Gestão de restaurantes corporativos | concessionárias de alimentação 

Gestão de cardápios, estoque, compras, custos, faturamento e produção

O TecFood by Teknisa é uma das soluções que compõem o conjunto de softwares indicados para as concessionárias de alimentação, que atuam na produção e na distribuição de refeições coletivas.

Trata-se de uma ferramenta ERP para restaurantes que torna mais ágil e mais preciso o planejamento de cardápios, o acompanhamento da produção, o controle dos custos planejados e realizados e a identificação de desvios e suas causas.

Tudo isso é para que a automatização de processos e a monitoração promovam a redução de custos diretos e indiretos envolvidos na produção dos alimentos, o que, hoje em dia, é um fator que deve ser tratado com muita atenção e atitudes corretas.

O TecFood é uma ferramenta 100% web, com controle, extração e distribuição de informações precisas e atualizadas para todos os departamentos de seu restaurante corporativo, tudo em tempo real. Ele é testado e aprovado, inclusive em missão crítica e alta demanda, com aproximadamente 1.500 usuários simultâneos via web.

Saiba como o TecFood impacta positivamente nos resultados financeiros de seus restaurantes

Você faz a análise de custos diariamente para saber se o que foi planejado está sendo cumprido?

A frequência com a qual você avalia o resultado financeiro das Unidades de seus restaurantes é essencial para garantir a assertividade dos números e das tomadas de decisão.

A implantação do TecFood é essencial, pois com ele é possível fazer a gestão diária dos custos, ou seja, os gestores de cada unidade podem realizar um trabalho de análise e planejamento cotidiano. Essa funcionalidade permite um entendimento mais apurado, sobretudo se o que é planejado está sendo cumprido, possibilitando, por exemplo, algum tipo de adequação no orçamento. Consequentemente, evita-se que a empresa chegue ao fim do mês com o resultado negativo. O objetivo é otimizar a gestão, tornando-a eficiente e que os números sejam fidedignos.

O TecFood também possibilita estabelecer uma meta de custos a fim de facilitar a análise gerencial dos resultados. É uma solução ERP fundamental para a análise da viabilidade dos serviços de refeição, identificando os pontos de desvio e as causas dos erros de execução.

O sistema é composto pelos módulos de Custos, Estoque, Faturamento, Compras e Qualidade que funcionam de forma integrada, trazendo alta performance para todas as operações. Uma de suas maiores vantagens é ser totalmente parametrizável e adaptável aos processos estratégicos da sua empresa.

Acompanhe os nossos cases de sucesso!

Case Maná



O software da Teknisa veio para ampliar o controle da gestão, os indicadores, os mecanismos que nós necessitávamos para que a gente pudesse garantir a entrega do nosso produto para o nosso cliente.

Guilherme Minuzzo, Gerente de Operações e sócio
MANÁ DO BRASIL

Ver case completo
Fale com a Teknisa
TecFood By Teknisa 1



Encontramos as soluções Teknisa, que puderam realmente agregar valor na nossa empresa, nos apoiar na tomada de decisão, e melhorar muito, a gestão dos nossos processos.

Pedro Suassuna, sócio e diretor
COZZI

Ver case completo
Fale com a Teknisa

Planejamento de cardápios: descentralizados ou centralizados? Como você prefere?

O TecFood by Teknisa atende às formas mais comuns de se trabalhar com planejamento de cardápio, sejam elas descentralizadas ou centralizadas. Porém, a mais utilizada e indicada é centralizada. Ela tem sido aplicada em larga escala nas empresas de refeições coletivas. Essa metodologia tende a garantir uma gestão mais eficiente dos custos, pois os profissionais ficam dedicados somente ao planejamento do cardápio, mantendo o foco em custo.

É muito importante que os planejadores invistam na padronização de receitas e no uso correto de produtos, sabendo que é necessário garantir o cumprimento do contrato (per capitas, frequência de pratos e produtos, etc.). Neste caso, o TecFood atua como o automatizador e padronizador dos processos, dando total apoio à equipe de planejamento.

Dica importante: Planejamento de cardápio focado na gestão dos custos

Uma vez que a centralização do cardápio é adotada, o gestor libera a gerente de Unidade para o atendimento e contato com o cliente. Do contrário, se o planejamento de cardápio for deixado nas mãos da Unidade, não haveria esse cuidado com a padronização, tampouco a garantia de que tal Unidade, no momento de elaborar o cardápio, estará focada no planejamento e na gestão do custo.

Planejamento da Produção de refeições: utilização da meta de valores e outras cláusulas prevista nos contratos

[]
1 Step 1
Você sabe se seu software para gestão de refeições tem alto desempenho?
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Decisões precisam ser tomadas a todo tempo. Tome-as com segurança!

Redução de custos – ROI – Retorno do investimento 

Saiba como economizar MILHÕES por ano utilizando o TecFood by Teknisa!

  • Reduza 2,0% nas Compras
  • Reduza 1,5% no Estoque
  • Reduza 1,5% no Faturamento
  • Reduza 2,0% no Cardápio
  • Economia média de 7% ao mês

Faça agora mesmo uma simulação do valor que você irá economizar utilizando o sistema TecFood!

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Faturamento: atenção a todas as cláusulas dos contratos

Apuração automática de todas as concessões

Grande parte das empresas ainda realiza o processo de faturar de forma manual, centralizando-o nas mãos dos profissionais que tratam as particularidades de cada contrato utilizando recursos pouco confiáveis tais como planilhas, cadernos, anotações, etc. O ponto negativo de tudo isso é a vulnerabilidade que a gestão manual pode ocasionar. Por exemplo, o profissional pode se descuidar quanto às cláusulas diferenciadas de cada contrato, e gerar perda de faturamento.

