ERP TecFood

Uma suíte de softwares voltados para a gestão de todos os processos da indústria de Food Service

As empresas de alimentação fora do lar, hoje, atendem a vários tipos de canais dentro desse mesmo mercado. Por isso, as concessionárias de alimentação tem dividido seu foco entre as seguintes vertentes:

São dinâmicas de gestão, produção e distribuição de alimentos bem distintas. As empresas de food service buscam a longevidade nos empreendimentos, o que envolve ter uma linha de lucratividade ascendente.

Sabendo que há diversidade de perfis atendidos pelas organizações que atuam no mercado de food service, é necessária uma adaptação na gestão para que todos os canais sejam contemplados segundo as exigências que lhes são peculiares.

Para atender às versáteis empresas de alimentação, a Teknisa sugere os softwares da suíte TecFood by Teknisa. Eles são tão abrangentes que contemplam todos os canais do ramo, sejam eles de refeições coletivas, orçamento e produção para grandes eventos, dietas hospitalares, alimentação escolar, catering aéreo etc.

Os softwares da suíte TecFood são referência no mercado latino-americano. Eles automatizam a maioria dos processos praticados nesses ambientes, sejam eles obrigatórios ou não. São ferramentas que atuam nos níveis táticos e operacionais.

No dia dia das cozinhas, as soluções simplificam a rotina dos profissionais que precisam realizar as compras e a produção dos alimentos com foco nas reduções de custos. Também aumentam a performance dos planejadores de cardápios, trazendo agilidade e economia, sempre mantendo a qualidade nutricional dos pratos.

Além disso, as soluções TecFood otimizam o faturamento, consideram o tipo de contrato e executam cálculos segundo as parametrizações de modalidade contratual firmadas entre as partes. Em função das particularidades contratuais, as empresas devem optar por uma automatização que apure cada concessão, sem depender do profissional para aplicar a regra e realizar o processo de forma manual.

ROI – casos de sucesso de retornos rápidos de investimos de clientes usuários do TecFood nas concessionárias de alimentação

O histórico das soluções TecFood é de grande aceitação, uma vez que várias empresas usuárias puderam comprovar reduções de 2,0% nas compras, de 1,5% no estoque, de 1,5% no faturamento, de 2,0% no cardápio, somando uma economia média de 7% ao mês.

Faça o cálculo do retorno do investimento e comprove que você pode economizar milhões por ano

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

 

Conte com o conjunto de softwares da TecFood, ideais para auxiliar você no atendimento, nas vendas e na fidelização dos seus clientes. Mas, lembre-se de aliar todos os canais que você atende utilizando as soluções TecFood de forma integrada e passíveis de parametrizações e customizações, pois estes pontos podem garantir seu diferencial.

Case Maná



Hoje, o nosso planejamento de cardápio é feito no sistema, e com o tempo nós fomos avançando, a gente começou a aprender a lançar notas fiscais, fazer compras diretamente no sistema, as requisições diárias e o custo diário, diretamente no sistema, não precisa ficar calculando na mão. O TecFood facilita bastante.

Ana Gabriela Nogueira, nutricionista
ALIBRAZ

Ver case completo
Fale com a Teknisa
ERP TecFood 1



Como o BPO tem relatórios sistemáticos, os mesmos exigiam respostas dos setores envolvidos. Isso gerou uma cobrança por parte da direção e, assim, os responsáveis passaram a ter um envolvimento e comprometimento mais intenso com os retornos.

Susana Steigleder, Diretora de Materiais e Novos Negócios
MASSIMA ALIMENTAÇÃO

Ver case completo
Fale com a Teknisa

B.I. Análise de dados no Food Service

A Teknisa também dispõe de uma ferramenta de Business Intelligence para uma ágil e intuitiva análise de dados. Os gestores podem contar com os gráficos em tempo real para a visualização dos cenários da empresa de forma objetiva. Além disso, podem personalizar os indicadores (KPI’s) de acordo com suas necessidades. As decisões podem ser tomadas baseadas na visão exata dos cenários e nas tendên­cias.

Decisões precisam ser tomadas a todo tempo
Tome-as com segurança! Esse é um benefício para o seu negócio, para o seu time de colaboradores e também aos clientes.
Acesse os dados de sua empresa em tempo real

Portal de Compras

Boa parte das empresas de food service adotam o modelo de compras de forma centralizada. Essa tendência de mercado inclina-se a garantir que o contato com o fornecedor seja feito de maneira centralizada, sem que as Unidades tenham trato com eles para realizar seus pedidos, e muito menos para negociar.

O Portal de Compras foi desenvolvido pela Teknisa para tornar possível cotar preços, negociar e disponibilizar pedidos de compra. Os preços são colocados pelo próprio fornecedor. Neste caso, o comprador não tem que ficar manipulando planilhas de cotação e também não há a necessidade de enviar e gerenciar vários e-mails que tratam de assuntos como data de entrega, quantidades, valores negociados, entre outros.

