Qual é o melhor momento para implantar um sistema de BI?

A análise de dados está alavancando o setor de varejo. Essa tarefa é fundamental para o comércio hoje em dia, auxiliando gestores a guiarem seus negócios para o rumo certo.

Mas apenas coletar esses dados não é suficiente. São muitas informações de extrema importância que empresários colecionam diariamente, mas ter ferramentas certas para extrair e classificar essas informações levam a gestão para o próximo nível.

Com uma boa solução de Business Intelligence, é possível transformar as informações coletadas em uma grande fonte de conhecimento, gráficos, indicadores e relatórios que colaboram para tomadas de decisão mais assertivas.

Interessado em saber o melhor momento para implantar um BI no seu negócio e quais benefícios essa tecnologia o trará? Então, continue nos acompanhando! 🙂

O que é Business Intelligence?

Um sistema de BI permite o agrupamento de informações de múltiplas fontes de dados (clientes, fornecedores, parceiros, etc.) de forma rápida e clara para sua empresa, tornando a tarefa de monitorar as métricas e os resultados uma ação ágil e objetiva.

Samuel Murta, um dos especialistas em gestão de redes e franquias da Teknisa, destaca em um dos seus vídeos: “O BI ele não apenas te dá informações em tempo real. Ele te dá informações complexas de uma maneira simples, possibilitando uma análise de dados de forma crítica, de forma analítica ou até mesmo consolidada.”

“Um BI possibilita um cruzamento detalhado de toda e qualquer informação do seu banco de dados ou na sua empresa trazendo até você, uma gestão visual para tomar uma decisão; seja ela estratégica ou operacional.” – Samuel Murta (especialista em gestão de redes e franquias)

 

Identificar erros em tempo real pode mudar o cenário financeiro de uma empresa. Durante a gestão de dados, falhas podem ocorrer, e que muitas vezes são difíceis de detectar. Sem o auxílio de uma ferramenta que identifica e alerta quando acontecem divergências, um problema somente seria percebido quando ele tomasse proporções maiores, possivelmente, caóticas.

Um software de BI também pode denunciar problemas de forma rápida e fornecer indicadores para orientação para que se entre com ações corretivas o quanto antes. Por isso é tão recomendado que se faça análise de dados utilizando uma ferramenta que ofereça organização, análise, compartilhamento e monitoramento das informações com praticidade e segurança.

O BI Teknisa, é capaz de gerar indicadores personalizáveis à necessidade do gestor, baseando-se na visão exata dos cenários e tendências, podendo ser acessadas de qualquer lugar.

Muitas vezes, os dados necessários para medir o alcance de metas se encontram em planilhas e de forma desorganizada, o que dificulta todo o processo e ainda abre portas para erros.

Com o sistema BI, é possível integrar todos os dados de forma centralizada, possibilitando os gestores analisarem se a empresa está longe ou perto de alcançar seus objetivos por meio dos KPIs (key performance indicators ou indicadores-chave de desempenho). Esse panorama é essencial, uma vez que facilita a tomada de decisão para reverter situações negativas.

Qual é o melhor momento para implantar um sistema de BI?

A hora de utilizar dados para aumentar sua receita e alavancar sua empresa é agora.

Há alguns anos, estas ferramentas de análise eram desenvolvidas apenas para grandes empresas e exigiam altos investimentos para a implantação. Para o cenário atual, a Teknisa oferece ao mercado soluções de BI completas e acessíveis, atendendo à empresas de qualquer tamanho e porte.

O melhor momento para implementar um sistema de BI é ao instalar um ERP ou um sistema para gestão. Sistemas integrados otimizam as rotinas de seu empreendimento, e, ao implantá-los em conjunto, gera economia de tempo, de dinheiro e de recursos em tecnologias de TI.

E se você ainda não tiver uma ferramenta de BI? Como escolher a solução adequada de análise de dados?

Se sua empresa não possui um BI, não perca tempo e procure por uma ferramenta de análise de dados que se integre ao seu ERP e que caiba no seu orçamento.

Para escolher a versão mais adequada, deve-se começar analisando quais são as reais necessidades da organização, pois é possível selecionar uma solução de BI local e/ou uma solução de software como serviço (SaaS), baseada em nuvem ou em um modelo híbrido.

A escolha certa dependerá de vários fatores, como a cultura da empresa, a tecnologia e estrutura interna.

É sabido que, integrando o sistema ERP ao BI, garante-se mais agilidade nos processos fiscais; acesso a relatórios e informações essenciais para a tomada de decisões; redução de custos com contratações de profissionais contábeis das áreas contábil e fiscal e redução de erros dos gestores gerados por manuseio de ferramentas como planilhas, etc.

Em um dos cases de sucesso da Teknisa, Gustavo Costa, CEO da The Fifties, nos conta um pouco sobre como alcançou diversos benefícios após a implantação do nosso software. O profissional ainda destaca:

“Para realizar a apuração fiscal, o fechamento fiscal e o Sped, demorávamos 5 dias para fazer. Hoje, demoramos 1 dia.”

Assista ao vídeo completo clicando aqui.

Quer saber mais?
Deixe seu contato que um de nossos consultores irá te retornar e detalhar o que uma Ferramenta de BI poderá fazer para alavancar seu negócio.


2019-01-16T16:08:31+00:0017 de dezembro, 2018|Business Intelligence (BI)|

Deixar um comentário

cinco + 4 =