Em função das particularidades contratuais, as empresas devem optar por uma automatização que apure cada concessão, sem depender do profissional para aplicar a regras e realizar o processo de forma manual.

Tendo em vista que são muitas as informações e regras dos contratos (compensação, tablita, mínimo de efetivos) que podem ser facilmente esquecidas, a automatização do faturamento com o TecFood é uma estratégia essencial às organizações para reduzir a incidência de erros, que geram prejuízos no faturamento.

É importante frisar que, ainda que a automatização seja recomendada, a premissa para se obter sucesso em qualquer operação é ter um processo bem definido, pois, a partir dele, os profissionais saberão como reagir a cada situação.

CTA para baixar o ebook processos bem definidos

B.I. – Business intelligence: análise de dados em tempo real no seus restaurantes corporativos

TecFood

Para que as soluções promovam uma gestão simplificada, é fundamental que as informações, os dados e os resultados estejam ao alcance dos gestores em tempo real. Por isso conte com indicadores e relatórios gerenciais para aperfeiçoar a gestão de seu restaurante corporativo.

  • Resultado/Faturamento;
  • Inflação dos produtos;
  • Dias de estoque;
  • Valor de ajuste de estoque;
  • Produtividade, Meta x Realizado;
  • Impacto financeiro;
  • Identificação de desvios do planejamento e suas causas;
  • Estratificação de resultados por empresa, regional, supervisor e filial;
  • Programação de envio automático dos relatórios gerenciais por e-mail para usuários-chave, tais como diretores e proprietários;
  • Planejamento de cardápio: para avaliar os custos diretos tais como matéria-prima, descartáveis e produtos de limpeza;
  • Despesas indiretas tais como salários, encargos, impostos e custos fixos;
  • Demonstrativo de Resultado Operacional (DRO): para análise dos resultados de cada Unidade sem que haja a necessidade de fechamento contábil;
  • Comparativos entre o cardápio planejado e o realizado: para evitar desperdícios e a elevação dos custos.

Para o gerenciamento focado nas pessoas e cargos-chave, conte com o Painel de Indicadores para a gerente de Unidade, Painel para a gerente de operações e o Painel para a Planejadora.

Estoque: análise periódica para garantir compras assertivas

Você faz inventário rotativo com contagem diária gerando a correta necessidade de compras?

Grande parte das empresas fazem o inventário apenas mensalmente, mas essa forma acaba afetando a análise de custos, a geração do volume de compras, além de vários outros pontos. Por exemplo, se o inventário for realizado apenas ao fim do mês, você pode ficar durante todo o mês pensando que o custo encontra-se contabilizado de uma forma, e, quando percebe, a Unidade não fez a retirada de vários produtos, isto é, o resultado não era real.

Por isso, a Teknisa indica o TecFood com o seu módulo de estoque. Por meio dele é possível fazer um inventário rotativo, com uma contagem diária de um percentual do estoque, de modo a realizar um monitoramento periódico.

Fique atento! Análise diária do estoque garante também compras inteligentes

Se o inventário é feito somente no fim  do mês e se as compras são quinzenais ou semanais, provavelmente irá gerar necessidade de compras indevidas. Nesse caso, vários produtos poderão ser comprados a mais ou a menos, serão gerados trabalhos adicionais de pedidos extras e cancelamentos.

Estoque: A solução TecFood é especializada em gestão de estoque de restaurantes corporativos e permite:

  • Administrar as rotinas de ajustes de inventário, inventário rotativo e/ou estoque cego para identificar desvios de mercadorias.
  • Fazer a gestão de lote de mercadorias, bem como ter o controle das datas de validade de todos os produtos estocados, e, ainda, contar com a função de rastreabilidade.
  • Visualizar, de forma on-line a posição do estoque das filiais, assim como a movimentação dos produtos de cada uma para agilizar a tomada de decisões.
  • Ter o controle das datas de fabricação e validade dos produtos acabados, bem como rastreá-los.
  • Fazer a gestão de entregas por meio de relatório de mapa de distribuição, com informações de capacidade de transporte dos caminhões, rotas de entrega e quantidade a ser entregue por cliente.
  • Administrar as retiradas dos diversos tipos e divisões de estoques, sejam eles de matéria-prima ou de produtos semiacabados e acabados, utilizando os vários tipos de controle existentes na ferramenta.

Dica importante: estoque cego para identificar desvios de mercadorias

Para utilizar essa modalidade, basta fazer o inventário e os lançamentos no módulo de estoque do TecFood, porém não permitindo que o operador tenha ciência do estoque virtual, ou seja, o resultado será uma confrontação entre o estoque físico e o virtual. Dessa maneira, é possível apontar os desvios e a má aplicação dos recursos.

Compras / Logística: Portal de Compras para fazer negociação de preços de uma forma massiva, gerando redução de custos

Geralmente os compradores acumulam atividades que vão desde a cotação dos preços, até a negociação, avaliação dos melhores preços, geração dos pedidos e o gerenciamento e realização dos cancelamentos e dos pedidos extras. Mas, a sua principal missão deveria ser a negociação.

Para focar nessa missão é fundamental contar com um Portal de Compras! Por meio dessa ferramenta, é possível cotar preços, negociar e disponibilizar pedidos de compra. Os preços são colocados pelo próprio fornecedor e o comprador não precisa manipular planilha de cotação e, além disso, não há necessidade de enviar e gerenciar vários e-mails que tratam de assuntos de data de entrega, quantidades, valores negociados, entre outros.

[]
1 Step 1
Você pode, com seu software, reduzir o tempo de cotação e de negociação de preços com seus fornecedores? Faça o teste!
Necessidade de compras: follow-up das compras: considerando cardápio, estoque e número de clientes
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right