Muitas das tarefas que envolvem uma cotação podem ser otimizadas pelo Portal de Compras. Ele permite fazer negociação de preços de uma forma massiva, trazendo ao comprador um ganho de produtividade durante a negociação.

Consultoria e implantação de soluções voltadas para alimentação fora do lar

Decisões precisam ser tomadas a todo tempo, tome-as com segurança! Esse é um benefício para o seu negócio, time de colaboradores e clientes.

Os consultores da Teknisa conhecem as melhores práticas compatíveis com o mercado de food service. O conhecimento acumulado desde 1990 atende aos grandes players desse segmento.  Nossa equipe pode esclarecer aos gestores quais processos e trajetos os levarão para o caminho da produtividade e da fidelização para com os seus consumidores como um todo.

Entendendo que, para uma solução de gestão em alimentação funcionar em alta performance, é necessário contar também com o apoio e com a expertise de consultores que se comprometem em implantar e fazer funcionar seus processos, além de identificarem novas funções a serem incorporadas às soluções de acordo com as necessidades percebidas, o que agregará mais inteligência ao seu negócio.

No cotidiano das empresas, o conhecimento, ainda que existente, não está bem alinhado. Problemas nas operações e no planejamento podem comprometer seriamente a produtividade das organizações. Dessa forma, o ideal é propor a implantação de processos que permitam uma integração mais harmoniosa entre todas as áreas, sejam elas de operação, de planejamento, de compras e/ou de faturamento. E isso pode ser otimizado mais facilmente por meio do uso de software e de serviços de consultoria.

Para entender que há cenários improdutivos e acreditar que existem falhas nos processos, é preciso apostar no poder das auditorias, bem como no know-how de pessoas que podem provar que sua empresa pode ir bem mais longe, economizando e otimizando a produtividade. Assim, a lucratividade tende a ser aumentada.

CTA - Teknisa Service

Sustentabilidade: redução de sobras e produção de refeições cadenciada

O cuidado com o meio ambiente tem ganhado notoriedade. As empresas têm buscado por estratégias diferentes para contribuir à causa de alguma forma. A adesão às soluções de gestão, por exemplo, é uma delas, pois, a assertividade das informações coletadas e cedidas pelos sistemas permite uma produção mais apurada por parte das equipes, que evitam desperdícios.

Reduzir a sobra limpa ou resto ingesta, e, ainda, realizar produção cadenciada é bem mais simples quando são utilizados processos bem definidos e softwares ou aplicativos. Vale destacar que o conjunto de boas práticas também contemplam a sustentabilidade, termo discutido e exigido de todos os estabelecimentos e produtores de alimentos. Redução do desperdício de comida faz bem ao planeta e à lucratividade das empresas de food service, fast-food, restaurantes etc.

Por isso, a Teknisa indica seus softwares e serviços, porque podem reduzir o consumo de papel para emissão de requisições diárias, de cardápios e de receitas. Centralizar os fluxos internos em softwares de gestão já consiste em uma estratégia de ação sustentável. Somada ao conhecimento de causa, o processo, como um todo, torna-se ainda mais efetivo.

Mobilidade no cenário food service

Na atualidade, pode-se contar com aplicativos que permitem que os consumidores exigentes agendem e recebam com mais praticidade os pedidos de refeições em suas estações de trabalho. Essa opção mantém, sim, contentamento da clientela, mas também atende à boa performance da produção na cozinha, que passa a produzir o mais próximo possível do previsto, equalizando expectativa versus realidade. Os aplicativos são excelentes coadjuvantes, sem dúvida, mas os processos são importantíssimos para que qualquer gestor possa fazer valer a ferramenta de automatização.

É preciso destacar que a Teknisa disponibiliza vários aplicativos móveis para auxiliar, sobretudo, os gestores de cada companhia, que, muitas vezes atuam fora da sede da empresa e precisam de um acesso mais ágil. Por meio da tecnologia, é possível realizar inventário de estoque, lançamento de nota fiscal e o apontamento do número de refeições servidas com muito mais facilidade e segurança da informação. E o que é melhor, de qualquer lugar!

Além disso, pode-se contar com as vantagens de eliminar papéis, e também com o investimento de horas de mão de obra na atualização de planilhas – que não funcionam de maneira integrada, prejudicando a ágil visualização dos KPI’s da empresa e, consequentemente, a tomada de decisão.

TecFood Refeições Transportadas / Cook Chill

É sabido que as empresas também têm investido em outras possibilidades para aumentar a performance e o ganho de produtividade, como por exemplo adotando técnicas cada vez mais avançadas de congelamento e regeneração de alimentos (Cook Chill, Sous Vide, etc).

Para atender a este tipo de desempenho das organizações, o TecFood está preparado para que os gestores tenham o controle de embalagens para envase e para transporte e de datas de fabricação e de validade dos produtos acabados, podendo gerar requisições de estoque e etiquetas inteligentes para transporte dos produtos acabados.

