Teknisa://Automação Comercial: por que investir em cardápio digital aumenta os lucros?

Automação Comercial: por que investir em cardápio digital aumenta os lucros?

Verdade seja dita: atualmente, não só estamos cercados por todo tipo de tecnologia, como também precisamos nos adaptar às ferramentas para sobrevivermos às constantes mudanças do mercado. É o caso da automação comercial, por exemplo.

Neste cenário, os gestores de food service mais antenados têm se esforçado para estar em dia com os softwares para restaurantes mais coerentes e adequados aos empreendimentos.

Somada à esta necessidade, também entramos na questão de lidar com uma clientela cada dia mais exigente e ativa, ciente de seus direitos e preferências. Tomando como base que 69% dos consumidores recomendam a empresa para amigos após uma experiência positiva, investir na satisfação dos clientes é a principal meta.

Dessa forma, como um cardápio digital pode contribuir para o cumprimentos da expectativa da clientela e ainda aumentar o faturamento do seu restaurante, bar ou lanchonete? Continue acompanhando. 🙂

O que deve ser levado em conta na experiência do cliente?

Para darmos prosseguimento ao nosso diálogo, vamos nos colocar no lugar do cliente. Quais os aspectos mais importantes no processo de atendimento realizado em um estabelecimento de alimentação fora do lar? Vamos analisar algumas opções:

  • Agilidade;
  • Praticidade;
  • Entrega.

Enquanto consumidor, o ideal é que, não apenas um dos três aspectos acima esteja presente no processo de atendimento, mas sim, todos.

Se o gestor proporciona um atendimento ágil, agregando autonomia ao cliente (praticidade), ele também otimiza o processo da entrega. E, para isso, os líderes podem contar com sistemas de automação comercial que oferecem soluções inteligentes à empresa de food service.

Por exemplo, um sistema para restaurantes que disponibiliza, não apenas o acesso ao cardápio digital por meio de um aplicativo, mas também ao autoatendimento, consegue dinamizar todo o processo no estabelecimento.

Fazendo uso de um totem, tablet ou até mesmo do próprio smartphone, é possível fazer com que o consumidor tenha acesso ao cardápio do bar, restaurante ou lanchonete. A partir daí, o cliente realiza o pedido de forma prática, personalizando os pratos de acordo com as opções disponibilizadas.

O mesmo vale para aplicativos ou sites delivery. A disposição do cardápio digital otimiza o tempo do processo de compra, agilizando a tomada de decisão e evitando transtornos, como a comunicação perdida com atendentes e até mesmo erros nos pedidos.

Benefícios agregados também à equipe!

Em contrapartida, do ponto de vista dos gestores, investir em um cardápio digital também traz alguns benefícios ao próprio estabelecimento. A começar pelos colaboradores, o acesso ao cardápio digital por parte da equipe de atendentes também é estratégico.

Fazendo uso de tecnologias que disponibilizam comandas eletrônicas, por exemplo, os atendentes conseguem ter acesso ao cardápio digital, tornando o atendimento mais dinâmico e ágil, com a opção de demonstrar aos clientes a imagem das opções do menu.

E, por falar nisso, tornar o cardápio mais visualmente atrativo é importante. Por isso, invista em imagens de qualidade que chamem a atenção dos clientes, aguçando os desejos de consumo às opções gastronômicas.

Mais importante que isso, a comanda eletrônica envia o pedido automaticamente para a cozinha, o que reduz tempo de atendimento, e a nossa, em particular, oferece a possibilidade de mostrar a parcial da conta separada por consumo de cada cliente. Isso é um diferencial, pois muitos estabelecimentos trazem a conta fechada no total e os consumidores perdem tempo dividindo a conta (quando já estão a fim de sair do estabelecimento).

Ainda sobre experiência do usuário, o garçom pode fazer observações personalizadas no pedido (colocar adicionais, tirar algum alergênico, definir o ponto da carne) e isso torna as chances de errar em um pedido bem menor.
A gestão, por sua vez, também torna-se ainda mais apurada, uma vez que os gestores, por meio da integração das tecnologias de automação comercial, conseguem mensurar dados como quantidade de produtos disponíveis, podendo repor as mercadorias ou retirá-las do cardápio se acharem necessário.

Outra opção interessante de possuir o cardápio digital em um tablet, por exemplo, é poder fazer o registro do pedido dos clientes já decididos na fila, enviando-o para o caixa pela posição dele na fila para apenas confirmar e realizar o pagamento do prato escolhido. E aos clientes que ainda estão em dúvida sobre o que consumir: o atendente pode mostrar todas as opções de compra disponíveis, reduzindo filas e agilizando o atendimento.

Do ponto de vista econômico, optar por um cardápio digital (site delivery ou aplicativo) também contribui para que o seu estabelecimento reduza custos. O gasto com a impressão de cardápios e também de panfletos (folders) para o serviço de delivery é minimizado, evitando despesas deste porte.

CTA para baixar o ebook de delivery

Automação comercial para restaurantes: invista e obtenha bons resultados!

São diversos os benefícios que a adoção de um sistema para restaurantes, que proporciona um cardápio digital, oferece aos gestores. Vale ressalvar que todas as opções de uso convergem para um resultado em comum: uma experiência diferenciada aos clientes.

A automação de pdv e o aumento da satisfação dos consumidores estão diretamente relacionados aos bons resultados do estabelecimento de food service, contemplando, principalmente, o faturamento do restaurante, bar ou lanchonete.

Gostaria de saber mais sobre as opções de automação comercial? Entre em contato com um de nossos consultores e fique a par das melhores soluções disponíveis no mercado!

Curtiu o texto? Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais! 🙂

2018-10-10T17:17:50+00:0010 de outubro, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

5 × 4 =