Alguns casos de alergias e mortes por causa da vacina da Covid-19 já foram relatados pelos vários canais de notícias do Brasil, sendo que as causas ainda estão sendo investigadas, isto é, não há nenhum veredicto até então. Os lotes de produtos já estão sendo identificados graças a sistemas ERP para rastreabilidade.
O termo ERP em inglês é Enterprise Resource Planning, e em português é Planejamento dos Recursos da Empresa.

A utilização de um sistema ERP integrado que engloba a gestão de todas as áreas de uma empresa, tende a ser uma garantia de se extrair informações assertivas, sólidas e apropriadas para a tomada de decisões.

No caso da identificação dos lotes da vacina com supostos efeitos colaterais, um sistema ERP tem uma funcionalidade relevante e indispensável chamada rastreabilidade. Vamos explicar melhor sobre essa tão importante função, principalmente quando o assunto é um produto farmacêutico como a vacina.

Vamos lá?

O que é rastreabilidade e como funciona?

A rastreabilidade é uma metodologia ou uma forma utilizada para a identificação do caminho percorrido por um produto. Através de um sistema ERP pode-se rastrear dados desde a produção, transporte e manipulação, enfim, todo ciclo de vida da vacina.

Como funciona a rastreabilidade: A rastreabilidade viabiliza o acesso ao histórico da mercadoria, por exemplo, tornando o controle ainda mais apurado. Assim, evita-se a perda de informações sobre aquele produto em específico, assegurando ainda mais a procedência e a segurança aos consumidores. Por exemplo, uma indústria que opta pelo método da rastreabilidade, consegue encontrar uma mercadoria X. De e em qualquer local.”

Agora que ficou claro o que é rastreabilidade, podemos voltar ao assunto sobre as supostas vacinas com problemas.

Há indícios de que alguns lotes da vacina teriam se danificado durante o transporte das doses. As condições inapropriadas de armazenamento das doses pode ser um dos motivos para o efeito indesejado. Essas notícias vêm de outros países onde a população foi amplamente vacinada. Leia mais no Portal Terra.

A importância do ERP na rastreabilidade da vacina da Covid-19 1

Para o sucesso da investigação, é necessário que as farmacêuticas colaborem com o departamento de saúde pública de cada local para que se possa averiguar os caminhos percorridos pela vacina.

Para identificação dos lotes de vacinas problemáticas e investigação dos efeitos adversos, é necessário que ocorra o processo de rastreabilidade desse produto farmacêutico.

Uma vez que for identificado o lote de vacinas danificado, ele também deve ser comparado ao lote do qual não se tem o conhecimento de problemas, já que as vacinas desse lote já foram utilizadas em outros pacientes e por outros centros de vacinação, e que não tem relatos de alergias ou mortes de pacientes que usaram esse mesmo lote de vacinas.

A adoção de tecnologias que facilitem o controle da rastreabilidade é obrigatória aos gestores de indústrias farmacêuticas. A utilização de sistema para rastreabilidade surtirá o devido efeito em todas as fases produtivas, garantindo a efetividade da logística.

Vale destacar que, conforme publicação no site Anvisa, no EIXO 7 – SISTEMA DE INFORMAÇÃO – as vacinas precisam ter a rastreabilidade. Por meio dos sistemas como DataSUS será possível obter o registro nominal da população para avaliar a cobertura vacinal e o acompanhamento de eventos adversos pós-vacinação.

Conclusão

Em síntese, é importante não apenas a adoção de um software ERP que coordene a gestão do fluxo de produção, como também optar por uma ferramenta como essa que garante a eficiência da rastreabilidade, uma das principais exigências por parte das indústrias farmacêuticas, bem como dos órgãos certificadores, reguladores etc.

A Anvisa, por exemplo, exige que as normas de qualidade sejam seguidas à risca pelas empresas produtoras de medicamentos, vacinas, cosméticos e demais produtos laboratoriais. Visando a qualidade, segurança na comercialização e precaução no caso de recall destes produtos. A adoção de sistema de rastreabilidade de medicamentos é essencial, fundamental e indispensável.

Ao buscar por sistemas online de gestão de rastreabilidade 100% SaaS, fique atento aos que têm boas referências de mercado. Você poderá usufruir de vários benefícios, incluindo a boa administração do estoque, do transporte de suas matérias-primas e de seus produtos farmoquímicos, isto é, de toda a cadeia produtiva.

Esperamos que tenha achado esse artigo interessante. Se deseja saber mais, estamos à disposição!

Até mais!

 

Quer saber mais sobre a importância do ERP na rastreabilidade?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.