixar o ebook do KDS

Gestão de restaurante: Agora é dar atenção à Automação Comercial!

Diante de alguns dos principais desafios, e também das soluções, agora é hora de arregaçar as mangas e investir. Vale lembrar que é importante buscar por softwares oferecidos por empresas com expertise no mercado tecnológico.

Por isso, atente-se bem às opções!

Curtiu o texto? Comente o que você achou abaixo e compartilhe em suas redes sociais. Até a próxima! 🙂

Ficou interessado sobre o assunto?
Deixe seu contato que um de nossos consultores irá te retornar e detalhar o que automação comercial poderá fazer para alavancar seu negócio.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂

[]
1 Step 1
Gestão de Restaurante: quais são os principais desafios? 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right