Os gerentes também podem contar com os relatórios de mapa de produção e de distribuição, que contêm informações de capacidade de transporte dos caminhões, rotas de entrega e quantidade a ser entregue por cliente.

Os sistemas TecFood aumentam o ritmo da produção das refeições, reduzindo as sobras limpas, por exemplo, ao receber de seu cliente a confirmação do número de refeições que deverá ser servida no dia seguinte. Além disso, acessar as informações na cozinha tais como exibição de receitas, do modo de preparo e das fotos de pratos de seu restaurante, através de sensor de movimento elimina o manuseio de livros de receita e requisições em papel, evitando a contaminação dos alimentos.

Veja outras funcionalidades dos sistemas TecFood:

  • Utilização etiquetas para o transporte das refeições;
  • Controle de estoque;
  • Controle de rotas e pontos de entrega referentes a cada cliente
  • Controle da quantidade transportada por container;
  • Relatórios de mapa de produção e de distribuição gerados automaticamente, com informações de capacidade de transporte dos caminhões, rotas de entrega e quantidade a ser entregue por cliente.

Offshore

Logística de suprimentos para produção de refeições em plataformas e navios

As empresas que atendem ao segmento de hotelaria offshore e marítima, por regras e exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ou das empresas contratantes, têm que ter cuidados especiais com o bem-estar dos tripulantes das plataformas em alto-mar e em embarcações. Por isso, necessitam de soluções específicas que garantam uma alimentação saudável e saborosa aos profissionais embarcados.

Nesse caso, o desafio é minimizar os efeitos impactantes do trabalho delimitado pelo confinamento, promovendo comodidade e conforto aos tripulantes embarcados. Mas, o objetivo de uma organização vai além de ter excelentes produtos e serviços, isto é, o foco é a lucratividade.

Lembre-se: é necessário ficar atento ao produzir refeições para um grande grupo de pessoas em condições tão limitadas! Portanto, não corra riscos. Escolha a solução que é referência no mercado de alimentação e que é utilizada pelos grandes players: o TecFood by Teknisa.

Estoque e os vários detalhes averiguados por uma auditoria

Correr riscos está fora do contexto de empresas que têm a obrigação de seguir as rigorosas normas de proteção ao consumidor de alimentos, já que a vigilância sanitária exige que as empresas que fornecem as refeições de coletividade tenham um depósito para cada tipo de mercadoria. Todos os produtos devem ser estocados em locais separados e em bandejas de aço.

A gestão do estoque para o Offshore requer práticas especiais. Com o TecFood, um dos benefícios é poder fazer a requisição de estoque automaticamente, acompanhando a validade dos produtos, evitando assim multas contratuais. Além disso, existe a possibilidade da criação e manutenção de um estoque de segurança e, ainda, poder fazer gestão off-line dos estoques. Por meio de vários tipos de relatórios, também é possível controlar as rotas, os pontos de entrega referentes a cada cliente, a quantidade transportada por container e as etiquetas para o transporte das refeições.

Planejamento de cardápios e produção de alimentos em alto-mar

O TecFood permite uma logística planejada com horário certo, bem como manutenção de estoque de emergência, caso ocorra algum problema no transporte da comida, por exemplo. A correta utilização do TecFood garante a entrega das matérias-primas necessárias por embarcação, tomando como base o cardápio planejado além do planejamento e da monitoria da produção das refeições.

Condições climáticas ruins são dificuldades enfrentadas por empresas de hotelaria que operam em alto-mar. Afinal, como já dito anteriormente, para garantir a qualidade do alimento é preciso atender às normas já estabelecidas pelos órgãos regulamentadores.

Nesse caso, o TecFood permite a rotatividade, o controle de validade dos produtos, de lotes, além das anotações de recolhimento de amostras. Também pode-se destacar que com o sistema TecFood ocorre a otimização da mão de obra e da qualidade do produto final.

Pontos de venda em plataformas alto-mar

Para o caso de pontos de venda dentro das plataformas, os gestores podem contar com soluções específicas, como:

  • Gestão das vendas por meio de diferentes modalidades;
  • Automatização nas operações que se iniciam na venda ao consumidor com um TAA (Terminal de Autoatendimento);
  • Solicitações de compras de acordo com previsões de consumo e estoques de segurança para reduzir também o CMV com poucos cliques;
  • Geração de informações financeiras que, inclusive, fazem conciliações de cartões e bancária;
  • Completo relacionamento fiscal e contábil da complexa legislação do nosso país sem cliques e sem erros, com entrada de nota fiscal automática em segundos (independente da loja ou grupo empresarial);
  • Demonstrativos de resultados em tempo real (hora em hora, diário, semanal ou o período que for necessário) no próprio celular.

CTA conheça todas as soluções Tecfood by Teknisa