A análise de dados está alavancando o setor de varejo. Esta tarefa é fundamental para o comércio hoje em dia, auxiliando gestores a guiarem seus negócios para o rumo certo. Mas apenas coletar esses dados não é suficiente. São muitas informações de extrema importância que empresários colecionam diariamente, mas ter ferramentas certas para extrair e classificar essas informações levam a gestão para o próximo nível.

Com uma boa solução de Business Intelligence é possível transformar as informações coletadas em uma grande fonte de conhecimento, gráficos, indicadores e relatórios que colaboram para tomadas de decisão mais assertivas. Um sistema de BI permite o agrupamento de informações de múltiplas fontes de dados (clientes, fornecedores, parceiros, etc.) de forma rápida e clara para sua empresa, tornando a tarefa de monitorar as métricas e os resultados uma ação ágil e objetiva.

sistema e aplicação de BI

Identificar erros em tempo real pode mudar o cenário financeiro de uma empresa. Isso é possível com um BI?

Durante a gestão de dados os erros podem ocorrer, mas muitas vezes são difíceis de detectar. Sem o auxílio de uma ferramenta que identifica e alerta quando acontecem divergências, um problema somente seria percebido quando ele tomasse proporções maiores, possivelmente, caóticas. Um software de Business Intelligence também pode denunciar problemas de forma rápida e fornecer indicadores para orientação para que se entre com ações corretivas o quanto antes. Por isso é tão recomendado que se faça análise de dados utilizando uma ferramenta que ofereça organização, análise, compartilhamento e monitoramento das informações com praticidade e segurança.

Então, qual é o melhor momento para implantar um sistema de BI?

O tempo para usar os dados para aumentar sua receita e alavancar sua empresa é agora.
Há alguns anos, estas ferramentas de análise tão importantes eram desenvolvidas apenas para grandes empresas e exigiam altos investimentos para implantação. Para o cenário atual, a Teknisa oferece ao mercado soluções de BI completas e acessíveis, atendendo à empresas de qualquer tamanho e porte.

O melhor momento para implementar um sistema de BI é ao instalar um ERP ou sistema para gestão. Sistemas integrados otimizam as rotinas de seu empreendimento, e ao implantá-los em conjunto, gera economia de tempo, dinheiro e recursos em tecnologias de TI.

E se você ainda não tiver uma ferramenta de BI? Como escolher a solução adequada de análise de dados?

Se sua empresa não possui um BI, não perca tempo e procure por uma ferramenta de análise de dados que se integre ao seu ERP e que caiba no seu orçamento.
Para escolher a versão certa para a sua empresa, deve-se começar analisando quais são as reais necessidades da organização, pois é possível selecionar uma solução de BI local e/ou uma solução de software como serviço (SaaS) baseada em nuvem ou em um modelo híbrido.
A escolha certa dependerá de vários fatores, como a cultura da empresa, a tecnologia e estrutura interna.

Precisa de mais informação? Quer saber como extrair as informações realmente relevantes para o seu negócio?
Fale com um de nossos consultores que iremos auxiliá-lo a tomar uma decisão de forma fácil, estratégica e com muito potencial para escalabilidade.

Escrito por Comunicação para o Mercado

Divulgação do know how da Teknisa aliado às tendências do mercado, abordando temas de relevância tecnológica e empresarial.

Ver todos artigos do autor