A indústria do petróleo em franca expansão desde 1998, quando foi aberta à iniciativa privada, planeja grandes investimentos para os próximos anos. Alguns segmentos de mercado como o de navegação de apoio e o setor de logística em geral, estão com amplas perspectivas de crescimento devido o fator pré-sal. Por isso espera-se um aumento de prestação de serviços específicos para atender a esse mercado denominado offshore. O volume de pessoas envolvidas nesse movimento é alto, portanto, além de várias necessidades, fica em destaque para a TEKNISA SOFTWARE é a alimentação, pois possui ampla experiência em fazer a gestão da produção, da distribuição e a de custos. As concessionárias de alimentação por sua vez, sabem que manter a excelência de seus produtos e serviços para atender offshore é um desafio.

Para auxiliar a prestação de serviços e hotelaria nas plataformas de petróleo e de diferentes tipos de unidades marítimas,  o TecFood, software para gestão e planejamento de alimentação, juntamente com o Agent2b,  ERP da TEKNISA SOFTWARE, estão aí para garantir que o processo administrativo e operacional da produção de refeições para offshore seja seguro e atenda às normas exigidas pela Anvisa. Há mais de 20 anos a TEKNISA SOFTWARE opera e traz resultados positivos para as empresas que são líderes no segmento de refeições coletiva do mundo. Segundo Marina Araújo do setor comercial BR Central da Teknisa, “quando atuamos no primeiro cliente offshore, obtivemos mais do que esperávamos pois fomos além, trouxemos reduções custos e de processos. Nossos casos de sucesso trouxeram nos trouxeram mais clientes e hoje, somos referência no mercado”.

O ponto crítico de toda operação voltada para esse setor é a logística de pessoas e de suprimentos. Para o caso dos insumos, a complexidade está em enviá-los para as plataformas em alto mar. Muitas vezes são levados por helicópteros ou são transportados por via marítima, então as condições climáticas podem interferir na entrega. Tudo isso requer uma metodologia que propicie a intervenção em tempo hábil por parte do gestor.  Durante o transporte dos alimentos in natura do centro de distribuição às plataformas, que pode levar até 48 horas, é primordial o uso de equipamentos de conservação que mantenham de forma integral a qualidade dos alimentos e de uma ferramenta capaz de fazer esse controle. “Na gestão de estoque, o sistema da TEKNISA SOFTWARE permite manter um armazenamento de segurança de 15% ou 0% – definido pelo cliente – e de administrar estado de conservação dos alimentos, a validade, o peso, o tipo de prato, o ajuste de cardápio de acordo com a meta de custos e valores nutricionais, a quantidade de refeições por dia que serão produzidas, entre outros. A inteligência das soluções TEKNSIA SOFTWARE abrange até mesmo o controle dos pontos de venda dentro das plataformas. Posso também relatar que, algumas ações podem e devem ser realizadas para garantir produtos de qualidade superior, como por exemplo a qualificação de fornecedores através do cadastramento e da análise dos mesmos, assim, igualmente acontece com qualificação das marcas. Ou seja, pelo histórico os fornecedores e as marcas que têm condições de manter o padrão exigido são evidenciados. Contudo, o resultado final de tudo isso é a quebra de desvios e, consequentemente ocorre o aumento da lucratividade. Conclui Marina.

Fonte: Comunicação para o Mercado
Teknisa Software