O Governo Federal anunciou o lançamento do projeto eSocial que prevê mudanças na implantação digital da folha de pagamento e no envio de informações ao governo. Cerca de 6 milhões de empresas brasileiras deverão se adequar ao envio unificado de arquivos trabalhistas para a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal, através do portal eSocial.

O eSocial indica a tendência do mercado em se modernizar e tornar os processos de gestão cada vez mais informatizados. Uma reportagem divulgada no portal Canal Tech traz uma pesquisa realizada com cerca de 2 mil empresas brasileiras. O resultado aponta que 70% delas ainda não iniciaram o processo de adaptação à nova exigência legal regulamentada pela Emenda Constitucional n° 72/2013.

A reportagem revela que apenas 7,5% dessas empresas já iniciaram o planejamento para usar o portal eSocial. Elas apontam a integração de dados de diferentes setores como Recursos Humanos, Fiscal, Jurídico e Contábil como a principal dificuldade de adaptação. Dados que, através da utilização do sistema de Gestão de RH do Pebbian ERP, são facilmente organizados e preparados para possibilitar o compartilhamento digital com o governo. A equipe responsável pelo desenvolvimento desta solução vem adequando a ferramenta para que os clientes Pebbian contem com essa integração, gerando os relatórios para o portal eSocial automaticamente.