botijão de gás

A indústria alimentícia está se adaptando a nova política de aplicação de preços do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), adotada pela Petrobras desde o início desse ano – quando a estatal corrige os valores do combustível de acordo com a cotação no mercado europeu.

Pela quinta vez, o preço do botijão de gás de até 13kg sofreu alteração. O aumento de 12,2% nas distribuidoras foi anunciado no último dia cinco, devido a estoques baixos e impactos causados pelo furacão Harvey – nos Estados Unidos – na maior região de exportação mundial de gás.

Além de afetar a compra direta, essa alteração também vai impactar os valores dos produtos vendidos em estabelecimentos que possuem alto consumo de gás na produção, como restaurantes e padarias.

Dessa forma, os consumidores sentirão no bolso duas vezes – tanto em suas casas quanto nas refeições fora do lar, uma vez que, para sobreviver, os estabelecimentos precisarão reajustar os valores.

Esse é um momento de apreensão para os empresários do ramo da alimentação. As variações são inconstantes e, são justamente essas embalagens que atendem à indústria e ao comércio. A disparidade nos preços internos em relação aos valores do mercado internacional pode inviabilizar a redução de custos.

Redução de custos na indústria alimentícia pode ser uma boa alternativa

Em momentos como esse é comum nos estabelecimentos que cálculos sejam refeitos e novas metodologias sejam adotadas para conter e equilibrar os gastos. Investir em consultorias especializadas pode ser uma alternativa importante para descobrir os recursos disponíveis e aprender como aplicá-los para uma redução de custos eficaz.

Uma forma de validar esse recurso com mais eficiência é contratando uma empresa que ofereça soluções efetivas para auxiliar na gestão das companhias. As consultorias que estão disponibilizadas no mercado assumem um papel fundamental, uma vez que é necessário não somente ter recursos à disposição, mas também saber como usá-los para garantir melhores resultados.

A tecnologia também tem sido uma forte aliada desse processo. Os softwares para refeições coletivas garantem uma gestão mais precisa, através de soluções que geram relatórios para uma análise mais profunda com dados reais.